A importância do consumidor local para o comércio

23/09/2022

Vendas

A importância do consumidor local para o comércio

Na era do comércio virtual, o público do seu negócio pode estar espalhado por todas as partes do globo. Mas existem boas razões para dar uma atenção especial ao consumidor local se você trabalha com um PDV físico.

Segundo a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, realizada por CNDL, SPC Brasil e Sebrae, a maior parte das compras dos brasileiros é feita perto de casa ou do trabalho. Os dados também mostram o porquê dessa preferência no Brasil e permitem chegar a alguns insights sobre como destacar sua loja.

Acompanhe a seguir os destaques da pesquisa e saiba como atrair o consumidor local para seu comércio, seja de rua, seja em shopping center.

Onde o consumidor brasileiro costuma fazer compras?

Apesar do crescimento do e-commerce durante a pandemia, as lojas físicas ainda são muito mais presentes na jornada de compra do consumidor brasileiro.

Ao comparar os dados de 2017 e de 2022, a pesquisa “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo” mostra como foi a evolução da preferência do público por onde comprar. Os números mostram que cerca de três em cada quatro pessoas no Brasil fazem a maior parte das compras perto de casa.

Evolução entre 2017 e 2022:

Vale ressaltar que os resultados não expressam o total de compras realizadas pelo consumidor brasileiro, mas se referem aos locais que ele utiliza com maior frequência.

O público com 55 anos ou mais tem a maior fidelidade ao comércio local perto de casa (82,4% fazem a maioria das compras dessa forma) e perto do trabalho (9,3%). Já o perfil de consumidor que prefere sites de lojas virtuais é o de 18 a 34 anos (8,4% nessa faixa etária adquirem a maior parte dos produtos e serviços de tal modo).

Quando falamos de lojas físicas perto de casa ou do trabalho, aqui estão incluídos diferentes tipos de estabelecimentos. Nesse sentido, os dados de CNDL, SPC Brasil e Sebrae indicam a preferência pelas lojas de rua, onde 57% do público faz a maioria das compras. Shopping centers vêm em seguida, com 14,6%.

A pesquisa ainda revela quais são os itens comprados com maior frequência nas proximidades do consumidor. Perto de casa, os brasileiros compram mais em supermercados (81%), enquanto a alimentação é o gasto mais frequente perto do trabalho (61,5%).

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Comodidade é o principal fator para o consumidor comprar no comércio local. (Foto via Freepik)

Motivos para comprar no comércio local

O consumidor brasileiro já tem uma visão clara de por que comprar em cada canal. Se na hora de fazer compras perto de casa o principal motivo é o conforto ou a comodidade, a internet atrai principalmente pelos preços.

Por sinal, os preços já foram um ponto forte das lojas físicas. Em 2017, por exemplo, 23,2% do público afirmava que essa era a principal razão para comprar nelas. Mas em 2022 esse índice caiu para 9,1%.

Principais motivos para comprar perto de casa:

Variedade de produtos e serviços é outra questão que preocupa no comércio local, já que apenas 2% dos consumidores apontam esse como o maior motivo para comprar nas proximidades.

Até as lojas de rua e os centros de compras têm vantagens diferentes sob a ótica do público. Enquanto os shopping centers oferecem vitrines mais atrativas e uma experiência mais prazerosa e divertida, as lojas de rua ganham em preço, rapidez e sensação de estar mais à vontade.

Já o e-commerce é escolhido sobretudo pelo preço, razão essa que se manteve em um patamar constante entre 2017 (53,9%) e 2022 (52%).

Principais motivos para comprar na internet:

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Investir nos canais digitais para atrair o consumidor local

Em vez de mostrar que seu negócio deve investir mais na venda on-line ou física, os dados da pesquisa indicam que o melhor caminho está em um investimento integrado entre canais.

Considerando, por exemplo, que o consumidor local procura a comodidade e a rapidez do PDV físico, por que não facilitar ainda mais a experiência ao oferecer a opção de comprar pela internet e retirar na loja?

Essa é uma tendência do varejo, que está remodelando seus estabelecimentos para atender a novas funções dentro de uma jornada de compra omnichannel. Além disso, ter uma forte presença digital traz mais confiança para atrair o consumidor local, que costuma buscar referências na internet antes de comprar ou conhecer um novo local.

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Como destacar seu ponto de venda pela comunicação?

A comunicação do comércio local é outro investimento importante para atrair o consumidor. Entretanto, quando você pensa em uma publicidade segmentada localmente, quais são os meios que vêm à mente?

Existe uma grande chance de você ter pensado em mídia externa (OOH), Google Ads e anúncios segmentados nas redes sociais. Esses são, de fato, componentes necessários a uma estratégia de comunicação, mas há outras maneiras, talvez até mais eficientes, de impactar o consumidor local.

Com a NSC, por exemplo, você pode segmentar a audiência da marca em diferentes regiões de Santa Catarina. Fale com milhares de pessoas aí perto de onde você está pela televisão, rádio ou jornal. Entre os cases de sucesso que confirmam a eficiência da NSC, temos bares que aumentaram o movimento de pessoas, lojas que bateram a expectativa na inauguração e estabelecimentos que ganharam maior visibilidade depois de aparecer na mídia.

A NSC ainda traz diversas soluções para anunciar direto do ponto de venda, chamando atenção para seu endereço em eventos, promoções, lançamentos e outras ações.

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