Um estudo exclusivo do Negócios SC mostra que 45% dos catarinenses pretendem ingressar em um curso de graduação. Tal escolha é baseada em um misto de vocação e de potencial de retorno financeiro no futuro, como aponta uma pesquisa da Globo. Mas essa jornada de formação profissional ainda tem muitas outras influências.
Saiba mais sobre a decisão do curso de graduação:
- os pais são a principal influência externa dos jovens nessa escolha;
- mas influenciadores digitais já são mencionados por 20% do público;
- já o valor da mensalidade é o fator predominante ao escolher uma universidade;
- e, para 57% dos entrevistados, a publicidade aumenta a confiança na instituição.
Acompanhe este guia sobre o mercado de ensino superior no Brasil.
A escolha do curso de graduação
A pesquisa “Decisões e Influências — a jornada do jovem para o ensino superior”, divulgada pela Globo em 2024, traz dados interessantes sobre a formação no País. Para um quarto dos brasileiros, ter um curso de graduação é visto como um patamar mínimo na jornada educacional. Mais ainda, muitos jovens acreditam que o diploma é a garantia de sucesso na carreira e que isso possibilitará um maior retorno financeiro mais à frente.
Mas como o público nacional escolhe qual curso superior fazer? Para responder a essa questão, devemos olhar para as influências internas e externas na vida dos jovens.
Internamente, a vocação e o potencial financeiro ou de sucesso na carreira aparecem empatados na primeira posição dos critérios de seleção.
Critérios para a escolha do curso de graduação:
- Vocação para a profissão: 35%
- Potencial financeiro ou de sucesso: 35%
- Gostos e hobbies relacionados à profissão: 33%
- Identificação com as atividades exercidas: 31%
- Habilidades ou facilidades na área: 30%
Nem podemos esquecer as influências externas. Nesse sentido, os pais são os maiores influenciadores, seguidos por professores e amigos. Além deles, algumas questões relacionadas à comunicação das instituições de ensino superior e mídias também direcionam os jovens para este ou aquele curso.
Influências na escolha do curso superior:
- Pais: 53%
- Professores: 29%
- Amigos: 25%
- Imagem da instituição: 24%
- Sites especializados: 22%
- Influenciadores digitais: 20%
- Comunicação da instituição: 19%
Daí a importância de se ter uma boa estratégia de marketing e, especialmente, de marketing de conteúdo no ensino superior. Ela serve a um duplo propósito: fortalecer a instituição e atrair os jovens que estão decidindo o futuro educacional deles.
Marketing educacional: 4 estratégias para o ensino superior.

Ter uma estrutura presencial é importante para a maior parte do público. (Foto via Freepik)
A escolha da instituição de ensino superior
Outro fator que influencia qual curso de graduação seguir é o fato de escolher entre uma instituição de ensino superior pública ou privada. Em Santa Catarina, por exemplo, há uma diferença notável entre os cursos mais procurados em cada rede. Isso é o que revela a 14ª edição do Mapa do Ensino Superior, elaborado pelo Instituto Semesp.
Graduações com mais matrículas na rede pública:
- Administração
- Agronomia
- Engenharia elétrica
- Direito
- Sistemas de informação
Graduações com mais matrículas na rede privada:
- Direito
- Psicologia
- Pedagogia
- Enfermagem
- Medicina
Em números absolutos, o curso de Direito tem quase 2,5 vezes mais matrículas (25.388) no Estado que a segunda graduação mais procurada, a Psicologia.
Agora, tratando da instituição em si, são três os fatores de maior peso na decisão: o valor da mensalidade, a qualidade da infraestrutura e a avaliação do Ministério da Educação. Dentro do quesito infraestrutura ainda entram uma série de elementos, como os recursos tecnológicos empregados.
Por falar nisso, 81% dos jovens acreditam que as instituições com estrutura para aulas presenciais oferecem experiências importantes. Elas também são vistas como mais confiáveis pela maioria do público. Mas o modelo de ensino à distância vem conquistando cada vez mais adeptos e hoje 27% dos jovens brasileiros já preferem essa opção, contra 15% em 2021.
Para completar, a publicidade é outra influência da escolha da faculdade ou universidade. Seis em cada dez entrevistados na pesquisa da Globo dizem que a comunicação das instituições os motiva a buscar mais informações sobre elas. E 57% pensam que instituições ativas na publicidade são mais confiáveis.
Dados da educação em Santa Catarina: do ensino básico ao superior.
Para pensar além do ensino superior
Ter um diploma de ensino superior é um dos maiores sonhos dos brasileiros. De acordo com o Projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 35,4% dos entrevistados no País revelaram esse desejo.
No entanto, os jovens do Brasil também visualizam outros caminhos para o crescimento profissional. Como destaca a pesquisa da Globo, 48% acreditam que as oportunidades surgem para pessoas capacitadas, independentemente da modalidade de curso. Pode ser um curso de graduação, um curso técnico ou até mesmo cursos livres. Além disso, 45% consideram o curso técnico uma boa opção para quem precisa entrar com rapidez no mercado de trabalho.
O consumo de conteúdo na internet mostra ainda como a educação é importante para os brasileiros. Um relatório do Opinion Box revela que um terço dos internautas no País acompanha páginas educativas nas redes sociais. Inclusive, quatro em cada dez seguidores já compraram cursos por influência de criadores de conteúdo digital.
Para saber mais sobre o mercado da educação em Santa Catarina, baixe agora o estudo do Negócios SC.