7 tendências de marketing para 2023 ser o ano da sua marca

27/01/2023

Marketing

7 tendências de marketing para 2023 ser o ano da sua marca

Todo ano surgem listas e mais listas de tendências de marketing para seguir. Entre figuras repetidas e algumas novidades, sempre há aquela preocupação: sua marca está acompanhando as últimas práticas do mercado?

Mas as tendências de marketing para 2023 trazem uma grande mudança nesse contexto. O consumidor está muito mais intencional, portanto os negócios precisam agir com propósito para conquistá-lo.

Isso quer dizer que a construção da marca na mente do público não deve focar apenas na forma, mas também na essência.

Então, mais do que saber o que o mercado está fazendo, é importante entender o porquê. Ou seja, como esta ou aquela tendência para 2023 ressalta algo essencial na relação com o consumidor. Acompanhe a explicação e aprofunde-se no assunto!

7 tendências de marketing para 2023

1. A marca como aliada do consumidor

De acordo com a Deloitte, 52% dos executivos de marketing estão preocupados com a economia em 2023. Mas não somente deles. Esse pensamento também ronda a mente dos consumidores.

Como aponta a Mintel, grupos dos mais diversos países estão lidando com a alta dos preços da forma possível, isto é, reavaliando prioridades de consumo e onde usam o orçamento familiar. E o relatório “2023 Global Consumer Trends” mostra como algumas marcas estão procurando ajudá-los de diferentes maneiras: congelando preços, trazendo descontos ou alternativas de menor valor e até mesmo oferecendo soluções de pagamento.

Além do poder de consumo, o público procura negócios que sejam aliados na construção de um mundo melhor. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 67% dos consumidores brasileiros tomam decisões de compra buscando saber se a empresa adota medidas de ESG. Desse modo, o comprometimento com a comunidade e com o meio ambiente deve estar na essência do marketing em 2023.

Leia também: Como o ESG afeta a decisão de compra do consumidor?

É o ano de as marcas provarem que estão mesmo focadas no consumidor. (Foto via Freepik)

2. Inteligência artificial e automação

As tendências de marketing para 2023 trazem uma aparente contradição: escalar processos ao mesmo tempo que se personaliza a comunicação. Então, como resolver isso?

A resposta está na automação do marketing. Sim, a inteligência artificial continua sendo uma tendência do setor e cada vez mais necessária.

Veremos a presença de tecnologias relacionadas não só ao gerenciamento do marketing, como ao atendimento ao público. Entre 2017 e 2022, por exemplo, o número de mensagens trocadas em conversas com bots no Brasil cresceu de 500 milhões por mês para 4,5 bilhões por mês, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022.

Outro uso da inteligência artificial que será muito comentado em 2023 é o do ChatGPT. A ferramenta conversacional — e similares — pode ser usada como base desde o atendimento ao público até oferecendo referência para criação de marketing de conteúdo.

3. A integração entre equipes expande a criatividade

A criatividade da comunicação muitas vezes é um aspecto subestimado. Campanhas criativas são capazes de aumentar o ROI do marketing, como já destacou uma análise da Nielsen.

Entretanto, a criatividade não é algo exclusivo da equipe de criação. A integração entre vendas e marketing, por exemplo, pode render excelentes frutos. Inclusive, dados da Deloitte mostram que as marcas que promovem a colaboração criativa entre times registram um maior crescimento, em média.

4. O marketing de experiência volta às tendências de marketing

Depois de um longo período de isolamento e restrições sociais, algumas estratégias de marketing voltaram com força total. E o público mostra-se carente por boas surpresas e um contato mais próximo, o que abre muitas oportunidades para o marketing de experiência.

Na hora de planejar uma ação do tipo, lembre-se de que não basta envolver os sentidos do público-alvo. A experiência precisa representar a essência da marca e gravá-la na mente dos participantes.

Leia também: Como a NSC ajuda no marketing de experiência e eventos?

5. Redes sociais como atendimento ao cliente

Segundo a Hubspot, um em cada cinco consumidores da Geração Z utiliza as redes sociais para obter suporte ao cliente.

Não é novidade que as redes já eram usadas como ferramenta de pesquisa e descoberta de produtos. Então, passaram a servir também como canal de vendas. E assim estão presentes em todo o ciclo de vendas, até o pós-venda. A busca por comodidade é a chave para entender esse fenômeno, uma vez que os consumidores passam boa parte do tempo nessas plataformas.

Para as marcas que desejam oferecer uma ótima experiência ao consumidor, isso significa olhar para as redes sociais além das curtidas. Ali está um canal de relacionamento que funciona em mão dupla.

6. O ano dos vídeos curtos

Mais uma importante tendência de marketing para 2023 refere-se aos vídeos curtos. O sucesso do formato está em parte relacionado ao esforço das plataformas nesse sentido: o Instagram com o Reels, o YouTube com o YouTube Shorts e o TikTok a quem tentam imitar. Mas é o próprio comportamento do público que impulsiona esse movimento.

Nunca houve tanta disponibilidade de conteúdo e informação quanto hoje. Se a marca não é capaz de engajar rapidamente, o consumidor pode ir para a próxima opção sem pensar duas vezes.

Como resultado disso, a Hubspot informa que 90% dos profissionais de marketing que já utilizam a publicidade em vídeos curtos pretendem manter ou aumentar o investimento neles em 2023.

7. Conteúdo com propósito e foco em pessoas reais

Não há tempo ou espaço para conteúdo irrelevante na vida do consumidor. Crie aquilo que seu público quer ou precisa saber, procurando transmitir a essência da marca ao mesmo tempo que olha para as métricas da comunicação.

Se precisar de ajuda nessa tarefa, a NSC tem uma equipe especializada em planejamento, produção e distribuição de conteúdo: é o Estúdio NSC Branded Content. Veja como podemos fortalecer sua marca.

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