A relação com a marca é determinante para a fidelização do consumidor. Segundo o relatório CX Trends 2025, a qualidade do serviço, o atendimento rápido e preciso, e a resolução de problemas com agilidade estão entre os principais fatores que levam os brasileiros a comprar novamente de uma empresa. Aí entra a importância do Acordo de Nível de Serviço, ou SLA, que protege tanto o público quanto seu negócio.
Saiba o que é o Acordo de Nível de Serviço e como implementar:
- o SLA é uma ferramenta de transparência entre as partes;
- para os clientes, traz previsibilidade e confiança;
- para as empresas, oferece segurança jurídica e maior eficiência;
- e você pode implementar esse acordo com as dicas a seguir.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O que é o Acordo de Nível de Serviço (SLA)?
O Acordo de Nível de Serviço — em inglês, Service Level Agreement — é um contrato que define padrões de qualidade, prazos e responsabilidades na prestação de um serviço.
O SLA é um documento importante porque formaliza as expectativas entre provedores de serviços e clientes, incluindo metas de desempenho mensuráveis e os deveres de cada parte.
Isso envolve métricas como o tempo de atividade, o tempo de entrega, o tempo de resposta e o tempo de resolução, além de estabelecer as consequências quando os requisitos não são atendidos.
Os tipos principais de SLA são:
- SLA de nível de cliente: focado em clientes específicos, cobrindo todos os serviços que eles utilizam. Serve bem a soluções personalizadas.
- SLA de nível de serviço: diz respeito a um mesmo serviço prestado para múltiplos clientes, como um único software oferecido a vários usuários.
- SLA multinível: é dividido em níveis, segundo a hierarquia ou a complexidade do serviço. É útil quando existem diferentes planos ou categorias à disposição do público.
Também é possível fazer um Acordo de Nível de Serviço interno na organização para um melhor alinhamento entre os setores. Esse é o caso do SLA entre marketing e vendas, que funciona como uma bússola para que ambas as partes sigam na mesma direção, com processos bem definidos e objetivos unificados.
Como a inteligência artificial impacta a experiência do cliente?
Benefícios de ter um Acordo de Nível de Serviço
Pela perspectiva do consumidor, o SLA transmite transparência, previsibilidade e confiança na relação com os prestadores de serviços. Esses atributos favorecem tanto a compra da solução quanto a fidelização no longo prazo.
Mas as maiores vantagens do Acordo de Nível de Serviço talvez sejam percebidas pelo próprio negócio.
Segurança jurídica
O SLA define claramente os serviços prestados, os níveis de desempenho esperados e as responsabilidades de cada parte, evitando mal-entendidos e atritos com os usuários. Isso delimita o que pode ser considerado um descumprimento de prazo ou de qualidade.
Melhoria na qualidade do serviço
O Service Level Agreement incentiva a empresa a adotar um padrão operacional por meio de metas de desempenho. As métricas do SLA também apoiam uma gestão baseada em dados, muito mais eficiente.
Resolução mais rápida de problemas
O documento estabelece os procedimentos a seguir em caso de problemas, o que agiliza a resolução e minimiza o impacto nos negócios. Além disso, reduz a quantidade de chamados reincidentes, pois os atendimentos são realizados com qualidade desde a primeira interação.
Maior eficiência operacional
Com prazos e responsabilidades claras, o acordo contribui para otimizar processos internos, tornando as operações mais eficientes e produtivas.
O que significa customer success na prática para sua empresa?
Dicas para implementar o SLA no seu negócio
A implementação do SLA deve começar de forma realista e com informações concretas. Pensando nisso, aqui estão algumas dicas para ajudar no processo.
1) Defina métricas claras
Estabeleça quais serão os indicadores usados para medir o desempenho do serviço.
No entanto, isso varia conforme a área de atuação e o setor da empresa. Um data center, por exemplo, tem o tempo de disponibilidade de serviço como uma de suas principais métricas. Já o atendimento ao cliente inclui métricas como o tempo de resposta e de resolução de chamados. Vale fazer uma pesquisa específica para o seu caso.
2) Avalie sua empresa
Você precisa entender como seu negócio presta os serviços para identificar as oportunidades de melhoria. Então, a partir das métricas definidas no primeiro passo, colete os dados atuais da sua operação.
Nesta fase, também é interessante ouvir o feedback dos clientes. Isso permitirá entender melhor as expectativas e demandas deles.
3) Defina as cláusulas do SLA
O Acordo de Nível de Serviço deve deixar todos os termos claros para os envolvidos. Descreva cada serviço prestado, prazo, responsabilidade e procedimento de forma detalhada e com uma linguagem simples para evitar confusões e conflitos.
Aí entram as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, a equipe de suporte pode ter um prazo de até duas horas para responder a um problema, mas desde que o cliente entre em contato pelos canais adequados e forneça os dados necessários para o atendimento.
4) Capacite sua equipe
Sem o envolvimento dos colaboradores, o SLA é um papel sem efeito prático. Pior ainda, a empresa corre o risco de gerar expectativas que não serão atendidas.
Portanto, envolva a equipe desde o início, explicando os objetivos do processo, oferecendo o treinamento adequado e incentivando a necessidade de colaboração para alcançar as metas.
5) Use ferramentas de monitoramento
As ferramentas adequadas tornam possível monitorar e gerenciar o cumprimento do Service Level Agreement. Isso pode incluir um sistema de gerenciamento do cliente (CRM), um software de help desk, entre outros recursos digitais que permitem rastrear o progresso da empresa rumo às metas estabelecidas.
Essas ferramentas são mais bem usadas de forma preventiva, antes de atingir o ponto de descumprimento do acordo ou da perda da qualidade do serviço. Então, experimente configurar alertas para quando os indicadores chegarem próximos aos limites definidos na sua estratégia.
Receba mais dicas para fortalecer sua empresa assinando a newsletter do Negócios SC.


