A Oktoberfest de Blumenau é um evento capaz de atrair mais de 600 mil pessoas por edição. Mas uma festa assim não chega a esse tamanho por acaso. Há um imenso projeto de organização e comunicação para atrair milhares de visitantes ano após ano.
Muito antes de a Vila Germânica abrir os portões para a Oktoberfest 2023, a NSC já fazia os catarinenses entrarem no clima com um conteúdo multiplataforma destacando o melhor da festa. Os resultados desse trabalho você verá a seguir.
A maior festa alemã das Américas merece a cobertura no maior ecossistema de comunicação de Santa Catarina. A participação da NSC, por sinal, começou cedo na 38ª edição da Oktoberfest de Blumenau.
Já na Oktoberfest Tour, que percorreu Chapecó, Lages, Criciúma, Joaçaba e Florianópolis, a cobertura especial da NSC acompanhou esse “esquenta” da festa pelo Estado. A presença na Oktoberfest de Munique também contou a história que une esses dois eventos, gerando mais expectativa para a celebração em Santa Catarina.
Mas o melhor ainda estava por vir. Uma comunicação 360° em breve mostraria o melhor da Oktoberfest 2023 pela televisão, rádio, internet e veículos impressos da NSC. O nome desse projeto não poderia ser mais propício: Viva Oktober.
— Somos há muitos anos a parceira de mídia oficial da organização e sempre construímos soluções conectadas com os desafios de cada edição da festa. Valorizamos a gastronomia, a tradição e geramos muita informação com o Viva Oktober, mostrando desde os preparativos até como aproveitar o melhor da festa — explica Patrícia Rodrigues, gerente geral de mercado da NSC.
Os desafios de comunicar um evento desse porte não são poucos. Para superá-los, a equipe da NSC sabia que era preciso estar presente em toda a jornada do público catarinense. Daí a escolha por uma estratégia de comunicação 360°.
A partir da publicidade linear, a NSC inclui a produção de branded content (conteúdo patrocinado) e ações de live marketing (experiências) com o objetivo de gerar mais engajamento para a Oktoberfest 2023.
Na NSC TV, a festa teve espaço diário durante a programação, em 140 matérias diferentes. Duas edições especiais do Jornal do Almoço ainda foram transmitidas diretamente da Vila Germânica e a série Sabores da Oktober apresentou três episódios sobre a gastronomia alemã presente no evento.
As rádios da NSC acompanharam a cobertura diária da 38ª Oktoberfest, somando mais de 15 horas de programação dedicada à festa. Inclusive, a Atlântida marcou presença nos intervalos da NSC TV, mostrando a tradição, os sabores e os destaques da celebração.
No digital, o NSC Total preparou uma seção especial para o conteúdo do evento. Ali o público encontrou todas as informações necessárias sobre como aproveitar a Oktoberfest. Respostas sobre ingressos, acessibilidade, hospedagens, gastronomia e bebidas estavam a um clique. O portal também transmitiu dois desfiles direto da Rua XV de Novembro, em Blumenau.
Ainda na internet, o G1 SC e as redes sociais foram ativados e geraram mais engajamento para a festa.
Já os impressos da NSC presentearam os leitores com o Guia Oficial da Oktober, incluindo todas as informações sobre a festa, dos serviços à programação. Durante a Oktoberfest houve mais distribuição do guia impresso, somando 30 mil exemplares entregues.
— Não há outra forma de dar visibilidade a esta festa grandiosa a não ser com uma grandiosa cobertura jornalística — comenta César Seabra, diretor de conteúdo da NSC.
Para completar, vale ressaltar o papel da Casa NSC, que serviu de hub para a produção de conteúdo dentro da própria Vila Germânica. Jornalistas e comunicadores da NSC estiveram nesse espaço exclusivo para a transmissão de programas com as atrações da festa.
A parceria da NSC não gera valor apenas para a Oktoberfest, aumentando a visibilidade do evento, até mesmo em nível nacional. Ela gera valor para a sociedade como um todo. Afinal, informação de qualidade é essencial para auxiliar o aproveitamento do público.
Outro ponto a destacar é que a estratégia deu mais visibilidade às demais marcas parceiras do evento. Um exemplo disso é o aproveitamento de marca no Guia Oficial da Oktober, produzido pela NSC, além de todas as citações e vinhetas nos conteúdos veiculados durante o projeto.
— Toda essa entrega só foi possível devido ao completo portfólio de soluções da NSC. Conseguimos estar com os mais variados perfis em toda a jornada de consumo de comunicação, levando informação, provocando a curiosidade e promovendo a experiência — conta Patrícia Rodrigues.
Os resultados desse trabalho incluem: