Aprenda com as grandes marcas a fazer uma comunicação 360°

07/06/2023

Comunicação

Aprenda com as grandes marcas a fazer uma comunicação 360°

Se analisarmos a estratégia de mídia das dez marcas mais valiosas no Brasil, um padrão interessante começa a surgir. Todas investem em uma comunicação 360° para falar com os respectivos públicos-alvo.

De acordo com o estudo Inside Advertising, da Kantar IBOPE Media, as marcas mais valiosas no País usaram, em média, 6,5 meios para veicular publicidade em 2022. Inclusive, metade delas divulgaram via televisão, rádio, internet, jornal, revista, cinema e mídia externa. Tudo junto.

Mas por que elas adotam essa estratégia de comunicação 360°? Como mostraremos a seguir, o planejamento integrado de mídias é fundamental para divulgar melhor seu negócio — e não somente para mais pessoas.

A dica de hoje, então, é diversificar as mídias que você usa para anunciar sua marca. Acompanhe a explicação!

A comunicação 360° impacta o consumidor ao longo do dia

Em um único dia, os consumidores transitam pelos mais variados tipos de mídia. A manhã pode começar com um programa de TV e a leitura do jornal, seguida pela rádio e pela mídia externa no caminho até o trabalho, com a internet presente ao longo de todo o dia e ainda mais televisão à noite.

Entretanto, não existe um só momento em que o consumidor toma a decisão de compra. Nem há uma única jornada de consumo de mídia para todo mundo.

Diante disso, as marcas mais valiosas entendem que precisam estar ao lado do público-alvo no maior número de momentos. Essa medida faz com que elas estejam sempre na lembrança imediata das pessoas.

Melhor ainda, uma comunicação 360° permite estabelecer uma conversa mais profunda com o consumidor. Você pode aproveitar as particularidades de cada mídia para moldar sua mensagem e enriquecer seu discurso de venda.

Outro argumento a favor dessa estratégia está no fato de que nem todos os indivíduos consomem todas as mídias. Você pode, por exemplo, ter potenciais clientes mais ligados na televisão que na internet e vice-versa. Uma comunicação 360° é capaz de jogar uma rede larga o bastante para atrair ambos.

Leia também: One Stop Shop da NSC: o que é e por que aproveitar?

Aproveite as vantagens de cada mídia com uma estratégia de comunicação 360°. (Foto via Freepik)

Cada mídia tem um ou mais pontos fortes

Toda mídia pode ser útil de uma forma ou de outra para sua publicidade. Mas, dificilmente, uma só mídia vai ajudar seu negócio a alcançar todos os objetivos.

Isso acontece porque os meios se relacionam de diferentes formas com o público, o que confere a eles pontos fortes específicos.

Por exemplo, a internet e a televisão oferecem a possibilidade de impactar um grande número de pessoas. Porém, se a marca precisa comunicar com maior credibilidade, a TV é um meio de maior confiança para os brasileiros.

Deseja aumentar a lembrança do consumidor? Então, é necessário elevar a frequência dos anúncios. Nesse caso, a rádio traz um ótimo equilíbrio entre ser um meio de confiança, falar com milhares de consumidores e ainda ter um custo-benefício mais acessível.

Se a marca precisa aplicar vários níveis de segmentação ou adotar uma estratégia de retargeting, as redes sociais e os portais na internet vão ter as ferramentas para isso.

Normalmente, uma estratégia de marketing envolve uma série de objetivos. Primeiro, aumentar o alcance da marca. Depois, atrair leads. Por fim, vender. Assim, ao aproveitar o ponto forte de cada mídia, seu negócio pode criar um efeito cascata em que um resultado contribui para o próximo, tudo isso por meio de uma comunicação 360°.

Leia também: Por que você não deve cortar o investimento em anúncios?

Os resultados de uma estratégia de comunicação 360°

As vantagens de adotar uma estratégia de comunicação 360° estão bem documentadas em estudos e pesquisas.

Um dado interessante a respeito vem de uma análise da Nielsen, em parceria com a Cumulus Media. Basicamente, testou-se o resultado de adicionar 20% do orçamento de mídia em relação à rádio e à internet, tomando cada uma das duas como ponto inicial.

Quando a internet foi adicionada à rádio, houve um alcance 13% a 20% superior na campanha. Por outro lado, quando a rádio foi acrescentada à estratégia digital, o alcance chegou a ser 94% maior.

Outro exemplo vem da Spectrum Reach com a Magna Global. Esse estudo mostra que 41% dos consumidores tiveram melhor lembrança da marca quando viram o mesmo anúncio na TV e no digital.

Resumindo essa linha de raciocínio, uma pesquisa da Analytic Partners trouxe a prova de que expandir de um para cinco canais de comunicação aumenta o retorno (ROI) em 35%.

Leia também: Como aumentar o ROI do marketing no seu negócio?

Faça uma campanha integrada com o Simulador da NSC

O Simulador de Campanha da NSC é uma ferramenta que veio transformar o marketing das empresas que atuam em Santa Catarina. Essa tecnologia oferece sugestões automáticas e inteligentes de mídia com base nas necessidades do seu negócio e no seu orçamento disponível.

Além disso, é muito fácil adicionar outras mídias conforme seu interesse. Desse modo, você pode criar uma estratégia de comunicação 360° nos veículos da NSC no Estado. O acréscimo pode ser feito no painel de mídias recomendadas pela ferramenta, logo após preencher as informações da campanha e da sua empresa.

Quer testar isso na prática? Aproveite gratuitamente o Simulador de Campanha para saber como impactar milhares ou até milhões de consumidores catarinenses.

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