Os shopping centers no Brasil são um mercado de R$ 198,4 bilhões de reais por ano, com 476 milhões de visitas por mês nos cerca de 650 estabelecimentos em todo o País, sendo 28 deles em Santa Catarina. Esses dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostram como o setor é capaz de movimentar não só o varejo, como a economia. Por sinal, ter o mix de lojas certo pode garantir um movimento extra, como explicaremos a seguir.
Saiba como as marcas influenciam o público de shopping centers:
- as compras são a principal motivação do público ao visitar esses estabelecimentos;
- a Renner é a marca mais citada pelos brasileiros ao frequentar shoppings;
- O Boticário, Tok&Stok e Centauro destacam-se nas suas respectivas categorias;
- já na praça de alimentação, o McDonald’s é o maior gerador de visitas.
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A importância do mix de lojas para os shopping centers
O mix de lojas é quase tão importante para a escolha do shopping center quanto a localização. Isso é o que informa a pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, realizada pela Abrasce.
A localização ainda vem em primeiro lugar na preferência dos consumidores brasileiros, com 24%. Mas logo atrás aparece o mix, com 22%. Essa resposta não é uma surpresa, considerando que as compras são o principal motivo para visitar tais estabelecimentos.
Motivo principal para ir ao shopping:
- Compras: 43%
- Lazer: 31%
- Alimentação: 21%
- Serviços: 5%
Daí a relevância do levantamento “A Relação dos Consumidores com as Marcas”, no qual a Brain Inteligência Estratégica entrevistou mais de 1.000 indivíduos pelo Brasil para saber: quais são as marcas favoritas nos shopping centers?
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As lojas preferidas pelos brasileiros em shopping centers
De acordo com a Brain, o varejo de moda é o principal motivador para os frequentadores de shopping centers no País. Isso é evidente diante do fato que as três marcas favoritas do público estão incluídas nessa categoria.
A principal loja que faz os brasileiros frequentar shoppings:
- Renner: 20%
- C&A: 15%
- Riachuelo: 13%
- Zara: 6%
- Nike: 5%
- Adidas: 4%
- Centauro: 4%
- Marisa: 2%
- Pernambucanas: 2%
- Outras: 29%
Entretanto, dependendo do recorte sociodemográfico, o ranking pode ser diferente. Esse é o caso da renda, que coloca a C&A no topo da preferência entre os que ganham de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil, ou alça a Zara à primeira posição quando a renda supera os R$ 20 mil.
Ou seja, o mix de lojas ideal não é uma fórmula mágica para todos os shopping centers do Brasil. É preciso levar em conta o perfil do público local. Mas uma coisa é certa: as lojas do varejo de moda fazem a diferença.
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Outras categorias que movimentam os shopping centers no Brasil
A importância do mix diverso está expressa nos 29% de consumidores que citaram outras lojas preferidas, ou nos 53% que mencionaram marcas além das três primeiras colocadas. Pensando nisso, a Brain analisou as preferências dos brasileiros em três categorias do varejo: beleza e cosméticos, casa e decoração, e artigos esportivos.
Beleza e cosméticos
O Boticário é a escolha principal de 40% dos entrevistados. O restante das respostas divide-se entre diversas marcas, revelando um mercado cheio de oportunidades para marcas menores e regionais.
- O Boticário: 40%
- Natura: 9%
- Sephora: 3%
- Outras: 48%
Casa e decoração
Neste segmento do varejo, é a Tok&Stok que mais influencia os consumidores a visitar os shopping centers pelo País. Mas várias outras marcas foram mencionadas na pesquisa.
- Tok&Stok: 16%
- Riachuelo: 8%
- Leroy Merlin: 6%
- Outras: 71%
Artigos esportivos
A Centauro tem um claro domínio do mercado, registrando um percentual de preferência superior ao das concorrentes na categoria esportiva.
- Centauro: 51%
- Nike: 10%
- Adidas: 8%
- Decathlon: 8%
- Outras: 23%
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McDonald’s lidera a procura na praça de alimentação
Como vimos, a alimentação é a principal motivação de um quinto dos brasileiros para frequentar os shopping centers pelo Brasil.
Aqui também a diversificação dos serviços alimentícios é importante. Apesar da liderança do McDonald’s na preferência do público, várias outras operações estão presentes no gosto dos consumidores nacionais.
Marcas de alimentação que motivam a visita a shoppings:
- McDonald’s: 31%
- Burger King: 12%
- Outback: 5%
- Outras: 52%
Mais uma vez, é preciso considerar o perfil do público, especialmente em relação à renda. Os consumidores de maior poder aquisitivo, por exemplo, costumam trocar o fast food por marcas como Outback e Spoleto.
Além disso, quanto mais maduro o perfil do frequentador, mais a diversidade de opções é apreciada.
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