O agronegócio é um dos motores que levam a economia brasileira à frente. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), calcula que ele pode responder por 21,8% do produto interno bruto (PIB) nacional em 2024. Em Santa Catarina, a NSC oferece um impulso a mais para o setor e, consequentemente, para o Estado e o País por meio do marketing.
Saiba como a NSC pode contribuir para o agronegócio catarinense:
- geração de demanda;
- abertura de mercados;
- reconhecimento da marca;
- e valorização do setor junto ao público.
Entenda abaixo como isso é possível com os exemplos dos cases de sucesso e projetos da NSC para o setor.
4 formas como a NSC impulsiona o marketing no agronegócio em Santa Catarina
1) Geração de demanda
O agronegócio traz uma grande contribuição para o comércio exterior de Santa Catarina. Como aponta o Observatório FIESC, três dos cinco produtos mais exportados pelo Estado têm relação direta com o setor: as carnes de aves, a carne suína e a soja.
No entanto, o mercado interno também é muito importante para o agronegócio catarinense, especialmente em um momento de incertezas quanto ao cenário global.
Aí entra a NSC. O maior hub de comunicação em Santa Catarina não apenas atrai mais consumidores no Estado, como é capaz de distribuir conteúdos em uma ampla gama de formatos e meios para chamar a atenção aos produtos do agronegócio.
Por exemplo, uma estratégia de comunicação multimídia da NSC fez com que Santa Catarina liderasse as buscas por carne suína no Brasil. Isso foi possível graças ao foco na geração de demanda junto ao consumidor final. Por meio de informações acessíveis sobre alimentação e, principalmente, receitas deliciosas envolvendo a carne suína para aumentar o interesse orgânico do público.
Conectar o campo à mesa é um dos maiores desafios no marketing do agronegócio. Mas a NSC sabe como contextualizar os produtos no dia a dia do consumidor de formas atrativas e com conteúdo de qualidade.
Veja as tecnologias do agronegócio que revolucionam o setor.
2) Abertura de mercados
Há diversos itens regionais com potencial de crescimento dentro do próprio Estado. Inclusive, Santa Catarina vem aumentando a lista de produtos com indicação geográfica nos últimos anos, como a uva Goethe, as bananas de Corupá e Luiz Alves, o mel de melato da bracatinga e a Linguiça Blumenau. Todos são motivos de orgulho para os catarinenses e merecem ser devidamente apreciados em todo o território estadual.
Mas como aumentar a demanda por produtos do gênero? Uma estratégia interessante nesse sentido é abordar não só o produto final, já no contexto da indústria alimentícia, mas toda a cadeia produtiva.
A NSC tem experiências de sucesso em mostrar os cuidados envolvidos da agricultura e na pecuária, quem são as pessoas que colocam os alimentos na mesa dos catarinenses, quais são os benefícios do consumo deles e como incluí-los na rotina. Um bom exemplo nessa área é o projeto Agro 5.0, para o qual a NSC gera conteúdo multiplataforma que reverbera as pautas do setor.
Conheça as aplicações da inteligência artificial no agronegócio.
3) Reconhecimento da marca
Além de fortalecer o marketing do agronegócio como um todo, os veículos da NSC ajudam a aumentar o reconhecimento de marcas específicas no setor. Isso é possível graças ao amplo alcance em Santa Catarina, à maior atenção da audiência nas mídias tradicionais e, por conseguinte, à maior lembrança dos anunciantes no longo prazo.
A televisão, por exemplo, é reconhecida como uma fonte de lembrança da marca mais eficiente que outras telas. Esse efeito foi analisado em um estudo da Hub Entertainment Research, comparando a TV, o computador e o celular. No aparelho televisor, 62% da audiência conseguiu lembrar-se de metade ou mais dos anunciantes. Enquanto isso, o celular teve um desempenho de 46%, com o computador ficando em terceiro lugar, na casa de 45%.
A força do cooperativismo em Santa Catarina em números.
4) Valorização do agronegócio
Investir no marketing do agronegócio catarinense é torná-lo mais competitivo até mesmo frente a concorrentes internacionais. Veja o caso das uvas catarinenses: elas dão origem a vinhos premiados nos maiores concursos do Brasil e do mundo. O mel produzido no Estado também já foi eleito o melhor em nível global em diversas ocasiões.
Entretanto, para competir pelo reconhecimento do público, o agronegócio de Santa Catarina precisa investir mais na própria marca. Se hoje determinados países ou territórios são famosos por esta ou aquela produção, é porque construíram uma imagem em cima disso. Santa Catarina pode fazer o mesmo.
A NSC oferece nesse sentido projetos personalizados que aumentam a identificação dos consumidores com a produção do campo. Contando-se as histórias dos envolvidos, os processos, a tradição e as particularidades de cada produto, os catarinenses terão ainda mais motivos para se orgulharem e serem fiéis ao que o Estado produz.
Inspire-se com os cases de sucesso em conteúdo para conhecer melhor as soluções da NSC no marketing do agronegócio.