71% dos consumidores devem gastar mais com a Copa do Mundo 2026

21/01/2026

71% dos consumidores devem gastar mais com a Copa do Mundo 2026

A Copa do Mundo de Futebol de 2026 ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho, com sede nos Estados Unidos, México e Canadá. Mas as grandes marcas no Brasil já estão planejando ações para esse período, no intuito de se conectarem com o evento esportivo que mais mexe com os brasileiros. Veja as dicas para seu negócio se preparar também!

Dados em destaque sobre a torcida na Copa do Mundo 2026:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A expectativa dos brasileiros para a Copa do Mundo 2026

Entusiasmo define a relação dos brasileiros com a Copa do Mundo de Futebol Masculino. Afinal, poucos países têm tanta paixão pelo esporte quanto o Brasil.

Segundo o relatório “Predictions 2026”, da Ipsos, 71% dos brasileiros vão assistir à competição neste ano. Na média global, 59% do público têm a mesma intenção.

Já entre os consumidores de conteúdo esportivo no Brasil, o estudo “O Brasileiro e a Copa: Consumo, Mídia e Influência”, do Resenha Digital Clube em parceria com a Data-Makers, mostra que 95% do público pretende acompanhar o evento da FIFA.

Inclusive, para muitos a Copa do Mundo de 2026 começou ainda no ano passado. Isso porque 70% dos brasileiros apaixonados por futebol já estão consumindo conteúdos relacionados ao torneio.

A expectativa sobre a Seleção Brasileira também pende para o lado positivo. Dois em cada três torcedores a consideram competitiva e 43% a veem entre as favoritas ao título do Mundial, de acordo com um levantamento realizado pela Nexus para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Seis em cada dez brasileiros veem futebol na TV aberta.

A influência do futebol no consumo

O estudo conduzido pela Data-Makers aponta que 71% dos brasileiros esperam consumir mais produtos e serviços durante a Copa do Mundo 2026. O foco desses gastos está em aprimorar a experiência de torcida.

Categorias com maior impacto da Copa do Mundo:

Além disso, o consumo de conteúdo durante a competição favorece as compras por impulso em diferentes categorias.

NSC é referência em cobertura de esportes em Santa Catarina.

Estratégias vencedoras para as marcas na Copa

As marcas que jogam junto nesta época podem conquistar o consumidor. Então, veja algumas dicas para sua estratégia de marketing.

Criadores de conteúdo

A YOUPIX aponta que essa é uma boa oportunidade para incluir criadores de conteúdo na comunicação. Como informa a Data-Makers, 53% dos torcedores comprariam um produto indicado por influenciadores de que gostam.

Essa influência vai muito além das redes sociais. De acordo com a Audacy, 44% dos ouvintes sentem uma conexão mais forte com as marcas quando são indicadas pelos comunicadores de áudio favoritos, tanto no rádio quanto em podcasts.

Experiência multiplataforma

Torcer pela Seleção Brasileira é um motivo para se reunir com amigos e familiares. Mas a experiência de acompanhar a Copa do Mundo é multiplataforma e 54% dos fãs devem usar mais de uma tela durante as partidas, segundo a Data-Makers.

Isso abre um leque de opções para as marcas se conectarem com o público, de eventos presenciais à presença na mídia. Entretanto, vale integrar todas essas ações para ampliar o efeito da campanha.

O que fazer (ou não) no marketing da Copa

Há muito o que sua empresa pode fazer para se destacar na época do Mundial. Promoções temáticas, decoração especial, sorteios e brindes são algumas ideias interessantes nesse sentido.

Agora, atenção: nem todas as marcas podem fazer tudo associado à Copa do Mundo. Somente as patrocinadoras do evento podem usar na comunicação palavras como “Copa”, “Copa do Mundo”, “Mundial”, “Seleção” e outras marcas registradas. Imagens dos mascotes, da taça, do emblema do torneio e da camisa usada nesta edição também são proibidas nesse caso. Ou seja, é preciso ter um pouco de criatividade para entrar no clima sem infringir as Diretrizes de Propriedade Intelectual da FIFA.

Simule uma campanha com a NSC e descubra como se conectar com a torcida em Santa Catarina. 

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui