BBB23: como o reality show bateu recorde de patrocinadores?

31/01/2023

Comunicação

BBB23: como o reality show bateu recorde de patrocinadores?

Todos os anos, a estreia da nova edição do Big Brother Brasil é aguardada por milhões de brasileiros. Mas não são apenas os telespectadores de casa que ficam na expectativa. O BBB, cada vez mais, mexe também com o mercado publicitário no País.

Agora na edição do BBB23, o reality show bateu um novo recorde de patrocinadores. São 34 neste ano, mais que o triplo das parcerias firmadas em 2022, quando registrou 11 cotas de patrocínio.

Os números da audiência ajudam a explicar o porquê desse interesse crescente das marcas em estar presentes no programa. Só nas plataformas Globo, mais de 153 milhões de pessoas viram conteúdos do BBB22, garantindo uma imensa visibilidade para os anunciantes.

Veja outros dados a seguir e entenda melhor por que os negócios desejam navegar no sucesso do Big Brother Brasil.

Recorde de patrocinadores no BBB23

A edição de 2023 do Big Brother Brasil atraiu 34 empresas, entre antigas e novas parcerias do reality show.

O número recorde de patrocinadores deve-se a dois fatores. Em primeiro lugar, à imensa demanda do mercado publicitário por um espaço na atração da TV brasileira mais vista e comentada no País. Para completar, a produção tem inovado na exposição dos anunciantes, oferecendo novas oportunidades de exibição da marca nos conteúdos do programa.

O BBB23 terá ao longo de 100 dias a participação das seguintes marcas:

Dados da Globo, com base em uma pesquisa da Behup, mostram a importância dessa estratégia para os negócios. As marcas patrocinadoras da edição de 2022 tiveram um aumento de 95% no interesse por elas durante as ações no BBB, além de altas de 81% na intenção de compra e de 80% na intenção de recomendação pelo consumidor.

Entretanto, a verdadeira influência do Big Brother Brasil vai muito além da televisão.

Leia também: O que mudou na audiência dos reality shows no Brasil?

Marcas elaboram estratégias para o BBB23. (Foto via Freepik)

Por que anunciar no Big Brother Brasil?

Tantas marcas desejam estar associadas ao reality show porque esse é o programa que melhor transita entre os ambientes da TV e da internet, permitindo aos anunciantes alcançar a tão sonhada relevância digital.

Os números da Globo são bem expressivos nesse sentido. Só a edição do BBB22 gerou:

A edição de 2020 contribuiu bastante para aumentar a influência digital do programa, justamente pela entrada de influenciadores na casa mais vigiada do Brasil. O programa passou a atrair, além da base fiel de espectadores, outros grupos de consumidores digitais. E isso deu aos anunciantes novas oportunidades de conexão com o público.

O engajamento virtual do BBB23 destaca mais uma vez o papel do reality show como grande fomentador de conversas no Brasil. Dados da Publicis mostram que logo na primeira semana a hashtag #BBB23 atingiu mais de 5 milhões de menções no Twitter e mais de 3,2 bilhões de visualizações no TikTok. Enquanto isso, os participantes acumularam mais de 7,6 milhões de novos seguidores.

Leia também: Patrocínio da marca: acerte nessa estratégia de marketing

Navegando no sucesso do reality show mais visto no Brasil

O fato de o programa estar nos comentários do povo também significa que as marcas patrocinadoras estão sempre à vista. O BBB é capaz de gerar inúmeros debates ao longo de cada edição, desde levantar temas importantes para nossa sociedade e que são de interesse das marcas que se posicionam até discussões sobre o significado de palavras como “basculho” ou “inconfiável”.

É por isso que os patrocinadores do BBB23, como Pague Menos e Carrefour, têm salas de monitoramento 24h para acompanhar as conversas do público e aproveitar cada possibilidade de melhorar o posicionamento das marcas nesse debate.

Até mesmo aquelas que não estão diretamente envolvidas com o programa devem ficar atentas. Esse é o caso da Fiat, antiga patrocinadora do BBB, mas ausente desta edição. Na quinta-feira, dia 26 de janeiro, a montadora conseguiu navegar no sucesso do reality show e atrair a atenção dos internautas ao fazer marketing de oportunidade em resposta a um usuário do Twitter.

O post de Lucas Soncini (@Soncini_) dizia apenas: “Que estranho não ser uma prova valendo um Fiat Toro”, que logo foi respondido pela Fiat, dando o veículo de presente para ele.

Esse exemplo traz valiosas lições para os negócios. Primeiramente, fica claro o efeito do patrocínio na lembrança do público, mesmo que tenha ocorrido em uma edição passada. Em segundo lugar, como informa o UOL Carros, a marca já tinha uma estratégia elaborada, inclusive com critérios bem definidos para oferecimento do veículo, o que permitiu a rápida resposta.

Isso nos leva à pergunta: seu negócio está pronto para entrar na conversa dos principais eventos midiáticos?

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