O vídeo recebeu quase metade do investimento publicitário brasileiro em mídia no ano de 2023. Os dados do painel Cenp-Meios mostram que apenas a televisão concentrou 39,6% do orçamento total destinado à mídia.
Mas você sabe por que esse meio é tão importante para as marcas e agências? Por causa da importância dele na vida do consumidor, como ressalta um novo estudo da Kantar IBOPE Media.
Destaques do consumo de vídeo e televisão no Brasil:
- 99,2% dos brasileiros consumiram TV linear em 2023;
- o tempo médio de consumo diário foi de 5 horas e 14 minutos;
- a TV linear teve 74,3% do share de consumo de vídeo;
- já o tempo médio de consumo de vídeo foi de 2 horas e 23 minutos.
Veja mais dados de mídia para basear sua estratégia e saiba por que anunciar na TV é ótimo para seu negócio.
O consumo de vídeo e televisão no Brasil
A Kantar IBOPE Media apresentou recentemente o estudo Inside Video com os dados de 2024. Nele encontramos números impressionantes sobre a relação do público brasileiro com o vídeo.
Por exemplo, o material informa que 99,63% da população brasileira assistiu a vídeos em 2023. Nenhum outro formato de mídia chega tão perto de alcançar a totalidade de pessoas no País.
O consumo de vídeo no Brasil atravessa todas as gerações, diferentes horários do dia e variados dispositivos on-line e off-line. Mas, nesse cenário, a TV linear continua sendo a mídia mais abrangente do País.
A televisão linear é aquele modelo tradicional de transmissão de vídeo com uma programação definida. Entretanto, mesmo com o crescimento dos serviços sob demanda, como o Globoplay, ela alcançou 99,2% dos brasileiros em 2023. Como aponta a Kantar IBOPE Media: “a TV linear é dona de um lugar de destaque nas casas e permanecerá por muito tempo assim”.
Pela frente, a chegada da TV 3.0 deve atrair ainda mais atenção do público e, consequentemente, dos anunciantes e agências de publicidade. O consumo de televisão no Brasil ganhará com essa novidade um implemento não só em qualidade, como também na interatividade com a programação. Outra vantagem da TV 3.0 é que será possível adotar uma abordagem mais pragmática em relação aos anúncios no meio.
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Televisão linear domina o consumo de vídeo no País
O fato de a TV linear ser tão popular faz dela um meio amplamente visto pelos brasileiros. Até mesmo na comparação com o vídeo on-line ela apresenta uma grande vantagem.
Um exemplo disso é o share do consumo total de vídeo no Brasil. Enquanto a TV linear tem 74,3% de participação dentro dos lares, o vídeo on-line chega a 25,7%.
Em média, os brasileiros passam 5 horas e 14 minutos por dia na frente da televisão linear. Já o tempo médio diário do consumo de vídeo na internet é de 2 horas e 23 minutos.
Mas não devemos encarar a televisão e o meio digital como rivais. Pelo contrário, eles se complementam em muitos aspectos. Inclusive, de acordo com a Kantar IBOPE Media, 21% dos brasileiros assistem à TV linear e ao vídeo on-line em um mesmo dia.
A televisão também está ficando cada vez mais conectada e seguirá nessa direção com a TV 3.0. Nem podemos nos esquecer da capacidade televisiva de movimentar a internet. A TV, como nenhuma outra mídia, tem o poder de despertar debates nas redes sociais. O Inside Video 2024 comprova isso quando informa que 33% das pessoas gostam de comentar nas redes o que estão assistindo no momento.
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Estudos revelam por que anunciar na TV
Mesmo que sua marca já tenha uma estratégia de vídeo digital, há boas razões para incluir a televisão no seu planejamento.
Como vimos, o alcance da TV é imbatível. Mas não é só a popularidade que a torna um excelente investimento de mídia. A televisão é um dos meios mais confiáveis para os brasileiros, segundo uma pesquisa do Opinion Box. Essa confiança então agrega valor à comunicação da marca.
Outras vantagens de anunciar na televisão incluem o aumento do engajamento com a empresa, a maior lembrança da marca, uma percepção mais positiva do anunciante e até o maior retorno da publicidade no longo prazo.
Um estudo de Spectrum Reach e Magna Global ainda revelou que ver o anúncio primeiro na TV linear faz uma enorme diferença para o consumidor. Quando o comercial é visto na televisão antes do digital, a intenção de compra sobe 25%. Porém, quando a propaganda aparece antes no celular, a intenção de compra aumenta apenas 4%.
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Respostas sobre o consumo de vídeo no Brasil
Reveja os principais dados sobre como os brasileiros consomem vídeo on-line e televisão.
Qual é o alcance do vídeo no País?
O consumo de vídeo chegou a 99,63% dos brasileiros em 2023, como revela a Kantar IBOPE Media.
Qual é o alcance da televisão brasileira?
Mais de 201 milhões de pessoas foram impactadas pelo conteúdo da televisão linear no Brasil em 2023, ou 99,2% da população total do País.
Os brasileiros veem mais televisão ou vídeo on-line?
A TV linear ocupa 74,3% de share do consumo total de vídeo dentro dos domicílios. O vídeo on-line responde por 25,7% do tempo.
Quanto tempo os brasileiros passam na frente da televisão?
Em 2023, foram 5 horas e 14 minutos por dia, em média, segundo o estudo Inside Video 2024, da Kantar IBOPE Media.
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