Assim como no comércio e na indústria, o setor de serviços em Santa Catarina teve um resultado muito bom no primeiro trimestre de 2025. Os serviços prestados às famílias, em especial, puxaram para cima o desempenho do Estado no período, incluindo aí a alimentação e a hotelaria. O Carnaval em março, portanto após o período mais intenso das férias de verão, também contribuiu para impulsionar essas atividades e o turismo catarinense como um todo.
Veja mais dados dos serviços em Santa Catarina:
- o setor apresentou um crescimento de 4,8% no acumulado do ano;
- a média brasileira no mesmo período aumentou a metade disso, ou 2,4%;
- as atividades envolvendo alimentação e hotelaria cresceram 13,3% no Estado;
- enquanto o turismo de SC teve o segundo melhor desempenho do País.
A análise completa você pode acompanhar na leitura abaixo.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Setor de serviços de SC cresceu o dobro da média nacional
A Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma pequena queda de 0,1% no volume de serviços do setor catarinense em março, na comparação com fevereiro. O Brasil como um todo não foi particularmente bem na transição mensal, registrando uma alta modesta de 0,3% na média.
No entanto, os serviços em Santa Catarina avançaram muito na comparação com março de 2024. O crescimento então foi de 5,4%. Enquanto isso, o Brasil avançou apenas 1,9% no mesmo intervalo.
Já no acumulado dos três primeiros meses de 2025, os serviços em SC registraram alta de 4,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. O resultado foi o dobro do alcançado pelo País no período idêntico.
O crescimento do setor de serviços catarinense em 12 meses agora chega a 6,2%, distanciando-se ainda mais da média brasileira, de 3% no acumulado.
Não à toa, somente nos dois primeiros meses deste ano a economia de Santa Catarina avançou 6,8%, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), amparada também pelos bons resultados do varejo e da indústria no Estado. O comércio catarinense cresceu 6,3% no acumulado do ano até março, enquanto a produção industrial subiu 8,5%, conforme os dados do IBGE.
Rendimento médio em Santa Catarina aumenta 12% em um ano.
Alimentação e hotelaria se destacam nos serviços catarinenses
Entre as atividades que tiveram a maior evolução em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2025, aquelas voltadas às famílias tiveram o resultado mais expressivo.
Na comparação entre março deste ano e o mesmo mês de 2024, a categoria que inclui os serviços de alimentação e hotelaria tiveram alta de 15,8%. Com isso, o acumulado do trimestre apresentou um crescimento de 13,3%. Como comparação, a média nacional nesse aspecto evoluiu apenas 1,5% de janeiro a março.
As outras atividades de serviços em Santa Catarina também apresentaram resultados positivos no trimestre, com exceção dos serviços profissionais, administrativos e complementares.
Desempenho dos serviços em SC no primeiro trimestre de 2025:
- Serviços prestados às famílias: +13,3%
- Serviços de informação e comunicação: +4,5%
- Serviços profissionais, administrativos e complementares: -5,2%
- Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +7,2%
- Outros serviços: +1,9%
Especialmente no caso da alimentação fora do lar, o segundo semestre deste ano deve repetir o desempenho positivo, com o movimento em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, além dos feriados prolongados.
Oportunidade para aumentar as vendas de bares e restaurantes.
Turismo catarinense tem alta de 11,9% após verão agitado
Outro destaque de Santa Catarina na Pesquisa Mensal de Serviços diz respeito ao volume de atividades turísticas.
No Brasil, o segmento registrou alta de 5,4% no primeiro trimestre de 2025, frente ao mesmo intervalo do ano anterior. Já Santa Catarina teve o segundo maior crescimento do País no período, de 11,3%. O Estado ficou atrás apenas do Rio de Janeiro, que evoluiu 11,8% nessas atividades.
Vale lembrar que, nos três meses, Santa Catarina recebeu 3,1 milhões de visitantes, segundo a estimativa da Secretaria de Turismo do Estado.
Quer ficar sempre por dentro dos principais indicadores da economia catarinense? Então assine a newsletter do Negócios SC e receba as novidades diretamente na sua caixa de entrada.