A TV representou 42,4% do investimento publicitário no Brasil em 2024, segundo o Cenp-Meios, superando todas as outras mídias no País. Nesse sentido, muitos empreendedores sonham em anunciar na televisão pela enorme visibilidade que ela traz para as marcas. Afinal, só a NSC TV fala com mais de 6,9 milhões de pessoas em Santa Catarina. Mas há outras formas de provar por que ela funciona na comunicação.
Destaques sobre a publicidade na televisão:
- a TV apresenta a maior contribuição para o retorno das marcas;
- o ROI da televisão é maior que o retorno médio de todas as mídias;
- quanto mais duradoura a estratégia, melhores os resultados;
- e a TV ainda é capaz de transformar melhor o investimento em retorno.
A explicação por trás dessas informações você encontra a seguir.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
3 provas de que anunciar na televisão funciona
1. Maior retorno no curto prazo e no longo prazo
A Thinkbox realizou um estudo no Reino Unido que abrangeu marcas de 14 setores diferentes e 1,8 bilhão de libras em investimento em mídia entre os anos de 2021 e 2023. Ao todo, o “Profit Ability 2” analisou também a presença desses anunciantes em dez meios de comunicação, do on-line ao off-line.
O primeiro resultado já é bastante animador para a publicidade de um modo geral. O retorno do investimento no curto prazo — até 13 semanas — é de 187%. Ou seja, de cada £ 1 investido, o retorno foi de £ 1,87 nesse intervalo.
Entretanto, ao estender o período de análise para dois anos, o retorno chegou a 411%.
No longo prazo, os anúncios na televisão representaram 46,6% de todo o retorno dos anunciantes. Em comparação, os anúncios em redes sociais geraram apenas 9,4% do ROI total.
Mas sua marca não precisa esperar tudo isso para colher os frutos de anunciar na televisão. O estudo ressalta o fato de que a TV é um meio de desempenho ainda mais expressivo no curto prazo que a internet. Dentro do período de 13 semanas, a televisão gerou 33,9% do ROI, com a contribuição mais próxima sendo a dos anúncios digitais pay-per-click, com 22,5%.
5 bons motivos para sua empresa anunciar na televisão.
2. O resultado é proporcional ao investimento
Outra prova de que anunciar na televisão funciona vem da análise de saturação do investimento em diferentes mídias. Em teoria, quanto mais sua marca investisse em publicidade, maior seria o retorno. Mas não é isso que acontece na realidade, segundo a Thinkbox.
Cada mídia pode ser escalada até certo nível, a partir do qual um maior investimento não gera melhores resultados. Depois desse teto, há um retorno decrescente, uma vez que parte do valor investido se perde.
Essa não é uma preocupação para a vasta maioria dos anunciantes. De acordo com a Nielsen, 62% dos planos de mídia na América Latina não recebem sequer o investimento adequado para que os anunciantes tenham um bom desempenho.
Porém, esse fator reforça o poder da televisão. Ela tem um teto de saturação no curto prazo quase três vezes mais alto que a segunda mídia mais “elástica”. Isso quer dizer que os anunciantes na TV podem investir muito mais se desejarem resultados mais expressivos e, de fato, terem um retorno à altura.
Além disso, todas as mídias tradicionais (TV linear, impressos, áudio, cinema e mídia externa) apresentaram uma capacidade mais elevada de transformar um maior investimento em um ROI superior, na comparação com os anúncios digitais.
Saiba qual é o melhor horário para anunciar na televisão.
3. Cases de sucesso com a NSC TV
Nem precisaríamos ir tão longe para encontrar as vantagens de anunciar na televisão. As diversas histórias de sucesso das marcas catarinenses presentes na NSC TV já trazem provas contundentes dessa eficácia.
Um bom exemplo disso é o da GGNET Telecomunicações. A empresa de internet e telefonia de Santa Catarina escolheu a emissora líder de audiência no Estado como parte de seu projeto de crescimento.
— A escolha pela televisão foi motivada pelo alcance e pela credibilidade do meio, além da capacidade de transmitir mensagens de forma visual e emocional, impactando diretamente os telespectadores — afirmou Lucas Rocha, coordenador de marketing da GGNET.
A presença na NSC TV trouxe um retorno muito positivo, com um aumento significativo da marca e da procura direta graças aos comerciais de televisão. E esse é apenas um entre tantos cases de sucesso em Santa Catarina.
A sua marca pode ser o próximo exemplo de história bem-sucedida na televisão. Descubra na prática as vantagens de anunciar nesse meio incluindo a NSC TV no seu planejamento de mídia ou falando com nossos consultores. Chame no WhatsApp ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br.
Fonte:
Kantar IBOPE Media — Instar Analytics | ATS | COV% | AVRH# | TT Indivíduos | Grande Florianópolis – 2023 – Faixa Diária 7h às 24h | Base TLE. Dados arredondados em uma casa decimal. Dado projetado para a região de cobertura da NSC TV em Santa Catarina, que é de responsabilidade da mesma.