5 dicas para maximizar seu investimento em mídia em 2024

12/01/2024

Comunicação

5 dicas para maximizar seu investimento em mídia em 2024

O investimento em mídia e publicidade deve crescer 4,6% em 2024, chegando à marca de 752,8 bilhões de dólares, segundo a previsão global da Dentsu para o ano. Esse ritmo de crescimento supera o de 2023, quando aumentou 2,7% em relação a 2022.

A expectativa para o Brasil é ainda mais positiva. Estima-se que o investimento em mídia no País crescerá 8,1% em 2024, atingindo os 15,7 bilhões de dólares, e pode evoluir outros 12,9% em 2025.

O destaque do mercado de mídia brasileiro fica por conta da televisão, que deve aumentar o orçamento em 9% nesse meio em 2024. Desse modo, a TV representará 48,2% do valor investido em publicidade no Brasil.

Quer saber agora como potencializar seu investimento em mídia? Veja as dicas da empresa líder em comunicação em Santa Catarina e descubra como a NSC pode ajudar seu negócio.

5 dicas para potencializar seu investimento em mídia

Para ter o melhor resultado com a comunicação da marca, primeiramente são necessárias duas tarefas: defender o orçamento de marketing e investir o mínimo necessário.

Muitas empresas não estão obtendo os resultados esperados simplesmente porque não investem o suficiente. Nesse caso, recomendamos baixar nosso guia O Caminho do Marketing de Sucesso para conhecer os valores de base para investir.

1. Faça sua estratégia de mídia com antecedência

Uma ótima maneira de garantir as melhores oportunidades em mídia é planejar-se com antecipação. Especialmente quando se trata de meios como a televisão e a rádio, em que os espaços são limitados, a antecedência permitirá encontrar os horários e projetos ideais para sua marca.

Por outro lado, um risco de deixar a estratégia de mídia para mais tarde é não poder rodar as campanhas com o período ou a frequência necessários para obter os melhores resultados. Além disso, se a sua empresa não estiver presente na mídia, seu concorrente com certeza estará. Antecipe-se e garanta seu lugar aos olhos e ouvidos do público.

Leia também: Planeje-se para as datas comerciais e eventos de 2024

Não perca tempo e planeje as ações da marca com a NSC. (Foto via Freepik)

2. Diversifique o investimento de mídia

De acordo com o relatório Inside Advertising 2023, da Kantar IBOPE Media, nove das dez marcas mais valiosas no Brasil investem em cinco meios de comunicação ou mais. Até mesmo empresas nativas do ambiente digital, como o Nubank, apostam na diversificação da comunicação para alcançar o público em várias frentes.

O efeito positivo de diversificar o investimento em mídia já foi comprovado por diferentes estudos. Por exemplo, ao analisar campanhas de vídeo, a Spectrum Reach e a Magna Global descobriram que é melhor anunciar em três plataformas que em uma somente. Combinando uma estratégia de TV linear, TV conectada e celular, a intenção de compra cresceu 13%, em média.

Então, ao montar sua estratégia, considere novas possibilidades e o impacto de ir além da internet. Cada meio tem vantagens próprias que podem contribuir de diferentes maneiras para o retorno do investimento.

Leia também: Estudo comprova: comunicação multiplataforma dá resultado

3. Segmente suas campanhas para o público certo

Não segmentar a comunicação da marca fará seu negócio desperdiçar o orçamento de mídia. Entretanto, há três erros que você deve evitar na segmentação: criar campanhas sem dados, usar dados limitados e não compreender o consumidor.

Inclusive, uma lição importante trazida pelo estudo Beyond Bias, da Kantar IBOPE Media, é que você deve ir além dos dados demográficos para estabelecer o público certo para sua marca. Isso exige um profundo conhecimento do consumidor, partindo tanto da sua empresa quanto dos seus parceiros de mídia.

Nesse sentido, a NSC oferece soluções complementares para encontrar o público certo para seus anúncios. Por exemplo, você pode segmentar campanhas por interesses, intenção de compra, localização e remarketing, compondo um perfil muito mais aprofundado do consumidor. Assim, é possível otimizar o investimento em mídia.

Leia também: Segmentação de campanhas: vá além dos dados demográficos

4. Turbine seu alcance de mídia com a NSC TV

Como vimos acima, a televisão deve liderar o investimento em mídia e publicidade no Brasil em 2024. Mas não é qualquer emissora que trará o retorno esperado para seu negócio.

Em Santa Catarina, a NSC TV é líder de audiência o ano inteiro, segundo a Kantar IBOPE Media. Mais que isso, a audiência dela é maior que o dobro das demais emissoras abertas do Estado juntas.

Tal desempenho garante um alcance mais amplo e mais rápido entre o público catarinense. Dados de novembro de 2023 da Kantar IBOPE Media mostram que, no período da tarde, a NSC TV alcança em apenas quatro dias mais telespectadores do que as duas principais concorrentes atingem em 30 dias.

Essa velocidade de alcance da NSC TV ajuda sua marca a fazer muito mais com a comunicação em menos tempo.

Leia também: Dados impressionantes da audiência da NSC TV em 2023

5. Aproveite o Simulador de Campanha

Uma das maiores tendências de mídia para 2024 é o uso da inteligência artificial. Isso porque a tecnologia possibilita otimizar seu investimento em mídia de uma forma rápida e prática, como demonstrado pelo Simulador de Campanha da NSC.

A ferramenta permite simular de forma gratuita suas campanhas com a NSC, oferecendo sugestões de mídias ideais para falar com seu público-alvo. A solução é personalizada para seu tipo de negócio, seu perfil de consumidor e o orçamento disponível.

Quer ver como é fácil aproveitar essa tecnologia? Experimente agora o Simulador de Campanha da NSC.

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