Aprenda a criar anúncios de vídeo com o método ABCD

15/12/2022

Marketing

Aprenda a criar anúncios de vídeo com o método ABCD

Ter uma estratégia de vídeo é fundamental para aumentar o alcance da marca. Como demonstra a Kantar IBOPE Media no “Inside Video 2022”, 65% dos brasileiros, em média, assistem a conteúdos em vídeo no lar em um dia comum. Ao longo de um trimestre, esse índice chega a 98% da população.

Então, quer tirar o máximo de proveito dos seus anúncios de vídeo para internet ou televisão? Existem alguns truques que ajudam seu negócio a alcançar os objetivos do marketing quando se trata de publicidade audiovisual.

O Google e a Ipsos estudaram 17 mil anúncios para entender o que era essencial para o sucesso da publicidade nesse formato. Isso deu origem aos ABCDs do YouTube, o que podemos chamar de método ABCD e que pode ser aplicado também na sua comunicação. Entenda a seguir como utilizá-lo na sua estratégia!]

Sobre o método ABCD para criar anúncios de vídeo

Vale destacar que estas dicas são especialmente úteis para anúncios curtos, em que há pouco tempo para fisgar a atenção do consumidor. Mas nada impede que as lições sejam aplicadas também em vídeos longos. Acompanhe!

A) Atenção

O primeiro desafio do anúncio de vídeo é capturar a atenção do consumidor. Portanto, os segundos iniciais são fundamentais para o sucesso da veiculação.

Aqui, o método ABCD sugere utilizar o áudio para despertar a atenção. Elementos como a narração, a música e os efeitos sonoros devem ser aproveitados para criar uma rápida conexão com o público.

No entanto, é importante lembrar um dado da Digiday: 75% das pessoas mantêm o celular no mudo. O vídeo precisa, primeiramente, funcionar sem áudio e, se possível, despertar o interesse para que as pessoas aumentem o volume quando assistirem ao anúncio na internet.

B) Branding

O branding é a construção da imagem da marca. Um bom anúncio de vídeo é aquele que imprime essa imagem na mente do consumidor. Para isso, o Google recomenda aproveitar todas as oportunidades para destacar a marca, com certa variedade para não cansar o espectador. Use embalagens, logos, mascotes e o que mais servir para a lembrança da sua empresa.

C) Conexão

Produtos são feitos para pessoas os comprarem e usarem. Então, mostrar seres humanos utilizando as soluções da sua marca é uma forma de criar uma conexão maior do que apresentá-las isoladamente. Explore as emoções em seus anúncios de vídeo para se conectar de maneira ainda mais forte com o público.

D) Direcionamento

Diga, de forma simples e clara, como o consumidor deve agir a partir da sua propaganda. Esse comando aumenta as chances de alcançar os objetivos do marketing.

Foi assim que a NSC orientou a estratégia de vídeo da Harmonize Home Decor. Graças a uma produção bem resolvida com uma chamada para ação convidando o espectador a visitar as redes da marca, a empresa viu em tempo real o número de seguidores aumentar enquanto os comerciais de TV passavam no ar.

Leia também: Publicidade e entretenimento em vídeo impulsionam consumo

Bons anúncios de vídeo são capazes de gerar resposta imediata. (Foto via Freepik)

Por que incluir a televisão na sua estratégia de vídeo?

O vídeo é o formato de conteúdo mais consumido pelo público. Mas você sabe quais são os meios mais usados pelas pessoas para assistir a vídeos?

Uma pesquisa do Datafolha para a Globo traz a resposta: 85% dos consumidores no Brasil veem televisão aberta pelo menos uma vez por semana, tornando-se líder em alcance. O consumo de vídeos nas redes sociais vem atrás, alcançando 75% dos brasileiros semanalmente.

Essa maior visibilidade é apenas uma das formas como a televisão ajuda a vender mais. Ela também aumenta a lembrança da marca no longo prazo, gera resposta no curto prazo e impulsiona o engajamento do consumidor.

Quer ver um exemplo do impacto de anunciar na TV? Segundo a MindMiners, seis em cada dez consumidores brasileiros têm o hábito de pesquisar na internet pelos produtos vistos durante a programação.

Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

NSC facilita anunciar na televisão

Anunciar no meio de comunicação mais consumido no Brasil pode ser muito mais fácil do que você imagina. Pelo menos com a NSC, criar anúncios de vídeo para TV é algo rápido e prático. A solução, inclusive, está aqui mesmo no portal.

Comece acessando o Simulador de Campanha, nossa ferramenta gratuita para planejar campanhas nos veículos da NSC. Então, faça uma simulação de acordo com os objetivos do marketing da sua empresa, seu público-alvo e outros fatores importantes para o sucesso da divulgação.

Se o resultado da simulação não incluir anúncios de vídeo, você pode acrescentar o comercial de televisão individualmente ao seu plano de mídia. Em caso de dúvida, temos um passo a passo de como usar o Simulador de Campanha.

Uma grande vantagem dessa ferramenta é que ela permite produzir o comercial de televisão. Personalize modelos pré-prontos com a identidade da sua marca e as informações que deseja no anúncio. Pronto! Assim, anunciar na televisão fica muito mais fácil.

Faça uma simulação e veja na prática como funciona.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui