O fenômeno que está lotando o comércio em Florianópolis

24/02/2025

Novidades no setor

O fenômeno que está lotando o comércio em Florianópolis

Santa Catarina foi eleita o estado mais acolhedor do Brasil em 2025 pela plataforma de viagens Booking.com. Mas esse não é o único motivo para os turistas estrangeiros fazerem desta temporada um ótimo momento para o comércio catarinense, especialmente em Florianópolis. Lojas lotadas e prateleiras vazias viraram rotina para alguns negócios e agora você pode saber mais sobre esse curioso fenômeno.

Saiba como o turismo influencia o comércio catarinense:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Florianópolis vira destino de compras na temporada de verão

Uma cena tem se tornado comum nas lojas de Florianópolis no verão 2024/2025. Ao final do dia, gôndolas e prateleiras aparecem vazias. Comidas, roupas e até pneus, nada parece escapar ao fenômeno que tomou conta do comércio na região.

São os argentinos que têm transformado a temporada no litoral catarinense em uma maratona de compras. Devido à situação econômica na Argentina, com a escalada dos preços que afastou até os brasileiros de lá, é muito mais vantajoso comprar em Florianópolis durante as férias. Isso que a cidade começou 2025 com a maior inflação entre as capitais brasileiras.

Outro fator é a desvalorização do real frente ao dólar. A moeda estadunidense circula na economia argentina como forma de proteção ante a perda do poder de compra com o peso. Então, uma vez no Brasil, o dinheiro dos nossos vizinhos subitamente se valoriza.

Nas redes sociais, os hermanos compartilham vídeos com comparativos de preços, atraindo ainda mais atenção para o comércio catarinense. No caso de alguns produtos, comprar em Florianópolis sai pela metade do custo que seria na Argentina.

O impacto da inflação e da alta dos juros no mercado de consumo.

Argentinos lotam o comércio em Florianópolis

A loja de esportes Decathlon, por exemplo, recebe entre 4 mil e 5 mil clientes por dia em Florianópolis. E 90% desse público é composto por argentinos, revela a diretora da loja, Morgana Peres, à CNN Money.

A filial da Havan no Norte da Ilha também atende um fluxo intenso de turistas. Tanto que o faturamento da loja dobrou em janeiro, como aponta o portal Mercado & Consumo. As categorias de maior procura são moda, eletrodomésticos e cama, mesa e banho.

Já a gerente de marketing do Villa Romana Shopping, Cláudia Janjar, destaca a busca por marcas internacionais já conhecidas pelos argentinos, que aqui têm preços mais baixos. As vendas no centro de compras do bairro Santa Mônica cresceram 75% em janeiro deste ano, frente a 2024.

Além das lojas de departamentos e dos shopping centers, o comércio de rua é outro beneficiado por esse fenômeno. Especialmente os bairros mais visitados, como Canasvieiras e Campeche, também foram tomados pela onda argentina.

Entrada de turistas internacionais em SC sobe 33,5% em 2024.

Turistas gastam mais no comércio catarinense neste verão

Apenas em dezembro de 2024, 79,6 mil turistas internacionais passaram por Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado. Esse número foi 102,8% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior.

A Argentina foi o país de origem de 43 mil desses viajantes, quase o dobro dos 22,7 mil que visitaram as cidades catarinenses em dezembro de 2023. Os chilenos também ampliaram a presença nesse intervalo, de 12,7 mil para 27,4 mil.

Mas não é só a quantidade de turistas que aumentou nesta temporada. Os estrangeiros estão dispostos a gastar mais, como aponta a Fecomércio SC. Se em 2023 o gasto médio era de R$ R$ 8.416, em 2024 o valor subiu para R$ 11.532. Isso representa uma alta de quase 40%.

O impacto se estende além do comércio, alcançando o segmento da alimentação fora do lar. Nesse sentido, um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC) informa que 39,2% dos estabelecimentos no Estado tiveram um movimento maior ou muito maior nesta temporada de verão.

Gastos de turistas estrangeiros em Santa Catarina sobem 37%.

Mais turistas para impulsionar a economia de Santa Catarina

É preciso reconhecer, ainda, a importância das rotas diretas para o aeroporto de Florianópolis no crescimento do turismo catarinense. Seguindo nessa direção, será possível aquecer o comércio no Estado o ano inteiro.

O trade turístico de Florianópolis, por exemplo, quer atrair mais turistas chilenos para a cidade. O Destino Floripa & Região trabalha para isso capacitando operadores de turismo e agentes de viagens no Chile com o objetivo de promover o litoral catarinense. Além disso, articula mais rotas diretas para a capital de Santa Catarina.

Já a Gol aumentou a frequência da rota entre o aeroporto Florianópolis e Buenos Aires, a capital da Argentina. A partir de abril, o número de viagens passará de 11 para 15 voos semanais.

Assine a newsletter do Negócios SC e receba mais novidades como estas diretamente na sua caixa de entrada.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui