Sete em cada dez empresas no Brasil não batem as metas de marketing, de acordo com a RD Station. Muitas seguem até a mesma fórmula de “sucesso”, sem entender por que não alcançam os resultados desejados. Então, se você também deseja ter uma estratégia de marketing irrelevante e desperdiçar o orçamento do seu negócio, veja a seguir cinco passos para isso.
Como fracassar com sua estratégia de marketing:
- 41% dos profissionais não veem uma cultura de dados presente onde trabalham;
- uma comunicação apenas nas redes sociais limita os resultados da marca;
- subestimar a TV e o rádio é ignorar quase 10 horas de consumo diário;
- falta de consistência é outro erro comum das empresas que não batem metas.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O guia definitivo para tornar sua estratégia de marketing irrelevante
1) Ignorar os dados
De acordo com a McKinsey, empresas que baseiam suas estratégias em dados têm 23 vezes mais chances de conquistar novos clientes em comparação com as demais.
Este é o momento de você se perguntar o que motiva suas decisões de marketing. É o que simplesmente acha? É uma opinião que não se sustenta em números concretos? É uma moda do momento?
A realidade é que 41% dos profissionais no Brasil não reconhecem uma cultura de dados dentro das próprias empresas, segundo o relatório “Data Trends 2024” de Looqbox e Opinion Box. Além disso, 20% julgam que falta clareza sobre o processo decisório e 17% percebem que as decisões são feitas com base em intuição, opinião ou experiências anteriores.
Esse é o primeiro passo para falhar com sua estratégia de marketing porque impedirá de ver um caminho claro para ter melhores resultados no longo prazo.
Dicas para começar o marketing de pequenas empresas em SC.
2) Investir só no digital
Se a mídia digital fosse uma solução definitiva para a comunicação das marcas, as empresas nativas da internet não estariam entre os maiores anunciantes em televisão e rádio. Não teríamos, por exemplo, a Amazon patrocinando a novela das nove na Globo, ou o Mercado Livre e o iFood no Big Brother Brasil.
É claro, você pode considerar que a estratégia de marketing das marcas mais valiosas no Brasil está errada. Elas devem investir em seis ou mais canais de comunicação simultâneos, entre televisão, rádio e impressos, além da internet, por algum equívoco.
Ou, talvez, elas saibam que as mídias on e off funcionam melhor quando integradas. Segundo o Media Reactions 2025, em média, 45% do impacto de uma campanha nos indicadores-chave de desempenho vem da ação conjunta entre diferentes mídias.
Veja como impulsionar seu marketing digital com a mídia off-line.
3) Subestimar a mídia tradicional
Só no primeiro semestre de 2025, 193 milhões de pessoas no Brasil assistiram à Globo e às suas afiliadas regionais, como a NSC TV em Santa Catarina. Isso está nos dados da Kantar, que também diz: os brasileiros passam, em média, 5 horas e 38 minutos por dia vendo televisão.
Enquanto isso, o rádio é ouvido por oito em cada dez pessoas nas 13 principais regiões metropolitanas do País. O tempo médio de consumo diário é de 3 horas e 47 minutos.
Mas não estamos falando somente de alcance ou consumo quando o assunto é subestimar a mídia tradicional. Há também a questão do resultado direto para os anunciantes.
Esse é o caso do rádio. Uma pesquisa da Audacy aponta que 56% das pessoas que ouviram anúncios no meio pesquisaram mais informações dos anunciantes e 41% já compraram algum produto anunciado.
ROI da publicidade em áudio é até 32% maior que a média.
4) Focar somente em campanhas promocionais
Uma marca forte não se constrói com descontos e promoções. É preciso fortalecer a comunicação em torno da própria imagem do negócio.
Segundo a Analytic Partners, no relatório ROI Genome, essa tática tem um melhor desempenho em 80% das vezes. E investir no reconhecimento da marca é 60% mais efetivo no longo prazo.
O ideal é ter uma mescla na estratégia de marketing: parte dedicada à comunicação mais promocional, parte focada na construção da marca.
Cases de sucesso: empresas catarinenses que se destacaram com a NSC.
5) Anunciar sem consistência
Quanto menor o porte da marca, mais constante ela precisa ser na mídia. Até as grandes, que se sustentam com clientes fiéis, presença em milhares de pontos de venda e uma construção de imagem no longo prazo, sabem que a ausência no meio publicitário afeta a participação de mercado e as vendas.
Anunciar esporadicamente é um dos motivos por que tantas empresas não veem resultados com a publicidade. O verdadeiro retorno é cumulativo, daí a importância de ser consistente com as ações.
Então, quer parar de desperdiçar o orçamento com marketing? Baixe agora nosso guia 10 erros que fazem sua empresa perder dinheiro.


