Oito em cada dez brasileiros não abrem mão de ter um carro próprio, segundo uma pesquisa da Offerwise para a Globo. Mas, com a renda comprometida com os gastos fixos mensais e a perspectiva de elevação da taxa básica de juros, o sonho fica um pouco mais difícil neste momento. Daí a importância de entender a influência da publicidade na jornada de compra automotiva para acelerar esse processo.
Destaques para entender a jornada de compra do carro próprio:
- o hábito de troca é a principal motivação para o desejo de comprar;
- 82% dos consumidores acham importante visitar uma concessionária;
- o público brasileiro considera poucas marcas durante a jornada de compra;
- daí a importância de fortalecer a lembrança da marca pela publicidade.
Veja mais informações a respeito do assunto com a explicação abaixo.
O que motiva os brasileiros a comprar um carro?
A pesquisa da Offerwise mostra que o hábito de trocar de carro de tempos em tempos é o começo da jornada de compra automotiva para um número considerável de brasileiros. Essa foi uma das principais fontes de necessidade apontadas pelos mais de mil entrevistados no País.
Entre os que compraram um veículo novo, o tempo médio para a troca é de 2,3 anos. Já os que preferiram um carro seminovo ou usado costumam trocar a cada 3 anos.
Um levantamento da Webmotors refletiu uma realidade muito semelhante. Nele, quatro em cada dez brasileiros relataram o costume de trocar o veículo com frequência como a maior motivação para a compra. O envelhecimento do modelo foi o segundo fator mais mencionado, presente nas respostas de 29% do público. Isso é algo que também aparece em destaque nos dados da Offerwise.
O que motivou a jornada de compra automotiva do carro zero quilômetro?
- Hábito de trocar de carro: 16%
- Desejo de um carro maior: 13%
- Desejo de mais conforto: 12%
- Modelo antigo ultrapassado: 9%
- Desejo de um carro mais premium: 7%
E quais foram as motivações para a compra do seminovo ou usado?
- Desejo de mais conforto: 12%
- Modelo antigo ultrapassado: 12%
- Hábito de trocar de carro: 11%
- Família precisou de mais um carro: 9%
- Desejo de um carro maior: 8%
- Sonho de ter um veículo próprio: 8%
- Desejo de se locomover mais rápido: 8%
O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

O público brasileiro considera fundamental visitar a concessionária ao comprar carro. (Foto via Freepik)
As etapas da jornada de compra automotiva
A compra do carro envolve quatro etapas no período de um mês, em média. Algumas dessas etapas são realizadas várias vezes, inclusive. Por exemplo, um em cada quatro brasileiros chegam a visitar a concessionária para ver o veículo em três ou mais ocasiões.
Principais etapas da jornada de compra automotiva do carro zero:
- Realização do test-drive: 41%
- Ver o veículo na concessionária: 40%
- Negociação na concessionária: 39%
- Pesquisa de preço na concessionária: 39%
- Comparação de preços em marketplaces: 34%
- Simulação das formas de pagamento: 32%
As diferenças mais perceptíveis na compra de um carro seminovo ou usado é a menor necessidade do test-drive, a maior frequência da pesquisa de preços e a realização de mais simulações de pagamento.
Além disso, os dados mostram que a internet tem uma participação marcante no início da jornada de compra. Tanto que sete em cada dez entrevistados pela Offerwise dizem que a presença das marcas no digital impulsiona a experiência de compra. Mas a visita às concessionárias continua sendo muito importante para 82% dos consumidores.
O papel das concessionárias na jornada de compra de carros.
O impacto da publicidade na jornada de compra automotiva
Os consumidores brasileiros afirmam conhecer, em média, 15 marcas do setor. Por outro lado, 71% do público considera até duas marcas, apenas, na jornada de compra automotiva. A média geral é de 1,7 marca considerada nesse processo.
Então, o que faz o consumidor ter uma marca em mente? Aí entra a importância da publicidade no setor automotivo, já que os anúncios têm um impacto maior até que o histórico dos interessados.
Fatores de consideração da marca:
- Ver um anúncio: 34%
- Ser a marca preferida: 20%
- Ter um histórico com ela: 20%
- Ver o carro na rua: 11%
Inclusive, três em cada quatro brasileiros dizem que o contato com as propagandas desperta o interesse de ver mais informações sobre o carro. Mais ainda, 77% já se interessaram efetivamente pelos veículos anunciados.
Esse é um dos motivos para o sucesso da Inácio Veículos em pouco tempo de mídia. Com menos de um mês anunciando na Rádio Atlântida, a empresa fechou duas vendas importantes, que gerou um retorno suficiente para pagar a veiculação da campanha pelo período de um ano.
A NSC ainda oferece uma ferramenta inteligente para ajudar seu negócio a alcançar o público certo. Experimente grátis o Simulador de Campanha e saiba como impulsionar a jornada de compra automotiva em Santa Catarina.