Seis a cada dez brasileiros têm o hábito de ir a shows de artistas nacionais pelo menos uma vez ao ano, revela uma pesquisa de Opinion Box e Serasa. Para isso, nada melhor que os festivais de música, que reúnem vários artistas em um único evento, como o Atlântida Celebration. Mas, além de uma das atividades culturais mais praticadas pelos brasileiros, esses festivais são um impulso à economia e uma oportunidade para as marcas.
Saiba mais sobre os festivais de música e o Atlântida Celebration:
- os brasileiros ligados em festivais vão a 2,57 eventos do tipo por ano;
- eles gastam R$ 375,40, em média, só com o preço do ingresso;
- os festivais regionais são uma tendência em alta nesse mercado;
- e o Atlântida Celebration vem aí com sete atrações no mesmo dia.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O público de festivais de música movimenta a economia
Uma pesquisa elaborada pela plataforma Mapa dos Festivais e Walk the Talk mostra que o Brasil sediou 364 festivais de música em 2024. Isso representa um crescimento de 22% em relação ao número de 2023, quando ocorreram 298 no País.
O público, por sua vez, tem recebido bem essa diversidade de opções. Os brasileiros que participaram de ao menos um festival em 2024 foram, em média, a 2,57 eventos do tipo no ano. Inclusive, um levantamento do Instituto QualiBest destaca que os shows nacionais são os eventos de grande porte mais frequentados pelas pessoas no Brasil.
Além disso, mais de um terço da população afirma acompanhar shows nacionais pela televisão, também de acordo com o QualiBest.
É esse público que ajuda a movimentar uma atividade geradora de bilhões de reais para a economia brasileira. Um único festival como o Rock In Rio gera um impacto econômico de R$ 2,9 bilhões, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) referentes à edição do evento em 2024.
Além dos gastos com o evento em si, que vão desde os ingressos custando em média R$ 375,40 até o consumo durante os shows, os fãs têm uma série de impactos indiretos. Um deles é o impulso às atividades de transportes e hotelaria, uma das principais tendências de turismo hoje. Como ressalta o panorama desse mercado, 30% do público no Brasil viajou para assistir a um festival no ano passado.
Como fazer marketing de experiência e eventos com a NSC?
Festivais de música são oportunidades para as marcas
Onde tem público há mais visibilidade para as marcas. Então, os festivais de música e shows têm sido estratégicos para fortalecer a conexão entre as empresas apoiadoras e os consumidores.
Segundo a estimativa da Associação Patrocínio Brasil (APBR), os investimentos em ações envolvendo música chegam a R$ 5 bilhões por ano no Brasil.
O Mapa dos Festivais também aponta que, somente em 2024, 886 marcas patrocinaram eventos do tipo. E muitas farão disso uma estratégia regular, porque traz ótimos resultados.
De acordo com o Instituto QualiBest, 65% dos frequentadores reparam nas marcas patrocinadoras de shows. Mais ainda, 64% sentem vontade de experimentar os produtos ou serviços das marcas que patrocinam esses eventos. Os espaços interativos assinados por elas, com áreas de descanso, murais instagramáveis, jogos e afins são os que mais chamam a atenção do público.
Ações de marketing em eventos de música que mais chamam a atenção:
- Espaços interativos: 23%
- Camarotes: 20%
- Nome da marca no palco: 12%
- Brinquedos: 12%
- Desconto nos ingressos: 9%
- Propaganda na TV junto ao evento: 9%
- Brindes: 8%
- Outros: 8%
A tendência de regionalização desses festivais ainda é uma oportunidade para marcas locais criarem experiências memoráveis nesses eventos. E quem tem muita experiência em organizar ações musicais em Santa Catarina é a NSC.
Como as rádios da NSC impulsionam sua marca em Santa Catarina?
Atlântida Celebration reúne sete atrações musicais em um dia
A rádio Atlântida é conhecida não só por ser a maior produtora de conteúdo jovem da região Sul do Brasil, como também pelos grandes eventos que realiza pelo Estado. O Atlântida Celebration é mais uma prova disso.
O festival reunirá no dia 9 de agosto, na Grande Florianópolis, sete artistas que passeiam por diversos gêneros musicais.
Veja o line-up espetacular do Atlântida Celebration:
- Nando Reis
- Armandinho
- Di Ferrero
- Dubdogz
- Cachorro Grande
- Dazaranha
- Isa Buzzi
Além dessas atrações, o público terá uma experiência completa no dia. O Atlântida Celebration surge com a proposta de ser um evento vibrante, com ativações de marcas, espaços cênicos e muitas surpresas.
O festival é resultado de uma parceria entre a Rádio Atlântida, a Opus Entretenimento e a Arena Opus, onde ele será realizado. O evento é apresentado por Supermercados Imperatriz e tem patrocínio de Imóveis Crédito Real e Univali
Os ingressos já estão à venda pela plataforma Uhuu! Então, anote na agenda.
- O quê: Atlântida Celebration.
- Quando: 9 de agosto de 2025.
- Onde: Arena Opus, São José (SC).