A tecnologia facilitou o acesso à educação, podendo transformar qualquer lugar em um ambiente de ensino. O desafio agora é reter os valores humanos no centro desse processo. Aí entra o conceito de educação 5.0, uma evolução que visa a humanização do progresso tecnológico.
Entenda melhor o que é a educação 5.0:
- a prática busca melhorar o ensino e torná-lo mais humano por meio da tecnologia;
- ela também pode desenvolver pessoas mais emocionalmente inteligentes;
- existem no Brasil mais de 900 startups com soluções para a educação;
- e mais de 150 delas estão ativas aqui em Santa Catarina.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O que é a educação 5.0?
O conceito de educação 5.0 refere-se ao uso de tecnologias digitais para eliminar barreiras ao aprendizado, melhorar os métodos de ensino e promover um maior bem-estar social. “Na educação 5.0, a tecnologia é uma forma de agregar valor e tornar a educação mais efetiva”, ressalta a PwC.
Ou seja, não é a transformação tecnológica que está no centro do processo, mas é o resultado esperado para as pessoas que pede novos recursos.
Isso faz parte de uma longa evolução no setor:
- Educação 1.0: centrada nos professores.
- Educação 2.0: integrada à tecnologia.
- Educação 3.0: personalizada e autodirigida.
- Educação 4.0: focada na indústria e no aprendizado de habilidades.
- Educação 5.0: uso de novas tecnologias para um ensino mais humano.
Essa quinta onda da educação traz um foco maior no desenvolvimento do aluno como um todo, incluindo seus aspectos emocionais e sociais, e não só na capacidade de reproduzir conhecimentos. Ela prepara os estudantes para uma vida de aprendizados.
“Essa abordagem reconhece a importância de desenvolver habilidades socioemocionais como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de valorizar a autonomia e protagonismo juvenil a sua capacidade de aprender ao longo da vida. A educação 5.0 busca preparar os estudantes para enfrentar os desafios do século 21, estimulando a inovação, a adaptabilidade e a capacidade de lidar com a complexidade do mundo atual”, explicou Débora Garofalo, uma das dez melhores professoras do mundo no Global Teacher Prize, à Revista Educação.
Dados da educação em Santa Catarina: do ensino básico ao superior.
O ecossistema de edtechs no Brasil
A educação 5.0 está diretamente relacionada ao mercado de tecnologia educacional. As edtechs, empresas de tecnologia que trazem soluções inovadoras para a educação, ao mesmo tempo são impulsionadas e impulsionam o setor.
Santa Catarina já conta com mais de 150 startups ativas nesse ecossistema, de acordo com o Sebrae SC, das 905 contabilizadas pelo EdTech Report 2025, do Distrito.
O relatório aponta quatro eixos de atuação das edtechs:
- Plataformas de ensino: desenvolvem ambientes de aulas e cursos em diversos temas. Somam 637 startups.
- Ferramentas de estudo: procuram melhorar a experiência de aprendizagem, desde a gamificação, passando pela realidade virtual, até a acessibilidade. São 398 startups.
- Gestão educacional e foco no ensino: atuam no gerenciamento escolar e monitoram a aprendizagem dos alunos. Totalizam 243 startups.
- Viabilização do ensino: são startups focadas em financiamento, marketing para escolas e outras soluções para dar viabilidade ao ensino. Foram contadas 48 startups nesse eixo.
Uma mesma edtech pode atuar em diferentes áreas e para variados públicos. Segundo os dados do Distrito, por exemplo, 18% delas atendem tanto outros negócios (B2B) quanto os estudantes (B2C).
25% da economia de Florianópolis vem das empresas de tecnologia.
Os pilares da educação 5.0
O Sebrae SC, no relatório “Oportunidades na educação 5.0”, transformações no ensino e aprendizagem com tecnologia e inovação”, detalha os cinco pilares que estruturam essa evolução.
1) Aprendizagem personalizada
As novas tecnologias, como a inteligência artificial, permitem adaptar a experiência educacional às diferentes necessidades, interesses e ritmos dos estudantes.
2) Aprendizagem centrada no aluno
O ambiente de ensino, incluindo aí os educadores, serve como um facilitador da aprendizagem. O aluno é o protagonista desse processo.
3) Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Os alunos devem ser protagonistas também de suas próprias vidas e de um mundo melhor. Daí a ênfase no desenvolvimento emocional e em competências como a empatia, a resiliência e a cooperação.
4) Tecnologia como ferramenta pedagógica
Trata-se do uso consciente e responsável da tecnologia, com o objetivo claro de potencializar o aprendizado. Ética, privacidade e segurança de dados são essenciais na educação 5.0.
5) Educação inclusiva e diversa
Aqui falamos de um ensino que inclua melhor desde pessoas com necessidades especiais até aquelas com interesses específicos.
Como os jovens brasileiros escolhem o curso de graduação?
Eduque-se com o Negócios SC
Temos mais conteúdos sob medida na educação e em muitos outros setores da economia catarinense para você aproveitar.
Quer ficar por dentro dos assuntos e receber as novidades diretamente no seu e-mail? Então assine a newsletter do Negócios SC.


