Três em cada quatro brasileiros afirmam que a televisão tem um papel importante no desenvolvimento da cidadania e no entendimento das questões do País, diz uma pesquisa da Globo. Nesse sentido, nenhum formato representa tão bem o Brasil quanto as novelas, servido de espelho e lente de aumento. E o impacto social da nova edição de Vale Tudo mostra bem isso no caso das pensões alimentícias debatidas na trama.
Veja em números o impacto social da novela Vale Tudo:
- a história retratou a realidade de milhões de mães solo no Brasil;
- a busca por pensão alimentícia cresceu em até 300% com a cena;
- só no Rio de Janeiro, foram mais de 270 mil procuras em uma hora;
- isso porque a novela alcança sete em cada dez lares brasileiros.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Cena de Vale Tudo tem impacto social imediato
Uma cena de Vale Tudo (2025) resume bem a capacidade de a teledramaturgia conscientizar e engajar o público no Brasil.
No caso, a diarista Lucimar, interpretada por Ingrid Gaigher, decidiu pedir na Justiça a pensão alimentícia para seu filho, após oito anos sem receber esse direito. Na trama, ela contou com a ajuda de uma estudante de Direito para usar o aplicativo da Defensoria Pública.
Essa é uma realidade de muitas mulheres no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, mais de 11 milhões de mães criam seus filhos sozinhas no País.
Então, ao se verem retratadas na novela Vale Tudo, com uma linguagem acessível, muitas dessas mães solo entenderam seus direitos. E o impacto foi imediato.
Enquanto a cena era exibida na televisão, a procura pelo aplicativo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro aumentou 300%. A média de acessos por minuto, que era de mil usuários, subiu para 4,5 mil. Ao todo, 270 mil pessoas procuraram informação dentro de uma hora.
Os dados das Defensorias Públicas de São Paulo, Maranhão e Espírito Santo confirmam um crescimento súbito no interesse por pensão alimentícia. Já em Santa Catarina, a Defensoria, a OAB-SC e grupos de apoio à mulher também relataram um aumento na procura por informações nesse e nos dias seguintes.
A própria atriz Ingrid Gaigher repercutiu o impacto social da cena da novela: “Recebi muitas mensagens de mães que, a partir da cena, despertaram para a coragem e saíram do lugar da culpa”.
5 sinais para sua marca anunciar na televisão em Santa Catarina.
Novelas da Globo têm o maior alcance de público
Antes mesmo da estreia na TV, a nova edição da novela Vale Tudo já era um sucesso comercial. Dez anunciantes e mais de 60 ações de conteúdo foram confirmadas sem um único episódio ter ido ao ar.
As grandes marcas sabem a visibilidade que as novelas da Globo trazem, ainda mais nesse horário de exibição.
De acordo com a própria Globo, a partir de dados da Kantar, o remake tem uma média de 22,2 pontos de audiência por episódio. Cada ponto equivale, em 2025, a 270.631 domicílios ou 692.281 indivíduos nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil.
Com isso, a nova edição de Vale Tudo já entrou em sete a cada dez lares no País. Mais de 105 milhões de brasileiros assistiram à trama pela televisão.
A novela também é um sucesso na internet. Foram mais de 400 milhões de visualizações dos vídeos nos perfis Globo e mais de 310 horas entre os tópicos mais comentados na rede social X até aqui.
Essa fórmula de alcance com narrativas envolventes é o que faz das novelas da Globo um fenômeno de influência não só nos debates sociais, como na moda, na linguagem, na procura por destinos turísticos, nos comportamentos e em tantos aspectos da vida dos brasileiros.
Quem ganha com um padrão para medir a audiência da televisão?
Mais exemplos do impacto social das novelas no Brasil
O debate em torno da pensão alimentícia motivado pela cena de Vale tudo veio em um momento oportuno para o País. Na Câmara dos Deputados, havia desde 2023 o projeto de lei do Pix Pensão, que estabelece o débito automático do valor em conta. Então, poucos dias após o episódio da novela, a iniciativa avançou com a aprovação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
Essa não seria a primeira vez que uma trama da Globo impactaria a legislação brasileira. Quem não se lembra de Mulheres Apaixonadas em que Dóris (Regiane Alves) maltratava seus avós idosos Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva) na trama? A comoção popular com as cenas de maus-tratos acelerou a aprovação no Senado do Estatuto da Pessoa Idosa, lá em 2003.
A mesma novela ainda teria reflexos na aprovação da Lei Maria da Penha, anos depois.
Outro exemplo de impacto social das novelas vem de Laços de Família (2000). Dois meses após a cena icônica de Camila (Carolina Dieckmann) cortando os cabelos por causa da leucemia, a média de inscrições no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) pulou de 20 para 900 por mês.
Vale Tudo entra nessa tradição para reafirmar o papel das novelas na informação, na conscientização e no empoderamento da sociedade brasileira.
Saiba agora como sua marca pode anunciar na televisão com a líder de audiência em Santa Catarina baixando o mídia kit da NSC TV.
Crédito da imagem: Globo / Fábio Rocha