10 estatísticas de vídeo marketing que você precisa saber

14/03/2024

Marketing

10 estatísticas de vídeo marketing que você precisa saber

Nove em cada dez negócios usam o vídeo como parte da estratégia de comunicação em 2024, de acordo com a Wyzowl. Além disso, entre aqueles que ainda não utilizam esse recurso, 68% planejam começar a fazê-lo ainda neste ano.

Nesse sentido, a HubSpot revela que os vídeos curtos são o formato de conteúdo em que os profissionais de marketing mais devem investir em 2024.

Ter essa estratégia de vídeo marketing hoje é fundamental para as marcas. Acima de tudo, porque dá um resultado bastante positivo. Os dados da Wyzowl mostram que ela trouxe um bom retorno do investimento em 90% dos casos e, para 87% dos profissionais da área, a produção de vídeo está diretamente relacionada ao aumento das vendas.

Então, se você pretende investir nessa área ou ainda está na dúvida, o Negócios SC traz agora dez estatísticas de vídeo marketing que você precisa conhecer. Acompanhe!

10 estatísticas de vídeo marketing em 2024

Anualmente, a Wyzowl divulga uma pesquisa sobre o uso do marketing de vídeo pelas empresas. Estes são os destaques de 2024 para inspirar sua estratégia.

1) 88% dos profissionais consideram o vídeo importante

Quando 91% dos negócios estão produzindo vídeo, é fácil entrar na onda apenas para não ficar de fora dessa tendência. Mas a necessidade de uma estratégia de vídeo marketing é justificada pelo fato de que 88% dos profissionais consideram o vídeo como uma parte importante da comunicação da marca.

2) Um terço das marcas não usa vídeo por falta de tempo

Se tantas marcas consideram o vídeo importante, o que explica a pequena parcela de negócios que não têm uma estratégia definida?

Segundo a Wyzowl, um terço (33%) dessas marcas declararam falta de tempo. Outros 20% não possuem orçamento para isso, enquanto 15% não sabem como começar.

Ou seja, o obstáculo está na produção, e não na falta de bons resultados com a estratégia de vídeo.

3) Seis em cada dez empresas terceirizam a produção de vídeo

Uma solução crescente para os desafios da produção tem sido a terceirização dos vídeos. Em 2023, 60% das empresas criavam esse tipo de conteúdo apenas internamente. Mas o percentual caiu para 38% em 2024. Com isso, 62% agora contam com parceiros na área.

Leia também: Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC

Parcerias especializadas na produção de vídeo facilitam a estratégia das marcas. (Foto via Freepik)

4) Estratégia de vídeo traz bom retorno para 90% dos profissionais

A percepção sobre o retorno do investimento em vídeo melhorou com o passar do tempo. Há oito anos, 76% dos profissionais de marketing afirmavam que essa estratégia trazia um bom ROI. Já em 2024, são 90%.

Podemos explicar esse retorno pela perspectiva do consumidor. Nove em cada dez pessoas já assistiram a um vídeo para saber mais sobre um produto ou serviço, sendo que oito delas foram convencidas a comprar. Além disso, 89% do público quer ver mais vídeos das marcas.

5) 60% dos profissionais usam engajamento como métrica

Na hora de definir o que é o sucesso de uma estratégia de vídeo marketing, é preciso ter em mente que as métricas podem enganar. O alerta é ainda maior quando falamos de métricas de vaidade, como as curtidas nas redes sociais.

Nesse sentido, 60% dos profissionais usam o engajamento com o vídeo para definir o sucesso da estratégia. É válido considerar esse aspecto, mas é mais importante avaliar o impacto do conteúdo no meio e no fundo do funil de vendas. É aí que o resultado do vídeo realmente materializa-se.

6) Vídeo marketing gera leads para 87% das marcas

Uma prova de que o marketing de vídeo por ir muito além do engajamento nas redes sociais está na geração de leads. Como apontam as estatísticas da Wyzowl, 87% das marcas tiveram o auxílio do vídeo para gerar novos contatos.

7) Vídeos de 30 a 60 segundos são preferidos

Quando perguntados sobre os formatos de vídeo que funcionam melhor, os profissionais de marketing revelaram ampla preferência por vídeos curtos. Mais precisamente, por conteúdos de 30 a 60 segundos.

Qual duração funciona melhor?

No entanto, é preciso analisar o que funciona melhor para sua empresa e para seu objetivo. Um vídeo para o TikTok ou de demonstração para o e-commerce pode ser curto, mas um vídeo educativo ou de testemunho de cliente pede um conteúdo mais longo.

Leia também: Descubra as tendências de vídeo para 2024 na TV e internet

8) 90% aumentaram o reconhecimento da marca com vídeo

Outra forma como a estratégia de vídeo marketing pode ajudar é aumentando o reconhecimento da marca. Nove em cada dez profissionais entrevistados em 2024 relataram esse efeito.

9) Vídeo aumentou o tráfego de 86% das marcas

A Gartner estima que o tráfego dos sites cairá 25% até 2026 com a ascensão das buscas auxiliadas por inteligência artificial generativa.

Diante disso, uma boa medida é investir na produção de vídeos, já que 86% das marcas tiveram aumento de tráfego on-line com essa estratégia.

10) 87% dos negócios aumentaram as vendas com vídeo

Para completar, um dado essencial para lembrar é o de que 87% das marcas puderam aumentar as vendas ao investir em vídeo. Então, vale o investimento?

Leia também: Descubra 3 vantagens de anunciar na TV com o Vídeo Express

Soluções da NSC para sua estratégia de vídeo marketing

Para você que deseja produzir vídeo para sua marca, mas não sabe como começar, está na hora de descobrir as soluções da NSC.

Entre as dezenas de formatos para divulgar seu negócio, você tem opções de branded content em vídeo, transmissões ao vivo para TV, redes sociais e muitas outras possibilidades com a empresa líder em comunicação em Santa Catarina.

Na publicidade da marca, também é possível contar com o Vídeo Express. Esse é um serviço exclusivo para a criação de anúncios com investimento acessível e entrega rápida.

Ou, se prefere fazer por conta própria, o Simulador de Campanha da NSC permite que você crie anúncios de maneira prática. Basta incluir a veiculação de mídia na NSC TV ao final da simulação, selecionar a opção “Produzir pela plataforma” e seguir o passo a passo da ferramenta.

Veja como é fácil! Experimente o Simulador de Campanha da NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui