Oito em cada dez brasileiros conectados seguem influenciadores digitais nas redes. Mais ainda, 69% desse público já comprou algum produto recomendado pelos produtores de conteúdo na internet, segundo o Opinion Box e a Influency.me. Então, para quem deseja aumentar as vendas na Black Friday, o marketing de influência revela-se uma ótima estratégia.
Saiba como usar influenciadores digitais na Black Friday:
- para mais de um terço dos seguidores, a opinião dos criadores é importante;
- quase metade das pessoas influenciadas já comprou na categoria de cosméticos;
- mais da metade dos consumidores tiveram interesse nos produtos promovidos;
- as redes sociais são fundamentais, mas não se esqueça dos meios off-line.
Fique por dentro do assunto com os dados e as dicas a seguir.
O quanto os influenciadores digitais realmente influenciam?
É raro encontrar um brasileiro que não siga um influenciador nas redes sociais. Na faixa etária entre os 16 e 29 anos, isso é ainda mais difícil, como destaca o relatório “Influenciadores Digitais”. Nove em cada dez jovens conectados seguem alguma personalidade do gênero. Mas, mesmo entre o público mais maduro, 67% acompanham produtores de conteúdo na internet.
A rede social favorita para acompanhar os influenciadores digitais é o Instagram, mencionado por 91% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o YouTube (54%), o Facebook (30%) e o TikTok (28%).
Faz sentido que as duas redes preferidas nesse sentido sejam o Instagram e o YouTube, já que o formato de conteúdo on-line que os brasileiros mais gostam de consumir são vídeos curtos. Metade do público prefere assistir a vídeos de até três minutos.
Agora, a questão essencial é: o marketing de influência funciona?
O relatório “Influenciadores Digitais” aponta que, para 34% dos seguidores, a opinião dos criadores na internet é importante ou muito importante. Ainda mais interessante é o fato de que sete em cada dez internautas já compraram os produtos recomendados. As categorias de cosméticos, roupas e educação são as mais beneficiadas nesse caso.
Categorias de produtos com maior influência:
- cosméticos: 45% já compraram;
- roupas: 40% já compraram;
- cursos: 40% já compraram;
- livros: 33% já compraram;
- maquiagens: 33% já compraram;
- alimentos e bebidas: 27% já compraram;
- sapatos: 20% já compraram;
- aplicativos: 19% já compraram;
- itens esportivos: 19% já compraram.
Ou seja, o marketing de influência tem sim o potencial de impactar as vendas na Black Friday. Falaremos mais sobre isso adiante.
Conheça os conteúdos favoritos dos brasileiros no Instagram.

Vídeos curtos e informativos têm a preferência dos seguidores. (Foto via Freepik)
Black Friday: o impacto do marketing de influência na data?
Outra pesquisa do Opinion Box, desta vez em parceria com a MField, traz dados específicos sobre o papel dos influenciadores digitais na Black Friday. Foram mais de 2 mil pessoas entrevistadas no País e 59% do público lembra-se de campanhas com influencers em anos anteriores.
A avaliação geral dos consumidores é bastante positiva em relação às estratégias de marketing de influência para a Black Friday. Quase sete em cada dez brasileiros conectados (65%) acham que ações com influenciadores geram valor para as marcas.
O impacto dos influenciadores na Black Friday:
- 51% dos seguidores tiveram mais interesse no produto;
- 50% se sentiram mais próximos das marcas anunciantes;
- e 56% já compraram após serem impactados por ações na data.
Aí estão mais alguns bons motivos para incluir o marketing de influência na sua estratégia de comunicação do final do ano.
10 ferramentas de redes sociais para facilitar sua vida.
Ideias de ações com influenciadores na Black Friday
Quer fazer parcerias com influenciadores digitais? Ótimo! Aqui apresentamos algumas dicas de ações a partir dos insights da YOUPIX.
1. Descontos exclusivos
Nesse tipo de ação, o criador de conteúdo recebe um código de desconto exclusivo para compartilhar entre os seguidores. Isso é bom porque, de acordo com a MField e o Opinion Box, 34% seguem influenciadores que divulgam descontos e promoções.
2. Lives de compras
O relatório “E-commerce Trends 2025” revela que metade dos internautas brasileiros já compraram produtos após assistir a uma transmissão de vídeo ao vivo da marca. Para isso, as plataformas mais populares são o Instagram e o YouTube.
3. Unboxing, avaliações de produtos e tutoriais
Estes são três dos tipos de conteúdo favoritos pelos seguidores, conforme diz a pesquisa para a Black Friday. Os tutoriais aparecem no topo da lista, com 48% das menções do público. Tais conteúdos são estratégicos porque mostram o produto na prática, o que ajuda a tirar dúvidas dos consumidores e a convencer os indecisos.
4. Spoilers de promoções
Outra forma de dar um aspecto de exclusividade à parceria, sem apostar nos descontos específicos, são as “fofocas” divulgadas pelos influenciadores sobre as promoções que a marca fará.
5. Marketing de influência on e off
Um jeito eficiente de otimizar o retorno da sua estratégia é integrar os canais on-line e off-line. A NSC oferece soluções para divulgar sua campanha com a chancela de comunicadores amados pelo público catarinense tanto nas redes sociais quanto na rádio e na televisão.
4 dicas para sua estratégia de marketing de influência.
Incluindo os influenciadores digitais na comunicação da marca
Por que ter uma estratégia de marketing de influência?
Diferentes pesquisas do Opinion Box destacam o impacto dessas ações na venda. Sete em cada dez brasileiros conectados já compraram algo por indicação de influenciadores na internet. As categorias com maior influência são cosméticos, roupas e cursos.
Qual é o papel dos influenciadores na Black Friday, em especial?
As ações com esses produtores de conteúdo geram valor para as marcas, segundo a opinião de 65% dos consumidores. E 56% já compraram após serem impactados por ações na data.
Que tipo de ações ajudam a aumentar as vendas na Black Friday?
Descontos exclusivos para influenciadores parceiros; lives de compras; vídeos de unboxing, avaliações e tutoriais; spoilers de promoções; e a integração de canais on e off são boas práticas para vender mais com a estratégia de marketing de influência.
Veja agora como divulgar suas promoções para milhares de consumidores em Santa Catarina com a ajuda da NSC.