O Dia das Crianças deve movimentar cerca de 150 milhões de consumidores pelo Brasil. Ao menos, esse foi o público estimado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, na pesquisa do ano anterior, quando 73% dos entrevistados pretendiam comprar algum presente.
Em 2024, o 12 de outubro continua sendo importante para as famílias brasileiras. Mas, com um orçamento apertado, os consumidores planejam reduzir os gastos com a data.
Acompanhe as expectativas para o Dia das Crianças:
- a maior parte do público deixa para comprar o presente na semana de 12 de outubro;
- mais da metade dos entrevistados pela Hibou afirmaram o desejo de economizar;
- as próprias crianças influenciam a decisão de compra de sete em cada dez compradores;
- quase um terço dos consumidores procura brinquedos educativos para a data.
Veja mais detalhes a seguir e descubra como aumentar as vendas no seu comércio.
Brasileiros querem economizar no presente de Dia das Crianças
O ticket médio das vendas de Dia das Crianças em 2023 foi de R$ 256,13, segundo os dados da Fecomércio SC. Para este ano, o gasto dos consumidores com os presentes deve estar nessa mesma faixa de valor, já que 82% dos brasileiros esperam gastar até R$ 250, como informa um levantamento da Hibou.
A empresa de pesquisa de consumo aponta que 52% dos brasileiros desejam economizar no Dia das Crianças 2024. Outros 22% disseram que não haverá mudança em comparação com os gastos dos anos anteriores.
Um dado interessante desse levantamento é que 47% dos entrevistados acreditam que o presente de Dia das Crianças deve ser dado até os 10 anos de idade. Uma parcela um pouco menor do público, de 19%, prefere manter a celebração até os 15 anos. Como curiosidade, a definição legal de criança está no meio-termo, de 12 anos incompletos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Mas também há muitos adultos que adotam uma definição mais criativa do Dia das Crianças e decidem presentear as crianças interiores. Nesse sentido, uma pesquisa da Globo mostra que 6% dos interessados no 12 de outubro presenteiam a si mesmos.
Seja qual for o destino do presente, o costume é deixar as compras para a semana da data. É isso o que mais de 60% dos catarinenses acabam fazendo em relação ao Dia das Crianças.
Black Friday 2024: cresce a expectativa do consumidor.

A procura por jogos educativos está em alta. (Foto via Freepik)
Brinquedos educativos são uma boa opção para o Dia das Crianças
Há muitas formas de celebrar o 12 de outubro. Muitas famílias aproveitam o dia para passear, nem que seja até o shopping ou uma loja de rua e deixar as crianças escolherem o que quiserem. No geral, 65% dos brasileiros preferem comprar algo com base no gosto dos pequenos.
Agora, falando do presente em si, brinquedos e itens de vestuário são os produtos mais procurados para a ocasião, especialmente entre as crianças mais novas. A partir da adolescência, jogos eletrônicos e dispositivos digitais ganham maior importância.
Mas há uma tendência nesse sentido que merece atenção. Para o Dia das Crianças 2024, 29% dos entrevistados pela Hibou pretendem comprar jogos educativos. Essa é uma procura que aumentou entre 2022 e 2023, de acordo com a Globo, e segue forte neste ano.
Os brinquedos educativos representam, inclusive, uma boa oportunidade para economizar no presente. Isso porque eles adicionam a presença e interação em família à comemoração, tornando a data mais valiosa.
— Observamos que, mais do que nunca, as famílias estão buscando experiências em conjunto e momentos de descontração com os pequenos, mostrando que o valor da presença muitas vezes supera o valor dos presentes — relata Lígia Mello, CSO da Hibou.
Saiba como a indústria de brinquedos está se transformando.
Impulsione as vendas no Dia das Crianças com a NSC
Aproveite que a maior parte do público ainda irá às compras e invista na comunicação do seu negócio.
A NSC tem o maior alcance de mídia em Santa Catarina e, com isso, sua marca gera impacto muito mais rapidamente. Na NSC TV, por exemplo, você alcança mais telespectadores em três dias, veiculando apenas uma inserção diária, do que as duas principais concorrentes no Estado conseguem entregar juntas em um mês. Isso quem diz é a Kantar IBOPE Media, empresa líder em pesquisa de mídia na América Latina.
Outra opção é usar a rádio para impulsionar sua estratégia digital. Dados da Radiocentre revelam que campanhas de rádio são capazes de aumentar a consideração de compra em 18%, em média, enquanto outros estudos apontam um maior tráfego no site com os anúncios nesse meio.
Na própria internet sua marca pode falar com milhões de consumidores pelo NSC Total ou pelas redes da NSC. Crie anúncios altamente segmentados para seu público-alvo para otimizar seu investimento e ter os melhores retornos.
O impacto da publicidade na rádio para suas campanhas.
O que você precisa saber sobre o Dia das Crianças 2024?
Aqui estão as principais respostas de forma resumida para você.
Como está a expectativa do consumidor para o 12 de outubro?
Perto de sete em cada dez brasileiros têm interesse em presentear na data. Mas, em 2024, 82% desse público deve gastar até R$ 250 por causa do orçamento apertado, segundo a Hibou.
Quais são os presentes mais procurados na data?
Brinquedos, com destaque para a tendência dos jogos educativos, e itens de vestuário costumam liderar a busca do consumidor para a data. Mas o setor de serviços também sai ganhando com os passeios de Dia das Crianças, que fazem parte da comemoração.
Como aumentar as vendas no Dia das Crianças?
Fale mais rápido com muito mais pessoas nos veículos da NSC. Descubra agora qual é o veículo mais indicado para alcançar seu objetivo comercial.