A força das parcerias regionais no marketing de influência

10/07/2025

A força das parcerias regionais no marketing de influência

Um levantamento da Sprout Social referente ao primeiro trimestre de 2025 mostrou que 59% dos profissionais de marketing pretendem fazer mais parcerias com influenciadores neste ano. Então, para otimizar sua estratégia, o Negócios SC comenta agora um novo estudo que destaca a força do regionalismo no marketing de influência e como os comunicadores locais podem conectar sua marca ao público.

Conheça o efeito do regionalismo no marketing de influência:

A seguir, você pode ver esses e outros dados em detalhes.

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O uso das redes sociais e a relevância dos influenciadores

O estudo “Marketing de Influência e Regionalismo”, de Opinion Box e Influency.me, revela que 94% dos brasileiros conectados acessam as redes sociais ao menos uma vez por dia. Inclusive, 75% entram nelas em variadas ocasiões diariamente. Nesse sentido, o Instagram é a rede mais popular entre os usuários.

Redes sociais mais acessadas no Brasil:

Mas há diferenças consideráveis entre os grupos etários ouvidos. Na Geração Z, por exemplo, 49% usam o TikTok, o mesmo percentual do Facebook. Enquanto isso, na faixa acima de 60 anos, o TikTok sequer aparece na lista de redes mais acessadas e o Facebook é usado por 84% do público.

É nesse contexto que o marketing de influência desponta como uma estratégia importante para as marcas, seja qual for a idade do consumidor. Como destaca o levantamento “O Efeito da Influência no Consumo”, de YOUPIX e Nielsen:

Para completar, o mesmo levantamento relata que as redes sociais e os influenciadores são os canais mais usados pelos internautas brasileiros para a descoberta de produtos e marcas. Aí está um forte sinal para investir nessa estratégia, caso ela ainda não esteja nos planos da sua empresa.

Saiba o que funciona (ou não) no marketing de influência.

O papel do regionalismo no marketing de influência

Os dados de Opinion Box e Influency.me ressaltam a força dos influenciadores regionais nas redes. Eles mostram, por exemplo, que 73% dos usuários acompanham páginas temáticas sobre as respectivas regiões ou sobre a cultura local. Além disso, sete em cada dez brasileiros conectados seguem criadores regionais, especialmente entre os mais jovens.

A percepção é de que os influenciadores regionais entendem melhor as necessidades e preferências do público. Os usuários também os acham mais acessíveis e mais conectados com os seguidores. 

Esse regionalismo ainda contribui para aumentar a confiança no influenciador. Sete em cada dez entrevistados no estudo de marketing de influência consideram importante um criador de conteúdo conhecer a cultura local para confiar nele. E a confiança impulsiona a eficiência das recomendações.

O impacto dessa relação próxima é percebido nas mais diversas categorias.

Última compra por sugestão de influenciadores regionais:

Em seguida, aparecem categorias como casa e decoração, serviços financeiros, artigos esportivos, educação e tecnologia, ressaltando a diversidade dessa estratégia.

Outro bom motivo para considerar as parcerias com influenciadores regionais é o fato de que 67% dos brasileiros conectados gostariam que as marcas no País usassem mais esses criadores de conteúdo na comunicação.

Veja 5 formas de elevar seus resultados com marketing de influência.

Mais impacto para sua marca em Santa Catarina

Você sabe o que a rádio tem a ver com as redes sociais? No caso das emissoras da NSC, tudo!

A pesquisa “A força do meio rádio em Santa Catarina”, da Acaert, revela que 65% dos ouvintes no Estado consideram os locutores como verdadeiros influenciadores. E essa influência se estende ao meio digital por meio dos perfis nas redes sociais e da presença ativa neles dos comunicadores da NSC.

Isso permite realizar ações de conteúdo patrocinado integrando os dois canais de comunicação. Mais ainda, é possível contar com a presença dos comunicadores no ponto de venda com a Blitz Atlântida e então reverberar a ativação nas redes sociais, aumentando o alcance da marca.

Baixe o guia One Stop Shop e descubra outras soluções da NSC para seu negócio ter mais influência em Santa Catarina.

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