Mais da metade dos consumidores globais desejam comprar carros elétricos ou híbridos, segundo um levantamento da Kantar. Além do menor custo de operação para o consumidor, esses veículos prometem ser melhores para o planeta. Mas eles serão mesmo a resposta para o desafio da sustentabilidade no mercado automotivo?
Destaques dos carros elétricos no Brasil:
- os brasileiros têm maior interesse em carros elétricos que a média global;
- a venda de carros eletrificados cresceu 146% em 2024;
- até 2030, o País deve contar com 1,4 milhão de elétricos e híbridos;
- mas o impacto ambiental desses veículos é uma questão mais complexa.
Acompanhe essa tendência do mercado automotivo com a explicação do Negócios SC.
A procura por carros elétricos no Brasil
Além da Kantar, uma pesquisa da EY também destaca a procura por veículos totalmente elétricos, híbridos ou híbridos plug-in no Brasil. Inclusive, os brasileiros têm maior interesse nesses carros que a média global: 57% e 55%, respectivamente.
Isso se reflete nas vendas de veículos eletrificados no País, categoria que abrange tanto os puramente elétricos quanto os híbridos. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de eletrificados cresceram 146% entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024.
Venda de veículos eletrificados no primeiro semestre de cada ano:
- 2022: 20.427
- 2023: 32.239
- 2024: 79.304
Os 100% elétricos tiveram a maior representatividade entre janeiro e junho de 2024. Eles responderam por 39% dos emplacamentos nesse mercado.
Mais à frente, um estudo da Bright Consulting projeta que o Brasil terá uma frota de 1,4 milhão de veículos eletrificados em 2030. Para o “E-Mobility Scenarios 2030”, a maior parte desses veículos virá de fora do País. A produção nacional deve representar 35% do total, enquanto 65% serão importados, com destaque para os carros chineses (55% de todos os elétricos e híbridos circulando em solo brasileiro na projeção).
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A venda de veículos elétricos deu um salto no Brasil. (Foto via Freepik)
Os desafios para a sustentabilidade dos carros elétricos
Se a previsão da Bright Consulting estiver correta, 1,4 milhão de veículos eletrificados representarão apenas 2,35% da frota total em circulação no Brasil em 2030. O impacto no meio ambiente, portanto, ainda não será tão perceptível nos próximos anos.
Porém, mesmo que todos os carros a combustão pudessem ser substituídos rapidamente por opções elétricas, haveria um problema. Esses novos veículos são movidos a baterias de lítio e não há material suficiente no mundo para produzi-las, segundo a EY. Mais ainda, a mineração de lítio tem acelerado a degradação da natureza, como é o caso da desertificação em áreas da América do Sul.
Outro ponto que merece atenção é a reciclagem e o reúso das baterias já produzidas. Como indica um documento do Departamento de Energia dos Estados Unidos, menos de 10% das baterias de íon-lítio são recicladas em nível global.
O mercado automotivo então precisa investir em uma logística reversa dessas baterias. Quanto mais forem reaproveitadas, menor será o impacto negativo dos carros elétricos e híbridos.
Para completar, o produto não será sustentável se a produção não for sustentável. É por isso que as grandes montadoras já apresentam, de um modo ou de outro, programas focados na sustentabilidade das fábricas. A Mercedes, por exemplo, tem a ambição de tornar a nova frota de veículos “carbono neutro” até 2039. Nesse ano, a empresa espera ter toda a produção vinda de fontes renováveis de energia.
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Como tornar o mercado automotivo mais sustentável?
Podemos dizer que os carros elétricos são uma das respostas para a sustentabilidade no mercado automotivo, mas não a única. Ela precisa funcionar ao lado de outras mudanças para que essa indústria — responsável por mais de 10% das emissões de dióxido de carbono no mundo — seja plenamente sustentável.
A EY então sugere três regras gerais para tornar o setor mais bem adaptado às questões ambientais:
- Esqueça a velha ideia de que mais sustentabilidade significa menos retorno. Os dois podem — e devem — andar juntos.
- Trace um caminho próprio em vez de apenas responder ao mercado. Tenha uma visão e uma estratégia para o futuro que reflitam seu negócio.
- Direcione um maior foco para questões rotineiras que tornam a sustentabilidade algo normal e simples. Se não, corre o risco de se perder na complexidade do tema.
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O mercado de carros eletrificados no Brasil
Aqui estão as principais questões relacionadas ao assunto.
Os brasileiros têm interesse em carros elétricos e híbridos?
Sim, mais até que a média global. Segundo a EY, 57% dos brasileiros veem positivamente os carros eletrificados.
Como está a venda de veículos eletrificados no Brasil?
Entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo intervalo de 2024, houve um salto de 146% na venda do segmento, chegando a mais de 79 mil emplacamentos nos seis primeiros meses deste ano. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Então, essa é uma solução para o meio ambiente?
O fato de não depender de combustíveis fósseis é sim bastante positivo. Mas os componentes e a própria fabricação dos veículos precisam ser mais sustentáveis para essa ser considerada uma solução em larga escala.
Baixe agora o estudo do mercado automotivo produzido pelo Negócios SC para saber mais.