Fórmula 1 na NSC TV é oportunidade para o setor automotivo

17/02/2026

Fórmula 1 na NSC TV é oportunidade para o setor automotivo

A Fórmula 1 em 2026 está de volta à tela da NSC TV, a afiliada Globo em Santa Catarina. As corridas começam no dia 8 de março, na Austrália, e terminam no dia 6 de dezembro, em Abu Dhabi. Esta temporada de nove meses e 24 GPs vai gerar muita visibilidade para as marcas do setor automotivo entre um público apaixonado por velocidade.

Saiba como a Fórmula 1 acelera o setor automotivo:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

A nova audiência da Fórmula 1

A última temporada da F1 na tela da NSC TV foi em 2020. De lá para cá, o autoesporte mais prestigiado passou por grandes mudanças em termos de audiência, que só cresceu globalmente.

De acordo com a Nielsen Sports, a Fórmula 1 chegou a uma base de fãs de 826,5 milhões de fãs no mundo todo, com uma importante contribuição brasileira para esse número. Apenas entre 2023 e 2024, foram 90 milhões de pessoas a mais acompanhando o esporte.

As iniciativas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de aproximar a F1 do público mais jovem deram certo. Tanto que 68% das pessoas que começaram a acompanhar a Fórmula 1 em 2025 têm entre 18 e 34 anos, segundo uma pesquisa da própria FIA em parceria com a Motorsport Network.

Para as marcas que desejam aproveitar a visibilidade da categoria na programação da TV, aí está uma boa oportunidade de falar diretamente com as novas gerações. O levantamento “Jornada de compra automotiva 2025”, realizado pela Offerwise para a Globo, destaca nesse sentido que 51% dos brasileiros da Geração Z pretendem comprar ou trocar de carro no médio prazo.

Além disso, a volta da Fórmula1 à NSC TV permitirá impactar o público feminino do setor automotivo. Isso porque três em cada quatro novos fãs do esporte são mulheres, segundo a FIA, e elas já representam 34% de toda a torcida mundial.

Os jovens ainda se interessam em comprar carro?

Mais visibilidade para o setor automotivo em conteúdos sobre Fórmula 1

Mesmo sem transmitir a Fórmula 1 pela televisão, o ecossistema Globo de comunicação atraiu a torcida brasileira apaixonada pela modalidade.

A F1 foi um dos cinco esportes mais consumidos no portal ge em 2025, com 54 milhões de visualizações de páginas, conforme a divulgação da Globo. Já as redes sociais do ge e do canal Sportv alcançaram mais de 11,5 bilhões de impressões nos posts e mais de 7,7 bilhões de visualizações de vídeos apenas no primeiro semestre do ano.

Quem é fã mesmo não se limita a assistir às corridas. Seis em cada dez amantes de F1 admitem consumir conteúdos sobre o esporte todos os dias, como destaca a FIA.

Consumo de conteúdo entre os fãs de Fórmula 1:

Mas, é claro, durante cada Grand Prix a paixão fala mais alto: 86% do público assiste ao vivo a 16 corridas ou mais por temporada. Esse alto percentual vem do fato de que 90% das pessoas que acompanham a F1 estão emocionalmente interessadas nos resultados.

O setor automotivo, que tem tudo a ver com esse público, então pode aproveitar a alta visibilidade dos conteúdos para se destacar tanto na mídia off-line quanto no meio digital.

Por que as concessionárias precisam investir em publicidade?

Atenção e confiança para as marcas do setor automotivo

Ainda em 2020, na última temporada de F1 exibida pela Globo e suas afiliadas regionais, o público alcançado pela televisão foi de 79 milhões de pessoas no Brasil, conforme os números da Kantar.

A audiência cresceu desde então e agora temos um brasileiro por quem vibrar entre os pilotos titulares. Gabriel Bortoleto fez uma excelente estreia na F1 pela Sauber em 2025 e promete seguir em evolução, agora sob a escuderia Audi, atraindo uma maior atenção da torcida nacional.

Dos intervalos das transmissões ao vivo à cobertura do ge, todo o conteúdo em torno da Fórmula 1 serve de vitrine para as marcas do setor automotivo.

Além da visibilidade, os anunciantes ganham mais confiança com essa presença na mídia. Segundo a pesquisa “Jornada de compra automotiva 2025”, 75% dos brasileiros não veem credibilidade em marcas que não anunciam seus carros. Oito em cada dez consumidores também dizem que os negócios deixam de ser lembrados quando desaparecem do olhar público.

Quer saber como aproveitar as oportunidades da Fórmula 1 no setor automotivo de Santa Catarina? Receba as dicas dos consultores da NSC pelo WhatsApp.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui