7 tendências mundiais do mercado de beleza para 2023

17/02/2023

Inovação

7 tendências mundiais do mercado de beleza para 2023

A pele é o maior órgão do corpo humano. Cuidar dela é cuidar da própria saúde e é sob essa perspectiva que o mercado de beleza vem se transformando.

De acordo com dados do site Statista, esse mercado deve movimentar 571,1 bilhões de dólares em 2023 no mundo todo. Isso representa um crescimento de 8% na comparação anual. Até 2027, a projeção é de que o setor de beleza alcance a marca dos 663 bilhões de dólares anuais globalmente.

As marcas que quiserem fazer parte dessa ascensão devem estar atentas às movimentações do setor, sobretudo para entender os desejos do público consumidor. Então, saiba com o Negócios SC quais são as principais tendências do mercado de beleza para 2023.

7 tendências do mercado de beleza para acompanhar em 2023

1. Beleza e saúde andam juntas

A Wunderman Thompson destaca para 2023 a relação cada vez mais próxima entre o cuidado com a pele e a saúde do consumidor, tanto física quanto mental.

Nesse sentido, um estudo de 2022 realizado pela marca de skincare Tatcha revelou que 69% das entrevistadas deram mostras de esgotamento nos 12 meses anteriores. E 70% delas notaram efeitos negativos na pele por causa do estresse.

Tal cenário tem mudado a postura do mercado de beleza. O cuidado pessoal agora precisa ser integral.

Portanto, estão surgindo novos produtos relacionados à psicodermatologia, área que promove efeitos psicológicos positivos a partir da atenção à pele. Vemos também mais produtos específicos para serem ativados durante o ciclo de sono e ainda uma procura cada vez maior por ingredientes não tóxicos.

Leia também: 7 tendências de marketing para 2023 ser o ano da sua marca

O mercado de beleza chega aos mais variados públicos. (Foto via Freepik)

2. Tecnologia pela beleza

A tecnologia está contribuindo para evoluir o mercado de beleza de maneiras fascinantes. Inclusive, elas vão muito além da biotecnologia utilizada nos laboratórios para aumentar a eficácia dos produtos.

Por exemplo, o projeto Odeuropa utiliza inteligência virtual para recriar aromas dos séculos 16 a 20 a partir de registros visuais e de textos.

Diferentes marcas de beleza e cuidados pessoais também têm apostado em tecnologias como o metaverso e realidade aumentada para oferecer experiências mais imersivas ao público digital.

Já o relatório de tendências da Mintel de 2023 vê a capacidade de a tecnologia desenvolver produtos superpersonalizados com base no DNA de cada pessoa.

3. A verdadeira beleza

Outro dado interessante da Mintel refere-se ao fato de que 53% dos consumidores da categoria nos Estados Unidos pesquisam os ingredientes dos produtos para entender melhor a eficácia deles.

Uma matéria da Harper’s Bazaar igualmente aponta essa como uma das principais tendências do mercado de beleza em 2023. O público não deseja promessas vazias, ele espera comprovações científicas de como os produtos realmente funcionam. Ele quer a verdade.

Isso está relacionado ao cenário econômico que atravessamos. Com um poder de compra reduzido, a consumidora e o consumidor não podem arriscar investimentos em cuidados pessoais sem eficácia comprovada.

4. O mercado de beleza contra a queda de cabelo

A queda de cabelo (alopecia) tem sido uma situação comum a muita gente por causas naturais, por efeitos pós-Covid ou mesmo por estresse. Mas não são apenas os homens que precisam lidar com ela.

Como mostram as pesquisas do Google em 2022, as buscas pelo termo “cabelo caindo só de passar a mão” cresceram mais de 4.750% no Brasil. Já as consultas por “queda de cabelo excessiva feminina” tiveram alta de mais de 300%.

Tal cenário gera uma demanda específica por produtos para o couro cabeludo, seja no tratamento da alopecia, seja na prevenção da saúde capilar.

5. Beleza como sinônimo de identidade

Uma transformação importante no mercado de beleza é deixar de representar uma procura por um padrão, uma imagem ideal, e permitir que cada pessoa expresse melhor sua identidade.

É nesse sentido que marcas de maquiagem têm se posicionado. A estética então é utilizada para comunicar sentimentos, valores e crenças individuais.

Leia também: Dados essenciais para entender o varejo de moda no Brasil

6. Beleza limpa (clean beauty)

Beleza limpa representa a procura por produtos livres de ingredientes tóxicos, mais sustentáveis para a natureza e socialmente responsáveis.

Esse movimento deve gerar um mercado de 37,65 bilhões de dólares até 2028, segundo um relatório da Research and Markets. O valor é muito superior aos 5,89 bilhões de dólares em 2023.

A tendência é impulsionada principalmente pelo público consumidor mais jovem, que se preocupa muito mais com a origem dos produtos e o impacto deles no meio ambiente.

7. Beleza para todas as pessoas

Por fim, a democratização do mercado de beleza é uma das maiores tendências do setor. Estamos falando de produtos voltados especificamente para mulheres, homens, transexuais e outras identidades de gênero. E também de opções para diferentes faixas etárias e tons de pele.

Além disso, a democratização precisa atingir todas as camadas sociais. Não à toa, devido à restrição no poder de compra causada pela inflação global, os produtos multiuso e multipropósito estão na moda. Assim o público pode fazer mais gastando menos.

Para conhecer outras tendências de consumo, veja todas as pesquisas que temos para você baixar gratuitamente e se informar.

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