O Brasil ganhou 2 milhões de internautas entre 2024 e 2025, chegando a 185 milhões de pessoas conectadas no País, ou 86,9% da população. Mas o relatório Digital 2026: Brazil, de Meltwater e We Are Social, revela que os brasileiros seguem bastante ligados também na mídia tradicional. Esse é especialmente o caso da TV linear, como mostraremos em seguida.
Saiba como a TV linear se mantém viva na era digital:
- 93,9% dos brasileiros conectados consomem conteúdo na televisão;
- o tempo médio de consumo por semana é de 17 horas e 21 minutos;
- entre os jovens no País, a Globo tem 116% mais alcance que a Netflix;
- e a mídia tradicional tem mais influência que os próprios influenciadores.
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O consumo de mídia tradicional na era digital
Os brasileiros estão cada vez mais conectados à internet. Entre os internautas com 16 anos ou mais no País, o tempo médio de uso de dispositivos digitais é de 53 horas e 30 minutos por semana. Só nas redes sociais, esse público passa 29 horas e 7 minutos semanais, em média.
No entanto, as mídias tradicionais seguem com um lugar garantido na rotina dos brasileiros. A Meltwater e a We Are Social destacam no relatório que o tempo de consumo de TV por semana (17 horas e 21 minutos) é até maior que o tempo total de vídeos on-line assistidos no mesmo período (17 horas e 7 minutos).
No País em que 95,9% dos internautas assistem a vídeos on-line, a televisão, o rádio e os portais de notícias não ficam tão atrás para esse público:
- 93,6% consomem TV no geral;
- 89,8% consomem jornalismo on-line;
- 74,5% consomem TV linear;
- e 56,4% consomem rádio.
Dentro de casa, principalmente, a Kantar já havia mostrado no Inside Video 2025 que a televisão é o dispositivo mais usado para o consumo de vídeo no Brasil.
TV ou rede social: qual é melhor para capturar a atenção na mídia?
A renovação do público da TV linear
Mesmo entre o público mais jovem no País, a TV linear se mantém viva. A GWI aponta que o alcance global e a popularidade da televisão mais tradicional são forças agregadoras, em contraste com o caráter cada vez mais fragmentado do vídeo digital.
A Globo, por exemplo, tem um alcance 116% maior que a Netflix na faixa dos 18 a 34 anos no Brasil. Esse dado está presente no Panorama do Primeiro Semestre de 2025.
O relatório também detalha como a audiência da Globo está se renovando. Atualmente, 51% do público encontra-se na faixa etária dos 18 aos 44 anos. E estamos falando de um ecossistema de TV linear que alcançou 193 milhões de pessoas entre janeiro e junho deste ano.
Conectando com a análise da GWI, a televisão se renova porque fomenta conversas por meio das novelas, das notícias, dos reality shows, dos esportes e de tantos outros conteúdos. Essas conversas — principalmente nas redes sociais — têm atraído a atenção de novas audiências, que acrescentam ao debate, gerando um ciclo de fortalecimento da mídia tradicional.
Quem disse que o público jovem não gosta de ver televisão?
Atenção e confiança são outros pontos positivos da TV linear
O alcance da TV é um dos grandes pontos positivos desse meio para os anunciantes. Não à toa, entre os internautas brasileiros, a televisão aparece como uma fonte de descoberta de novas marcas, produtos e serviços mais frequente que os buscadores na internet.
Mas, é claro, a TV não se limita ao alcance de público.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no “The OECD Truth Quest”, a televisão aberta é percebida mundialmente como a mídia mais confiável.
Já um estudo da ThinkTV comparou o nível de atenção dada a conteúdos do YouTube quando vistos em dispositivos móveis e em uma TV conectada. A descoberta: até quando o conteúdo é nativo da internet, o aparelho televisor atrai espectadores mais atentos.
A atenção e a confiança então influenciam o comportamento do consumidor de uma forma única. Inclusive, um levantamento da Brain Inteligência Estratégica revelou que a publicidade tradicional como a da televisão influencia mais os brasileiros conectados que os próprios influenciadores digitais.
Seis em cada dez brasileiros veem futebol na TV aberta.
Anuncie com a líder de audiência em Santa Catarina
A NSC TV alcança 2,2 milhões de pessoas em Santa Catarina, segundo os dados da Kantar. A audiência na TV aberta do Estado é maior que a soma das demais emissoras, com 58% de participação na média ponderada estadual. Isso quer dizer que seis de cada dez televisores ligados em canais abertos acompanham a afiliada Globo em SC.
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