Veja o cenário real da segurança pública em Santa Catarina

28/07/2025

Novidades no setor

Veja o cenário real da segurança pública em Santa Catarina

Santa Catarina tornou-se o principal destino da migração interna no Brasil, de acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economia diversificada, o ecossistema do empreendedorismo e as oportunidades de emprego estão entre as motivações de quem decide morar aqui no Estado. Além disso, a segurança pública é outro fator importante, como os números a seguir deixam bem claro.

Veja os dados da segurança pública em Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Brasil registrou queda na criminalidade em 2024

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca alguns resultados positivos do Brasil no combate à criminalidade no ano anterior.

Começando pelos crimes contra o patrimônio, houve uma redução de 7,5% no número de roubos e furtos de veículos no País entre 2023 e 2024. A taxa de roubo e furto de celulares caiu 12,6% no mesmo período.

Ainda nesse sentido, os roubos a estabelecimentos comerciais despencaram 24,4%, enquanto aqueles cometidos em residências recuaram 19,2%.

No geral, o Brasil obteve uma queda de 51% nos roubos desde 2018, como pontua a 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Já nos crimes contra a vida, os resultados são uma mistura de altos e baixos. As mortes violentas intencionais, por exemplo, registraram baixa de 5,4% no intervalo de um ano para o outro. Por outro lado, as tentativas de homicídio cresceram 4,5% e os feminicídios aumentaram 0,7%. Os desaparecimentos também subiram 4,9%, o que pode acobertar parte da redução dos homicídios.

Outro tipo de crime que está em alta é o virtual. Os golpes na internet cresceram 408% desde 2018 e já são quatro por minuto no País.

O que faz de SC o 2º estado mais competitivo do Brasil?

Os números da segurança pública em Santa Catarina

Santa Catarina aparece nesse contexto como o segundo estado menos violento do Brasil, isto é, com a segunda menor taxa de mortes violentas intencionais, de 8,5 casos a cada 100 mil habitantes. Esse número se manteve constante entre 2023 e 2024. Apenas São Paulo, com a taxa de 8,2 registros por 100 mil habitantes, aparece à frente da segurança pública catarinense.

Contudo, o estado paulista tem uma discrepância entre os casos registrados e o total de mortes violentas. Por isso, o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), calcula a taxa de homicídios estimados. Então, Santa Catarina aparece com o menor índice do País, de 9 casos a cada 100 mil habitantes.

O Estado também apresentou os seguintes resultados em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública:

Outra boa notícia refere-se ao fato de que Santa Catarina foi na contramão do Brasil em número de feminicídios, com a redução de 12% nesse índice.

No entanto, a taxa de celulares subtraídos preocupa na capital catarinense, que aparece entre os dezoito municípios brasileiros com a maior proporção de aparelhos roubados ou furtados. O índice em Florianópolis chega a 923,4 celulares subtraídos a cada 100 mil habitantes.

Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina.

Santa Catarina avança no combate à criminalidade em 2025

A Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) divulgou uma série de dados refletindo a queda da criminalidade em Santa Catarina agora em 2025.

No relatório, referente ao primeiro semestre do ano, o número de roubos caiu 17,2% na comparação com o mesmo período de 2024. Os furtos caíram 3,3%. Os roubos e furtos de veículos recuaram 8,1%. Os homicídios diminuíram 20,6%, assim como o caso particular dos feminicídios, com queda de 30,3%.

Neste último junho, por sinal, Santa Catarina registrou a menor incidência de homicídios para o mês desde o início da série histórica, em 2008.

Outros resultados marcantes do semestre incluem:

Inclusive, 68,1% dos municípios catarinenses não apresentaram quaisquer registros de homicídios nos seis primeiros meses de 2025. Isso mostra como a segurança pública em Santa Catarina continua avançando para oferecer mais qualidade de vida aos habitantes do Estado.

Assine a newsletter do Negócios SC e receba no seu e-mail mais dados positivos sobre o mercado catarinense.

Foto: Leo Munhoz / Secretaria de Estado da Comunicação

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui