Como a atenção do público determina o sucesso da sua marca?

13/06/2024

Comunicação

Como a atenção do público determina o sucesso da sua marca?

Você deseja ter uma marca reconhecida, lembrada e adorada pelo público. Mais ainda, imaginamos que queira aumentar as vendas. Mas, para tudo isso, precisa ter a atenção do público para início de conversa.

Diferentes pesquisas mostram como a atenção é determinante para o sucesso da marca. Então, vale acompanhar este conteúdo que preparamos para você.

Saiba mais sobre a importância da atenção do público:

Fique por dentro desse assunto fundamental para impulsionar os resultados do seu negócio.

Uma nova métrica de sucesso para a marca

Acompanhar os resultados é um passo necessário para trilhar o caminho do marketing de sucesso. Mas, às vezes, as métricas podem enganar se você não tiver certos cuidados.

Isso fica evidente quando analisamos a visibilidade das campanhas. Ter um anúncio visível nem sempre significa que ele impactou de fato o consumidor. Navegando pelas redes sociais, por exemplo, quantos anúncios você pula sem sequer ver o nome da marca?

O dicionário Aulete Digital define atenção como a “concentração total ou parcial da mente em alguma coisa”. É a visibilidade com foco que gera retorno para o negócio, porque só então a marca é realmente percebida.

Ou seja, se você espera ter melhores resultados, precisa dominar a economia da atenção do público.

Leia também: Os 5 elementos de campanhas de sucesso, segundo a Kantar

A atenção precisa ser aliada à visibilidade (e vice-versa) para gerar bons resultados. (Foto via Freepik)

A relação entre a atenção do público e o sucesso da marca

Como indica o estudo “Unveiling the Connection: Attention and Outcomes”, realizado por Teads em parceria com Lumen, há uma correlação clara e direta entre atenção e resultados da marca.

Em uma análise presente no levantamento, quando o tempo de visualização de um anúncio on-line subiu de 1 segundo para dez segundos, outras métricas cresceram junto. Por exemplo, a lembrança do anúncio aumentou 63 pontos percentuais, enquanto a consideração de compra cresceu 27 p.p.

Aliás, quanto mais a métrica se aproxima do fundo do funil de vendas, maior é o tempo necessário de atenção do público.

A Teads ainda ressalta que a atenção é capaz de prever o sucesso da marca melhor que a visibilidade. Essa capacidade preditiva é destacada também no relatório “The Link Between Attention Metrics & Outcomes”, do Attention Council. Ele mostra que as curvas de atenção e sentimento positivo em relação à marca, intenção de compra e conversão caminham lado a lado.

Leia também: Invista no reconhecimento da marca para aumentar as vendas

Como escolher as mídias certas para atrair a atenção do público?

Se uma maior atenção corresponde ao aumento da lembrança da marca, podemos propor um caminho inverso. Analisando as mídias que despertam maior lembrança, chegamos àquelas que despertam mais atenção do público.

Aí se destaca a importância das mídias off-line. Isso porque elas são mais eficazes em atrair o consumidor na comparação com os meios digitais.

Veja o caso da televisão. De acordo com a Dentsu, os consumidores passam mais tempo atentos a um comercial de TV que a um anúncio de vídeo na internet.

Em outro estudo, desta vez da Hub Entertainment Research, 62% dos entrevistados lembraram-se de metade ou mais dos anunciantes na televisão. Já no celular, a lembrança da marca — ou brand recall — ficou em 46%.

Mas a Dentsu revela que a rádio é ainda melhor nisso. Ela chega a ser dez vezes mais eficiente que a média dos vídeos on-line quanto a reter a atenção do público. A rádio também atrai o dobro de atenção se comparada à TV, à mídia display e às redes sociais.

Não à toa, 89% dos catarinenses lembram-se de ter ouvido algum anúncio de rádio, segundo uma pesquisa da  Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).

Isso não quer dizer que a publicidade na internet seja irrelevante. Pelo contrário. Ela é ótima para reforçar a presença da marca e gerar ações imediatas. Entretanto, ter um mix de mídia diversificado é uma forma mais garantida de potencializar o retorno do marketing.

Leia também: O impacto da publicidade na rádio para suas campanhas

O que podemos aprender sobre a atenção à publicidade da marca?

Aqui está um resumo com as principais informações que trouxemos para você.

Por que é preciso considerar a atenção do consumidor na hora de anunciar?

A visibilidade, por si só, não corresponde a melhores resultados na comunicação. Por outro lado, a atenção tem uma correlação direta com métricas positivas para o marketing.

Quais são as vantagens de atrair uma maior atenção do público para os anúncios?

Quando a atenção cresce, aumentam também a lembrança da marca, a intenção de compra e, consequentemente, as vendas.

Como aumentar a atenção do consumidor na publicidade?

A escolha das mídias é importante nesse sentido. Diversas pesquisas mostram que meios como a televisão e a rádio levam vantagem sobre a internet quando se trata de atrair e reter o consumidor interessado.

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