Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia

10/04/2024

Comunicação

Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia

O vídeo recebeu quase metade do investimento publicitário brasileiro em mídia no ano de 2023. Os dados do painel Cenp-Meios mostram que apenas a televisão concentrou 39,6% do orçamento total destinado à mídia.

Mas você sabe por que esse meio é tão importante para as marcas e agências? Por causa da importância dele na vida do consumidor, como ressalta um novo estudo da Kantar IBOPE Media.

Destaques do consumo de vídeo e televisão no Brasil:

Veja mais dados de mídia para basear sua estratégia e saiba por que anunciar na TV é ótimo para seu negócio.

O consumo de vídeo e televisão no Brasil

A Kantar IBOPE Media apresentou recentemente o estudo Inside Video com os dados de 2024. Nele encontramos números impressionantes sobre a relação do público brasileiro com o vídeo.

Por exemplo, o material informa que 99,63% da população brasileira assistiu a vídeos em 2023. Nenhum outro formato de mídia chega tão perto de alcançar a totalidade de pessoas no País.

O consumo de vídeo no Brasil atravessa todas as gerações, diferentes horários do dia e variados dispositivos on-line e off-line. Mas, nesse cenário, a TV linear continua sendo a mídia mais abrangente do País.

A televisão linear é aquele modelo tradicional de transmissão de vídeo com uma programação definida. Entretanto, mesmo com o crescimento dos serviços sob demanda, como o Globoplay, ela alcançou 99,2% dos brasileiros em 2023. Como aponta a Kantar IBOPE Media: “a TV linear é dona de um lugar de destaque nas casas e permanecerá por muito tempo assim”.

Pela frente, a chegada da TV 3.0 deve atrair ainda mais atenção do público e, consequentemente, dos anunciantes e agências de publicidade. O consumo de televisão no Brasil ganhará com essa novidade um implemento não só em qualidade, como também na interatividade com a programação. Outra vantagem da TV 3.0 é que será possível adotar uma abordagem mais pragmática em relação aos anúncios no meio.

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A televisão lidera o consumo de vídeo dentro do lar. (Foto via Freepik)

Televisão linear domina o consumo de vídeo no País

O fato de a TV linear ser tão popular faz dela um meio amplamente visto pelos brasileiros. Até mesmo na comparação com o vídeo on-line ela apresenta uma grande vantagem.

Um exemplo disso é o share do consumo total de vídeo no Brasil. Enquanto a TV linear tem 74,3% de participação dentro dos lares, o vídeo on-line chega a 25,7%.

Em média, os brasileiros passam 5 horas e 14 minutos por dia na frente da televisão linear. Já o tempo médio diário do consumo de vídeo na internet é de 2 horas e 23 minutos.

Mas não devemos encarar a televisão e o meio digital como rivais. Pelo contrário, eles se complementam em muitos aspectos. Inclusive, de acordo com a Kantar IBOPE Media, 21% dos brasileiros assistem à TV linear e ao vídeo on-line em um mesmo dia.

A televisão também está ficando cada vez mais conectada e seguirá nessa direção com a TV 3.0. Nem podemos nos esquecer da capacidade televisiva de movimentar a internet. A TV, como nenhuma outra mídia, tem o poder de despertar debates nas redes sociais. O Inside Video 2024 comprova isso quando informa que 33% das pessoas gostam de comentar nas redes o que estão assistindo no momento.

Leia também: NSC TV se mantém líder de audiência na televisão em 2024

Estudos revelam por que anunciar na TV

Mesmo que sua marca já tenha uma estratégia de vídeo digital, há boas razões para incluir a televisão no seu planejamento.

Como vimos, o alcance da TV é imbatível. Mas não é só a popularidade que a torna um excelente investimento de mídia. A televisão é um dos meios mais confiáveis para os brasileiros, segundo uma pesquisa do Opinion Box. Essa confiança então agrega valor à comunicação da marca.

Outras vantagens de anunciar na televisão incluem o aumento do engajamento com a empresa, a maior lembrança da marca, uma percepção mais positiva do anunciante e até o maior retorno da publicidade no longo prazo.

Um estudo de Spectrum Reach e Magna Global ainda revelou que ver o anúncio primeiro na TV linear faz uma enorme diferença para o consumidor. Quando o comercial é visto na televisão antes do digital, a intenção de compra sobe 25%. Porém, quando a propaganda aparece antes no celular, a intenção de compra aumenta apenas 4%.

Leia também: Descubra 3 vantagens de anunciar na TV com o Vídeo Express

Respostas sobre o consumo de vídeo no Brasil

Reveja os principais dados sobre como os brasileiros consomem vídeo on-line e televisão.

Qual é o alcance do vídeo no País?

O consumo de vídeo chegou a 99,63% dos brasileiros em 2023, como revela a Kantar IBOPE Media.

Qual é o alcance da televisão brasileira?

Mais de 201 milhões de pessoas foram impactadas pelo conteúdo da televisão linear no Brasil em 2023, ou 99,2% da população total do País.

Os brasileiros veem mais televisão ou vídeo on-line?

A TV linear ocupa 74,3% de share do consumo total de vídeo dentro dos domicílios. O vídeo on-line responde por 25,7% do tempo.

Quanto tempo os brasileiros passam na frente da televisão?

Em 2023, foram 5 horas e 14 minutos por dia, em média, segundo o estudo Inside Video 2024, da Kantar IBOPE Media.

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