5 formas de elevar seus resultados com marketing de influência

26/03/2025

5 formas de elevar seus resultados com marketing de influência

Existem mais de 2 milhões de influenciadores digitais no Brasil, como revela um relatório da Influency.me. Em meio a tantas opções para as marcas investirem no marketing de influência, a escolha da parceria pode determinar o nível de sucesso dessa estratégia. Mas também não é o único fator determinante, como mostraremos a seguir.

Dados para sua estratégia de marketing de influência:

Na leitura abaixo você vai entender melhor como usar esses dados para otimizar a comunicação da sua marca.

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O quanto o marketing de influência realmente influencia?

Quando bem feita, a parceria com influenciadores pode gerar ótimos resultados para as marcas.

Para o público de até 44 anos no Brasil, os influenciadores são o segundo canal mais usado para descobrir novas marcas ou produtos. Esse dado presente no relatório “O Efeito da Influência no Consumo”, de YOUPIX e Nielsen, mostra como o marketing de influência aumenta o alcance dos negócios na internet.

O levantamento também ressalta que 54% dos brasileiros conectados adoram saber os produtos e as marcas que os influenciadores usam. Mais ainda, 80% dos consumidores on-line já compraram algum produto recomendado por esses criadores de conteúdo.

Os compradores, por sinal, costumam avaliar muito positivamente as indicações dos criadores digitais. Quase metade dos entrevistados (45%) teve até mesmo as expectativas superadas com a compra. Esse é um ótimo sinal para as marcas, não acha?

A fadiga de conteúdo é real? O que sua marca pode fazer?

Potencialize seus resultados com o marketing de influência

Apesar do impacto positivo do marketing de influência, a BrandLovers estima que as marcas brasileiras desperdicem R$ 1,57 bilhão por ano nesse mercado. Veja adiante quais são as principais causas desse desperdício e algumas dicas para conquistar o público.

Perfil do influenciador

O primeiro motivo apontado pela BrandLovers é a escolha equivocada do perfil de criador de conteúdo. Às vezes, as marcas procuram o maior número de seguidores possível, ignorando que os microinfluenciadores têm um alcance 65% mais eficiente por cada real investido.

Já a YOUPIX e a Nielsen abordam essa questão pela perspectiva da confiança. O levantamento mostra que os consumidores das classes A e B confiam mais em micro e médios influenciadores, de até 100 mil fãs.

A lição é que mais vale investir em um perfil alinhado e de alto engajamento, embora com uma base de seguidores menor, que em uma conta gigantesca de baixo retorno.

Segmentação

A escolha da parceria no marketing de influência afetará diretamente a segmentação da mensagem. De acordo com a BrandLovers, campanhas mal segmentadas têm 3,33 vezes menos eficiência.

Precificação

Outro ponto relevante refere-se aos preços cobrados pelos influenciadores. Na hora de contratar um profissional, as marcas devem olhar além das métricas que podem enganar, como o número de seguidores ou de curtidas.

A precificação deve estar atrelada ao valor que, de fato, o parceiro entrega à comunicação da marca. Alguns fatores importantes aí são o alcance real das publicações, o custo por impressão e o custo por conversão.

Criatividade e informação

O conteúdo em si também potencializa os resultados do marketing de influência. Mas o que atrai a atenção do consumidor?

Para responder a essa questão, o relatório “O Efeito da Influência no Consumo” separou aqueles que já compraram por causa dos influenciadores dos que nunca compraram por essa influência. Entre os compradores, a criatividade e a informação foram as características mais valorizadas. Depois, mensagens inspiradoras e emocionantes tiveram um impacto secundário.

Ou seja, não basta fazer marketing de influência apenas por fazer. Campanhas sem originalidade e profundidade não ressoam com os consumidores e podem fazer a marca perder dinheiro.

Produto em contexto

O maior incentivo à compra acontece quando os seguidores podem ver o produto em prática. Dicas de uso, tutoriais e conteúdos em que o produto aparece no contexto do dia a dia são mais efetivos que resenhas distantes, humor e memes, por exemplo.

4 dicas para sua estratégia de marketing de influência.

Os maiores comunicadores de Santa Catarina para sua marca

Outra dica para impulsionar sua estratégia é contar com influenciadores cuja influência se estenda além da internet. Por exemplo, uma pesquisa sobre a força da rádio em Santa Catarina ressalta que 65% dos ouvintes no Estado consideram os locutores verdadeiros influenciadores. Na televisão também há uma enorme confiança do público em relação aos apresentadores.

Então, você sabia que pode contar com os maiores comunicadores de Santa Catarina para amplificar a mensagem da sua marca? Essa é uma das soluções da NSC para os anunciantes catarinenses. Tire suas dúvidas sobre essa parceria pelo WhatsApp.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui