Um levantamento da Sprout Social referente ao primeiro trimestre de 2025 mostrou que 59% dos profissionais de marketing pretendem fazer mais parcerias com influenciadores neste ano. Então, para otimizar sua estratégia, o Negócios SC comenta agora um novo estudo que destaca a força do regionalismo no marketing de influência e como os comunicadores locais podem conectar sua marca ao público.
Conheça o efeito do regionalismo no marketing de influência:
- 75% dos internautas no Brasil acessam as redes sociais várias vezes ao dia;
- 69% dos usuários dessas plataformas revelam seguir influenciadores regionais;
- 80% já compraram produtos recomendados por tais figuras na internet;
- e 67% do público acredita que as marcas deveriam usar mais esses criadores.
A seguir, você pode ver esses e outros dados em detalhes.
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O uso das redes sociais e a relevância dos influenciadores
O estudo “Marketing de Influência e Regionalismo”, de Opinion Box e Influency.me, revela que 94% dos brasileiros conectados acessam as redes sociais ao menos uma vez por dia. Inclusive, 75% entram nelas em variadas ocasiões diariamente. Nesse sentido, o Instagram é a rede mais popular entre os usuários.
Redes sociais mais acessadas no Brasil:
- Instagram: 87%
- YouTube: 80%
- Facebook: 63%
- TikTok: 37%
- Pinterest: 25%
- LinkedIn: 24%
- Kwai: 22%
- X: 20%
Mas há diferenças consideráveis entre os grupos etários ouvidos. Na Geração Z, por exemplo, 49% usam o TikTok, o mesmo percentual do Facebook. Enquanto isso, na faixa acima de 60 anos, o TikTok sequer aparece na lista de redes mais acessadas e o Facebook é usado por 84% do público.
É nesse contexto que o marketing de influência desponta como uma estratégia importante para as marcas, seja qual for a idade do consumidor. Como destaca o levantamento “O Efeito da Influência no Consumo”, de YOUPIX e Nielsen:
- 80% dos usuários já compraram produtos indicados por influenciadores;
- 54% adoram saber as marcas que os criadores digitais usam;
- e 43% sempre ficam com vontade de comprar os produtos recomendados.
Para completar, o mesmo levantamento relata que as redes sociais e os influenciadores são os canais mais usados pelos internautas brasileiros para a descoberta de produtos e marcas. Aí está um forte sinal para investir nessa estratégia, caso ela ainda não esteja nos planos da sua empresa.
Saiba o que funciona (ou não) no marketing de influência.
O papel do regionalismo no marketing de influência
Os dados de Opinion Box e Influency.me ressaltam a força dos influenciadores regionais nas redes. Eles mostram, por exemplo, que 73% dos usuários acompanham páginas temáticas sobre as respectivas regiões ou sobre a cultura local. Além disso, sete em cada dez brasileiros conectados seguem criadores regionais, especialmente entre os mais jovens.
A percepção é de que os influenciadores regionais entendem melhor as necessidades e preferências do público. Os usuários também os acham mais acessíveis e mais conectados com os seguidores.
Esse regionalismo ainda contribui para aumentar a confiança no influenciador. Sete em cada dez entrevistados no estudo de marketing de influência consideram importante um criador de conteúdo conhecer a cultura local para confiar nele. E a confiança impulsiona a eficiência das recomendações.
O impacto dessa relação próxima é percebido nas mais diversas categorias.
Última compra por sugestão de influenciadores regionais:
- Alimentação: 26%
- Viagens e turismo: 21%
- Moda: 21%
- Beleza: 21%
- Saúde e bem-estar: 15%
- Experiências culturais: 15%
Em seguida, aparecem categorias como casa e decoração, serviços financeiros, artigos esportivos, educação e tecnologia, ressaltando a diversidade dessa estratégia.
Outro bom motivo para considerar as parcerias com influenciadores regionais é o fato de que 67% dos brasileiros conectados gostariam que as marcas no País usassem mais esses criadores de conteúdo na comunicação.
Veja 5 formas de elevar seus resultados com marketing de influência.
Mais impacto para sua marca em Santa Catarina
Você sabe o que a rádio tem a ver com as redes sociais? No caso das emissoras da NSC, tudo!
A pesquisa “A força do meio rádio em Santa Catarina”, da Acaert, revela que 65% dos ouvintes no Estado consideram os locutores como verdadeiros influenciadores. E essa influência se estende ao meio digital por meio dos perfis nas redes sociais e da presença ativa neles dos comunicadores da NSC.
Isso permite realizar ações de conteúdo patrocinado integrando os dois canais de comunicação. Mais ainda, é possível contar com a presença dos comunicadores no ponto de venda com a Blitz Atlântida e então reverberar a ativação nas redes sociais, aumentando o alcance da marca.
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