Santa Catarina tem o maior percentual de MEIs no Brasil

07/04/2025

Novidades no setor

Santa Catarina tem o maior percentual de MEIs no Brasil

Santa Catarina superou em 2025 a marca de 1,5 milhão de empresas ativas, de acordo com a JUCESC, totalizando um empreendimento para cada 5,3 catarinenses. Entre os microempreendedores individuais (MEIs), o Estado é um exemplo ainda maior de empreendedorismo no Brasil, como mostraremos adiante.

Veja os destaques do microempreendedorismo em SC:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Santa Catarina tem mais de 652 mil MEIs

O Brasil registra mais de 12,2 milhões de microempreendedores individuais em 2025, segundo as informações do Mapa de Empresas, com base nos dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Desse total, Santa Catarina participa com mais de 652 mil MEIs.

O número pode não ser o maior entre os estados brasileiros, mas Santa Catarina tem o maior percentual de MEIs pela população residente. Os dados revelam que 8,1% dos moradores em território catarinense são microempreendedores individuais. Como comparação, a média brasileira é de 5,7%.

Esse percentual é o resultado da estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dividida pelo total de MEIs ativos na base do CNPJ.

Conheça, então, os estados com maior proporção de MEIs no Brasil:

  1. Santa Catarina: 8,1%
  2. São Paulo: 7,5%
  3. Espírito Santo: 7,4%
  4. Paraná: 7,2%
  5. Rio Grande do Sul: 6,9%

Florianópolis também lidera entre as capitais estaduais com o maior percentual de microempreendedores individuais no País. De cada 100 florianopolitanos, 11 são MEIs.

Estas são as capitais com o maior percentual de MEIs pela população:

  1. Florianópolis (SC): 11,2%
  2. Curitiba (PR): 9,4%
  3. Belo Horizonte (MG): 9,2%
  4. Goiânia (GO): 8,8%
  5. Palmas (TO): 8,3%

Mas Florianópolis não é sequer a cidade com a maior concentração de MEIs em Santa Catarina. Itapema, por exemplo, tem um índice de 11,3%, enquanto Balneário Camboriú chega a 12%.

25% da economia de Florianópolis vem das empresas de tecnologia.

O que significa para Santa Catarina ter tantos MEIs?

É preciso deixar claro: um maior número de microempreendedores individuais não é, necessariamente, uma boa notícia. Pelo contrário, pode ser o indício de problemas na economia.

Muitas pessoas decidem empreender não por causa de uma visão de negócios ou oportunidade, mas sim por necessidade. Elas escolhem abrir uma empresa porque essa é a única saída para ter um emprego ou gerar renda extra para a família. Só que esse não é o caso de Santa Catarina.

O Estado vive um período de pleno emprego, com uma taxa de desocupação abaixo dos 3%, de acordo com o IBGE. Ao lado disso, a economia catarinense registra a quarta maior renda domiciliar per capita entre as capitais brasileiras, de R$ 2.601 em 2024. Santa Catarina ainda tem a menor concentração de pobreza no Brasil.

Também devemos analisar o percentual de MEIs em relação às atividades que o Estado desenvolve. O mercado catarinense de tecnologia, por exemplo, costuma recorrer à contratação de pessoas jurídicas e soma cerca de 87 mil colaboradores. Além disso, a média salarial no setor é superior à da população geral.

Em resumo, Santa Catarina tem uma maior concentração de MEIs porque, de fato, há boas oportunidades nessa área e os profissionais têm o interesse de se formalizar como empreendedores.

Conheça as 10 cidades de SC com mais novas empresas em 2024.

A participação dos MEIs no total de empresas catarinenses

Os microempreendedores individuais representam pouco mais de 50% do total de empresas ativas em Santa Catarina. Mas eles ocupam uma parcela muito maior das novas empresas no Estado.

Só no primeiro trimestre de 2025, Santa Catarina acumulou um saldo de 42.461 empreendimentos criados a mais, segundo o Observatório JUCESC. No período, foram constituídas 83.539 empresas e outras 41.078 encerraram as atividades.

No mesmo intervalo, os MEIs catarinenses tiveram um saldo de 36.223 novos negócios — entre 64.537 abertos e 28.314 extintos. Ou seja, nos três primeiros meses de 2025, os microempreendedores individuais participaram do registro de 85,3% das novas empresas no Estado.

Agora, se você tem um pequeno negócio em Santa Catarina e quer aumentar suas vendas, saiba que a NSC tem soluções à altura do seu orçamento. Experimente nossa ferramenta de otimização de mídia para descobrir como é possível turbinar seus resultados.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui