Toda grande inovação tecnológica é acompanhada de mudanças econômicas e sociais. Foi assim na revolução industrial, na entrada de geladeiras e televisores nos lares, na popularização da internet e dos smartphones e, mais recentemente, no avanço da inteligência artificial (IA).
Essa nova transformação é vista, ao mesmo tempo, com otimismo e preocupação pelos brasileiros. De acordo com o Opinion Box, 56% das pessoas no Brasil acham que a IA terá um impacto positivo na sociedade. Por outro lado, muitos a consideram um risco ao mercado de trabalho.
Falando nisso, você tem ideia de como a inteligência artificial impactará seu emprego?
Descubra os reflexos da automação por IA:
- a tecnologia demandará novas competências para os trabalhadores;
- mas a maior parte dos profissionais acredita que a IA pode ajudar;
- até um quinto dos postos de trabalho poderiam ser automatizados;
- em compensação, milhões de novos empregos são criados.
Tire suas dúvidas sobre o assunto com a explicação a seguir.
O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
Nove em cada dez brasileiros já usaram a inteligência artificial de alguma forma, segundo o Opinion Box. A aplicação dessa tecnologia nos negócios também está crescendo, ainda mais com as promessas de aumentar as vendas e melhorar a produtividade. A PwC indica, por exemplo, que há um ganho produtivo de 4,8 vezes nos setores mais expostos à IA.
Já a McKinsey estima um potencial de impacto econômico entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões por ano com o uso incremental da inteligência artificial generativa. Cerca de 75% do valor adicionado por ela vem das áreas de operações e atendimento ao cliente, marketing e vendas, engenharia de software e pesquisa & desenvolvimento.
Essa é uma transformação que caminha a passos largos e dificilmente terá volta. O “Barômetro de empregos de IA 2024”, da PwC, destaca o seguinte fato: o número de vagas que exigem competências em IA cresceu 3,5 vezes mais rapidamente que o total de empregos oferecidos. O dado veio de uma análise de mais de meio bilhão de anúncios de trabalho, para você ter ideia.
Inclusive, 77% dos CEOs no Brasil acreditam que a IA generativa demandará que a maior parte dos trabalhadores desenvolvam novas competências. A força de trabalho precisa se adaptar e adquirir habilidades específicas para a era da IA, como a engenharia de prompt.
Daí o título deste artigo. Não é mais uma questão de se a inteligência artificial impactaria o mercado de trabalho, ou seu emprego em específico, mas de como ela fará isso.
Leia também: Como o brasileiro avalia o uso da inteligência artificial?

Novos postos de trabalho, mais especializados, crescem na era da IA. (Foto via Freepik)
Como a IA afetará diferentes profissões no mercado de trabalho?
É possível ver o impacto da inteligência artificial de uma forma positiva. Inclusive, os profissionais mais jovens da Geração Z são os mais otimistas a respeito. Em uma pesquisa da UiPath, 69% desses trabalhadores acreditam que a IA pode ajudar a reduzir o burnout e aumentar a satisfação com o trabalho.
Um levantamento da Accenture sugere o porquê disso. Ele diz que 40% das horas trabalhadas entre todas as indústrias podem ser impactadas pela IA. Isso teoricamente tiraria uma demanda considerável de cima dos profissionais graças à automação de tarefas.
A UiPath revela ainda quais são as tarefas que os trabalhadores mais gostariam de automatizar:
- responder o atendimento ao cliente;
- melhorar as interações com o cliente;
- fazer análise de dados;
- ler e escrever e-mails;
- resolver problemas de TI.
Mas isso exigirá novas competências dos profissionais, vale reforçar. O relatório sobre o futuro do trabalho do Fórum Econômico Mundial aponta que seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027.
Leia também: 10 ferramentas de produtividade que vão melhorar seu dia
A inteligência artificial vai substituir o trabalho humano?
Um estudo da Goldman Sachs estima que cerca de um terço dos trabalhos estão expostos a algum nível de automação por inteligência artificial. Mais ainda, a IA generativa poderia substituir até um quarto dos postos atuais.
As áreas mais sensíveis à automação incluem: suporte administrativo e de escritório, jurídica, arquitetura e engenharia, operações comerciais e financeiras, vendas, entre outras. Não à toa, o Fórum Econômico Mundial aponta que os trabalhos atrás de balcões — caixas, bilheteiros, escriturários etc. — estão em maior declínio entre as profissões.
Então, sim, a inteligência artificial vai substituir parte do trabalho humano.
Por outro lado, ela também cria milhões de novos empregos relacionados à tecnologia e à economia digital. Há demanda por especialistas em e-commerce, em transformação digital, em análise de dados, em machine learning e áreas afins.
Leia também: 10 dicas de inteligência artificial grátis que cria textos
Sobre o mercado de trabalho na era da IA
Por que a transformação trazida pela IA é tão importante?
Essa é uma tecnologia que vem sendo aplicada às mais diferentes indústrias e promete acelerar ganhos em produtividade, possibilitar novos produtos e descobertas, causar mudanças no comportamento do consumidor, transformar o mercado de trabalho e tantas outras revoluções.
Como a inteligência artificial pode ajudar os trabalhadores?
A automação por IA, especialmente em tarefas envolvendo atendimento e dados, pode gerar uma grande economia de tempo.
O que os profissionais precisam fazer?
Adaptação e aprendizado são palavras-chave. É preciso aprender a integrar as novas soluções ao dia a dia. Serão demandados profissionais com habilidade técnica, mas também com criatividade para abrir os novos horizontes da IA.
Dê seu primeiro passo e descubra agora uma ferramenta de IA gratuita para turbinar sua publicidade.