Carros elétricos são a resposta para a sustentabilidade?

29/08/2024

Sustentabilidade

Carros elétricos são a resposta para a sustentabilidade?

Mais da metade dos consumidores globais desejam comprar carros elétricos ou híbridos, segundo um levantamento da Kantar. Além do menor custo de operação para o consumidor, esses veículos prometem ser melhores para o planeta. Mas eles serão mesmo a resposta para o desafio da sustentabilidade no mercado automotivo?

Destaques dos carros elétricos no Brasil:

Acompanhe essa tendência do mercado automotivo com a explicação do Negócios SC.

A procura por carros elétricos no Brasil

Além da Kantar, uma pesquisa da EY também destaca a procura por veículos totalmente elétricos, híbridos ou híbridos plug-in no Brasil. Inclusive, os brasileiros têm maior interesse nesses carros que a média global: 57% e 55%, respectivamente.

Isso se reflete nas vendas de veículos eletrificados no País, categoria que abrange tanto os puramente elétricos quanto os híbridos. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de eletrificados cresceram 146% entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024.

Venda de veículos eletrificados no primeiro semestre de cada ano:

Os 100% elétricos tiveram a maior representatividade entre janeiro e junho de 2024. Eles responderam por 39% dos emplacamentos nesse mercado.

Mais à frente, um estudo da Bright Consulting projeta que o Brasil terá uma frota de 1,4 milhão de veículos eletrificados em 2030. Para o “E-Mobility Scenarios 2030”, a maior parte desses veículos virá de fora do País. A produção nacional deve representar 35% do total, enquanto 65% serão importados, com destaque para os carros chineses (55% de todos os elétricos e híbridos circulando em solo brasileiro na projeção).

Leia também: Dados mostram a intenção de comprar carro no Brasil em 2024

A venda de veículos elétricos deu um salto no Brasil. (Foto via Freepik)

Os desafios para a sustentabilidade dos carros elétricos

Se a previsão da Bright Consulting estiver correta, 1,4 milhão de veículos eletrificados representarão apenas 2,35% da frota total em circulação no Brasil em 2030. O impacto no meio ambiente, portanto, ainda não será tão perceptível nos próximos anos.

Porém, mesmo que todos os carros a combustão pudessem ser substituídos rapidamente por opções elétricas, haveria um problema. Esses novos veículos são movidos a baterias de lítio e não há material suficiente no mundo para produzi-las, segundo a EY. Mais ainda, a mineração de lítio tem acelerado a degradação da natureza, como é o caso da desertificação em áreas da América do Sul.

Outro ponto que merece atenção é a reciclagem e o reúso das baterias já produzidas. Como indica um documento do Departamento de Energia dos Estados Unidos, menos de 10% das baterias de íon-lítio são recicladas em nível global.

O mercado automotivo então precisa investir em uma logística reversa dessas baterias. Quanto mais forem reaproveitadas, menor será o impacto negativo dos carros elétricos e híbridos.

Para completar, o produto não será sustentável se a produção não for sustentável. É por isso que as grandes montadoras já apresentam, de um modo ou de outro, programas focados na sustentabilidade das fábricas. A Mercedes, por exemplo, tem a ambição de tornar a nova frota de veículos “carbono neutro” até 2039. Nesse ano, a empresa espera ter toda a produção vinda de fontes renováveis de energia.

Leia também: O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

Como tornar o mercado automotivo mais sustentável?

Podemos dizer que os carros elétricos são uma das respostas para a sustentabilidade no mercado automotivo, mas não a única. Ela precisa funcionar ao lado de outras mudanças para que essa indústria — responsável por mais de 10% das emissões de dióxido de carbono no mundo — seja plenamente sustentável.

A EY então sugere três regras gerais para tornar o setor mais bem adaptado às questões ambientais:

  1. Esqueça a velha ideia de que mais sustentabilidade significa menos retorno. Os dois podem — e devem — andar juntos.
  2. Trace um caminho próprio em vez de apenas responder ao mercado. Tenha uma visão e uma estratégia para o futuro que reflitam seu negócio.
  3. Direcione um maior foco para questões rotineiras que tornam a sustentabilidade algo normal e simples. Se não, corre o risco de se perder na complexidade do tema.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

O mercado de carros eletrificados no Brasil

Aqui estão as principais questões relacionadas ao assunto.

Os brasileiros têm interesse em carros elétricos e híbridos?

Sim, mais até que a média global. Segundo a EY, 57% dos brasileiros veem positivamente os carros eletrificados.

Como está a venda de veículos eletrificados no Brasil?

Entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo intervalo de 2024, houve um salto de 146% na venda do segmento, chegando a mais de 79 mil emplacamentos nos seis primeiros meses deste ano. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Então, essa é uma solução para o meio ambiente?

O fato de não depender de combustíveis fósseis é sim bastante positivo. Mas os componentes e a própria fabricação dos veículos precisam ser mais sustentáveis para essa ser considerada uma solução em larga escala.

Baixe agora o estudo do mercado automotivo produzido pelo Negócios SC para saber mais.

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