5 passos para atrair pacientes em clínicas de saúde

19/02/2026

5 passos para atrair pacientes em clínicas de saúde

Atrair pacientes é o maior desafio das clínicas de saúde no Brasil, de acordo com o “Panorama das Clínicas e Hospitais 2025”, realizado pela Doctoralia e pela Feegow. Os dados presentes nesse estudo então oferecem um caminho para as empresas do setor conquistarem a atenção e a confiança do público. O Negócios SC mostra a seguir quais são os passos necessários, acompanhe!

Insights para atrair pacientes em clínicas de saúde:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Como atrair pacientes em clínicas de saúde em 5 passos

O “Panorama das Clínicas e Hospitais 2025” entrevistou 1.048 profissionais em 26 estados do Brasil. As respostas permitem identificar alguns problemas comuns e também as soluções para o desafio da aquisição de clientes.

1) Investir em marketing na saúde

O estudo aponta que 71% das instituições no País investem em marketing. Então, por que a nossa primeira dica é justamente investir nisso?

A maioria das clínicas de saúde fazem somente o “feijão com arroz” e aí está o problema:

As empresas que não tratam o marketing como prioridade tampouco são priorizadas pelos consumidores. 

Porém, investir em marketing médico não é simplesmente colocar mais dinheiro na comunicação de qualquer jeito. É alocar recursos com estratégia e nos canais certos para impactar o público-alvo.

Veja como tornar sua estratégia de marketing irrelevante.

2) Construir a marca além das redes

Entre as clínicas de saúde e hospitais que investem em marketing, 63% fazem anúncios pagos no Facebook/Instagram Ads e 61% trabalham com Google Ads.

O marketing digital continua importante para os negócios, mas é preciso considerar duas situações. A primeira delas é a queda de engajamento nas redes sociais, forçando os anunciantes a gastar cada vez mais para terem algum resultado. A segunda refere-se à fragmentação das buscas on-line para além do Google.

Enquanto isso, as mídias tradicionais como a televisão e o rádio seguem com um alcance enorme e lideram a confiança do público, duas características essenciais para a comunicação na área da saúde. Os Laboratórios Osório de Moraes tiveram resultados positivos anunciando na Itapema FM, por exemplo.

Para atrair pacientes é preciso estar onde as pessoas estão. Mais de 193 milhões de brasileiros viram a programação da Globo na TV aberta em 2025 e o rádio alcança quase 80% da população nas principais regiões metropolitanas do País, segundo a Kantar. 

7 mitos do marketing digital que estão atrasando sua empresa.

3) Criar autoridade com conteúdo patrocinado

A criação de conteúdo para as redes sociais continua uma estratégia válida. No entanto, qualquer profissional de saúde que já se arriscou a gravar um vídeo para o Instagram ou o TikTok sabe que falar na frente da câmera é mais difícil do que parece, ocupa muito tempo e precisa de constância para gerar algum resultado.

Felizmente, há outra estratégia mais fácil: o marketing de conteúdo patrocinado nas mídias tradicionais. Aí entram, de novo, a televisão e o rádio, assim como o jornalismo digital e os podcasts de grandes veículos.

Essa opção entrega visibilidade qualificada sem o trabalho de criar conteúdo por sua conta. A própria NSC tem uma equipe multidisciplinar para pensar na estratégia para sua marca, produzir materiais em diferentes formatos com qualidade e distribuir a mensagem no maior hub de comunicação em Santa Catarina.

Impulsione sua estratégia de marketing de conteúdo com a NSC.

4) Estimular as avaliações de pacientes

De olho na jornada do paciente, o “Panorama das Clínicas e Hospitais” também perguntou aos clientes como escolhiam clínicas de saúde ou outras instituições do gênero. A resposta mais citada foi “mais opiniões”.

O público da saúde, talvez mais que em qualquer outro setor, está de olho nas avaliações das empresas e dos profissionais. O boca a boca moderno é uma caixa de comentários.

Daí a importância de estimular as avaliações positivas tanto nos próprios canais quanto em sites agregadores da área médica. Um simples lembrete por e-mail ou WhatsApp com um link para avaliar o serviço já pode ajudar.

Dados mostram como os brasileiros procuram cuidar da saúde.

5) Resolver o gargalo do agendamento de consultas

Você decidiu investir no marketing da sua clínica de saúde, está fortalecendo a marca e gerando autoridade com conteúdo além das redes sociais, e agora?

Se não tiver uma estrutura eficiente, ainda verá certa dificuldade em transformar os novos contatos em pacientes, porque há um gargalo notório na hora de agendar as consultas.

Os dados de Doctoralia e Feegow mostram que 33% dos agendamentos no Brasil acontecem fora do horário comercial. Nesses casos, sua empresa oferece o serviço de marcação 24h por dia, como no autoagendamento on-line? Aí sim a jornada fica completa.

Acompanhe as novidades do Negócios SC para o setor da saúde diretamente no seu e-mail assinando nossa newsletter.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui