Oito em cada dez brasileiros não abrem mão de ter um carro próprio, segundo a pesquisa “Jornada de compra automotiva”, da Globo. Mas uma dúvida preocupa o mercado automotivo em relação às próximas gerações. Olhando para o futuro do setor, será que os jovens no Brasil ainda se interessam em comprar carro?
Entenda a relação entre os jovens e a compra de carro no País:
- 51% dos brasileiros da Geração Z planejam comprar ou trocar no médio prazo;
- eles também são os que mais veem no veículo próprio o futuro da mobilidade;
- 60% dos motoristas que compraram 0 km costumam trocar de carro em até 2 anos;
- e o preço é o principal fator para a escolha de um veículo entre os brasileiros.
Fique por dentro de todos os detalhes com a explicação a seguir.
Jovens enxergam o futuro com carro próprio
Os consumidores da Geração Z, geralmente definidos como aqueles que nasceram entre os anos de 1997 e 2010, têm uma grande preocupação com a sustentabilidade. O mercado automotivo, como bem sabemos, ainda tem questões importantes a responder nesse sentido. Daí a justa preocupação de que os jovens não tenham mais interesse em comprar carro.
A realidade, no entanto, mostra um cenário diferente. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Driving-Tests.org revela que mais de 50% dos entrevistados da Geração Z consideram ter um carro algo muito importante. Outra grande parcela desse público vê ao menos alguma importância no veículo próprio.
Enquanto isso, no Brasil, um levantamento da Localiza&Co informa que 51% dos jovens pensam em adquirir ou trocar de carro até 2027. Esse foi o maior percentual registrado entre os recortes geracionais ouvidos.
Mais ainda, tanto a Geração quanto a Y — os millennials — veem com maior frequência o carro próprio e a moto própria como o futuro da mobilidade. Esses dados confirmam que as novas gerações continuam entrando no mercado consumidor do setor automotivo, com interesses e preocupações próprias, é claro, mas ainda representando um enorme potencial de crescimento para os negócios envolvidos.
O que dizem as pesquisas sobre os interesses da Geração Z?
Hábito de trocar de carro é o principal motivador da compra
Uma vez que esses consumidores mais jovens entram no mercado, eles tendem a seguir um comportamento comum aos brasileiros. Isto é, a troca rotineira do veículo.
O estudo da Globo explica que, em média, os motoristas trocam de carro a cada 2,3 anos quando compram um veículo zero quilômetro, e a cada 3 anos, no caso de seminovo ou usado. Inclusive, seis em cada dez compradores de carros 0 km atualizam a condução dentro de dois anos.
De acordo com uma pesquisa recente da Webmotors, o principal motivo para esse comportamento é o simples hábito de trocar de carro. É isso o que 42% dos entrevistados responderam. Outros 29% citam o envelhecimento do veículo atual, 15% mencionam a necessidade de economia e mais 15% procuram um carro mais potente.
Os consumidores que demonstram motivações mais práticas para a compra, como tornar os trajetos mais rápidos ou a maior demanda da família, tendem a procurar veículos seminovos ou usados. Já os trocadores frequentes, por simples hábito, são mais inclinados aos modelos 0 km, segundo o levantamento da Globo.
O papel das concessionárias na jornada de compra de carros.
O que os brasileiros procuram ao comprar carro
Vimos acima o que motiva a compra. Mas quais são os critérios adotados pelos consumidores brasileiros na hora de escolher entre este ou aquele modelo?
Para responder a essa questão, voltamos à pesquisa da Localiza&Co. Ela nos diz que o preço é o fator mais importante para os consumidores no País, mencionado por 75% dos entrevistados. Depois, temos critérios como o consumo de combustível, citado por 51%, e a segurança, presente nas respostas de 27,6% dos compradores.
Falando agora dos jovens que representam o futuro do mercado automotivo, eles também se interessam por tecnologia e design. Eles ainda têm maior probabilidade de considerar a compra de um veículo elétrico ou híbrido, segundo os dados da Driving-Tests.org.
Os brasileiros, em geral, tendem a avaliar essas características rapidamente. A Globo revela que a jornada de compra automotiva dura um mês, em média, desde a motivação para a compra até o fechamento do negócio. Quase um terço dos compradores 0 km concluem o processo em uma semana, para você ter ideia.
Daí a importância da publicidade para as marcas do mercado automotivo, sejam as montadoras, sejam as concessionárias e revendas. Considerando uma jornada de compra tão curta, estar no topo da lembrança do público faz uma grande diferença nas vendas.
Saiba então como a NSC pode impulsionar sua comunicação. Simule agora sua campanha com a maior agregadora de audiência em Santa Catarina.