O marketing de influência segue como uma das principais tendências de comunicação para 2026. De acordo com a Kantar, 61% dos profissionais de marketing pretendem investir mais em criadores de conteúdo digital. Mas você sabe quais tipos de conteúdo têm a preferência dos seguidores? É justamente isso o que verá a seguir.
Insights para a sua estratégia de marketing de influência:
- 74% dos brasileiros conectados preferem os vídeos curtos como formato;
- mas no conteúdo em si o que conta são interações reais com produtos e serviços;
- 62% dos internautas também já usaram cupons de desconto dos influenciadores;
- e 80% compraram produtos ou serviços recomendados por criadores de conteúdo.
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Os conteúdos favoritos no marketing de influência
Não há qualquer dúvida de que os vídeos curtos são o formato de conteúdo preferido pelos brasileiros nas redes sociais. A pesquisa da Brain Inteligência Estratégica “O impacto dos influenciadores digitais nas decisões de compra” resume bem esse ponto, mostrando que 74% do público conectado no País indica tal preferência.
A verdadeira questão é sobre o que os seguidores desejam ver nesses vídeos curtos criados por influenciadores. Pois bem, os dados da pesquisa mostram o caminho nesse sentido.
5 formas de elevar seus resultados com marketing de influência.
1) Demonstrações de uso
Um terço dos entrevistados (33%) diz que as demonstrações de uso são o tipo de conteúdo favorito no marketing de influência.
Isso mostra como o público procura informações práticas e aprofundadas sobre os produtos e serviços, em vez de um material promocional repaginado. Essa, inclusive, é a base da confiança nos influenciadores digitais, como aponta um levantamento do Opinion Box. Um conteúdo realmente útil é o que mais gera credibilidade para esses criadores.
O mesmo princípio deve se estender à publicidade para as marcas. Uma demonstração sincera tem muito mais impacto que um discurso completamente elogioso, mas abstrato. De acordo com um estudo de YOUPIX e Nielsen, exageros nos benefícios geram o efeito contrário ao desejado: eles minam a confiança dos consumidores.
2) Comparações de produtos
As comparações de produtos aparecem em segundo lugar na preferência dos internautas brasileiros quando se trata de conteúdo de influenciadores, com 30% das menções.
Temos aí uma prova de que a estratégia de marketing de influência deve prever todas as fases da jornada de compra.
Nesse caso, o consumidor se encontra entre a consideração de opções e a decisão final. Ele já passou da descoberta e tem plena consciência do problema. O que procura agora é um conteúdo especializado.
Aí entram especialmente os influenciadores de nicho, vistos como especialistas que entendem de fato as necessidades do público.
3) Cupons de desconto
É claro, há também uma motivação econômica. Os 27% de seguidores que preferem cupons de desconto são provas disso.
A YOUPIX, em parceria com a Nielsen, chega a destacar no estudo “O efeito da influência no consumo” que 62% dos brasileiros conectados já usaram algum link ou cupom de desconto fornecido por um criador de conteúdo para comprar um produto ou serviço.
Mas é preciso lembrar que a influência desses conteúdos não existe em um vácuo. A reputação da marca e as opiniões de outros consumidores pesam na decisão de compra. Então, o marketing de influência deve fazer parte de uma estratégia maior de construção de imagem para o negócio.
Como reverter a queda de engajamento nas redes sociais?
Por que o marketing de influência é tão importante?
A pesquisa ROI & Influência 2025, de YOUPIX e Nielsen, aponta que o marketing de influência é importante ou muito importante no planejamento de oito em cada dez profissionais de marketing do País. E há pelo menos três boas razões para isso.
É uma estratégia que funciona
A própria YOUPIX informa que 43% dos seguidores têm vontade de comprar sempre que veem uma publicidade de influenciador. Além disso, 80% já compraram de fato algum produto recomendado.
O engajamento está nas comunidades
Tanto a Kantar no relatório “Marketing Trends 2026” quanto a dentsu no “Verdades Humanas na Era Algorítmica: Tendências de Mídia para 2026” reforçam a necessidade de as marcas focarem em comunidades.
Os influenciadores são agregadores de pessoas em torno de interesses em comum, proporcionando espaços mais orgânicos de diálogo. Essa conversa mais próxima e espontânea é uma das grandes reservas de engajamento na internet atual.
Tradução da mensagem da marca
As diferentes comunidades desenvolvem identidades próprias, o que torna mais difícil para as marcas falarem a língua de cada uma delas. Os influenciadores então funcionam como tradutores, adaptando a mensagem dos anunciantes a públicos específicos, desde que tenham liberdade criativa para isso.
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