A jornada de compra omnichannel em farmácias e drogarias

18/01/2024

VAREJO

A jornada de compra omnichannel em farmácias e drogarias

A coexistência do varejo físico e digital, ambos contribuindo de diferentes maneiras para uma jornada de compra omnichannel, é uma das principais tendências do setor. Isso pode ser visto também no segmento de farmácias e drogarias, como aponta um novo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto QualiBest.

A pesquisa, que entrevistou mais de 700 pessoas, revelou que 92% dos consumidores compram mensalmente medicamentos ou artigos de perfumaria em estabelecimentos do gênero. Mais ainda, 34% dos entrevistados afirmam realizar compras ao menos uma vez por semana em farmácias e drogarias.

Os dados mostram o predomínio da jornada de compra omnichannel em saúde e beleza sobre os gastos realizados unicamente em lojas físicas ou no comércio eletrônico. Quer saber mais a respeito? Veja outros destaques do estudo a seguir!

A jornada de compra omnichannel em farmácias e drogarias

Os números da SBVC e do QualiBest refletem uma alta frequência de compras em farmácias e drogarias no Brasil. Tanto que nove em cada dez entrevistados adquirem medicamentos ou artigos de perfumaria pelo menos uma vez ao mês.

Frequência de compras em farmácias e drogarias:

Esse consumidor mostra-se bastante adepto da jornada de compra omnichannel, mesclando canais de busca e aquisição on-line e off-line. Apenas 33% deles compram principalmente em loja física, por exemplo.

Canal de compra escolhido para medicamentos e itens de perfumaria:

Portanto, percebe-se que 64% dos consumidores brasileiros de drogarias e farmácias intercalam o on e o off na jornada de compra do segmento.

Leia também: Tendências e dados do mercado farmacêutico no Brasil

Os brasileiros registram alta frequência de compras em farmácias e drogarias. (Foto via Freepik)

A pesquisa de compra ocorre principalmente on-line

O estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel: Farmácias e Drogarias” ressalta que esse processo de aquisição começa muito antes do pagamento. Por sinal, 93% das pessoas têm o hábito de pesquisar antes de comprar medicamentos e artigos de perfumaria — e essa procura se dá sobretudo pela internet.

Canais de pesquisa do consumidor de farmácias e drogarias:

Esses dados mostram o seguinte: mesmo que o consumidor tenha preferência pela compra na loja física, o meio digital ainda é muito importante para as empresas do segmento. Isso porque, ao longo de toda a jornada de compra, os sites são considerados fontes valiosas de informação pelo público.

Tal preferência pela compra na loja física pode ser vista em relação aos itens de perfumaria, como produtos de higiene pessoal, cosméticos e maquiagem. Enquanto os sites são a principal ferramenta de busca do consumidor, o primeiro canal de compra escolhido são as lojas de farmácias e drogarias.

Já a 6ª Pesquisa do Perfil de Compra dos Clientes das Farmácias indica que a internet vem crescendo igualmente como canal de compra. O público que utiliza o e-commerce do segmento cresceu oito pontos percentuais em 2023.

Agora, voltando à “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, os dados provam que 87% dos indivíduos estão contentes com a qualidade dessas compras virtuais. Com isso, a prática deve continuar crescendo.

Leia também: Veja a relação dos catarinenses com o mercado farmacêutico

A compra de itens de perfumaria

Falando em perfumaria, o estudo de SBVC e QualiBest traz outros destaques a respeito. Ele revela, por exemplo, como 92% das compras na categoria ocorrem de forma planejada, com um espaço de apenas 8% para as compras por impulso.

Entre os consumidores com comportamento planejado, há uma série de estratégias envolvidas nessa jornada de compra. Há aqueles que pesquisam exatamente o que precisam e compram no site mais confiável (48% das respostas mencionaram essa opção), outros compram no site de menor valor (45%), um terceiro grupo vai a uma loja específica e compra o que necessita (42%), enquanto um quarto prefere comprar em locais que tenham mais lojas, como um shopping center (27%).

Já entre a parcela do público que compra artigos de perfumaria por impulso, os três maiores gatilhos são: promoções, navegar na internet e indicação de pessoas próximas.

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