5 dicas para aumentar as vendas no comércio em datas comemorativas

17/03/2025

5 dicas para aumentar as vendas no comércio em datas comemorativas

A jornada de compra dos brasileiros começa na internet. Esse fato é ainda mais evidente nas datas comemorativas e sazonais, quando os consumidores iniciam a busca com semanas ou até meses de antecedência. Então, se você deseja aumentar as vendas no comércio, ter um e-commerce é o jeito certo de largar na frente.

Mas é preciso estar presente nos canais certos. O estudo “E-commerce Trends 2025”, de Octadesk e Opinion Box, revela que os sites e as lojas virtuais são os canais de compras on-line usados com maior frequência pelos brasileiros. Eles vêm à frente de marketplaces, aplicativos e das redes sociais.

Enquanto a presença digital impulsiona as vendas, ter uma loja virtual própria é o que de fato potencializa seu negócio para o sucesso. Apesar disso, apenas 18,2% dos pequenos negócios catarinenses estão vendendo dessa forma, de acordo com o Sebrae Santa Catarina. Agora, a escolha da ferramenta certa pode transformar o varejo no Estado.

Confira o podcast sobre e-commerce na prática

Como aumentar as vendas no e-commerce em datas comemorativas?

O comportamento do consumidor traz lições valiosas para otimizar sua estratégia de e-commerce. Acompanhe cinco delas abaixo.

1) Ter uma loja virtual própria

Quase dois terços dos consumidores conectados no Brasil compram com maior frequência em sites e lojas virtuais. A primeira dica, então, é ter um canal direto de vendas pela internet. Isso transformará seu negócio em uma máquina de vendas disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Mas é preciso considerar que a maioria dos empreendedores brasileiros no meio digital têm equipes pequenas ou estão sozinhos. Ter uma loja virtual pode parecer algo complicado nesses casos.

Aí entram soluções como a Nuvemshop, a plataforma de e-commerce líder na América Latina. Ela é a escolha de 150 mil lojistas, do microempreendedor individual ao varejista com milhões de reais em vendas no comércio on-line.

A facilidade no uso é uma das maiores vantagens da Nuvemshop. Qualquer profissional pode criar uma loja na plataforma — hoje mesmo — a partir de 60 temas e milhares de aplicativos para personalizar seu e-commerce.

2) Oferecer mais opções de entrega

Quem compra no comércio virtual em datas comemorativas e sazonais é especialmente atento à entrega. Afinal, o valor do frete pode não compensar uma promoção da Black Friday, ou o presente do Dia das Mães pode não chegar a tempo.

A entrega compõe dois dos três fatores que mais influenciam os brasileiros a comprar on-line, segundo o “E-commerce Trends 2025”. Nesse sentido, o frete grátis vem em primeiro lugar, com 72%, seguido por promoções (61%) e prazo de entrega (48%).

Essa é outra vantagem de ter sua loja virtual na Nuvemshop. Conforme o plano escolhido, você tem a integração com mais de 30 opções de envio, o que traz mais conveniência para o seu consumidor.

3) Proporcionar a melhor experiência de compra

A facilidade de compra também está entre os fatores que mais influenciam o público. Além disso, é um diferencial competitivo para os negócios, já que é mais difícil competir com o preço, especialmente entre as pequenas empresas. Nesse aspecto, a Nuvemshop oferece um checkout até cinco vezes mais rápido, o que otimiza a conversão da loja virtual.

4) Caprichar nas descrições de produtos

Oito em cada dez entrevistados por Octadesk e Opinion Box já deixaram de comprar um produto por medo de não ser o que imaginavam. No caso das datas comemorativas, um quinto dos consumidores na última Black Friday trocaria de loja por outra em que os produtos tivessem mais informações, diz uma pesquisa da Globo.

Os dados evidenciam a necessidade de a loja virtual fornecer descrições completas e relevantes para os usuários. Um passo simples como esse é capaz de aumentar as vendas no comércio virtual.

5) Fidelizar os clientes

Sua empresa fez tudo certo: criou uma loja virtual com a melhor experiência de compra, descrições detalhadas dos produtos e opções de frete diversas. O consumidor comprou. O que fazer a seguir?

Invista nesse cliente para que ele retorne na próxima data comemorativa. Por sinal, a Nuvemshop tem uma solução interessante nesse sentido. A plataforma conta com uma ferramenta de automação de e-mail marketing para o envio de mensagens personalizadas aos compradores, ajudando a fidelizar o público e reduzindo os custos de conversão.

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Ter um e-commerce eficiente pode alavancar seus resultados não só nas datas comemorativas, mas durante o ano todo.

A Nuvemshop então surge como a escolha óbvia quando o assunto é loja virtual. São mais de 13 anos de mercado, com uma plataforma que integra soluções de envios, pagamentos e marketing em um só lugar.

Além da facilidade de uso, há planos para empresas de todos os tamanhos. Clique no link abaixo e receba 50% de desconto por 3 meses nos planos Essencial e Impulso para empreendedores catarinenses* graças à parceria Negócios SC e Nuvemshop.

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