Como a mídia inspira a jornada de compra no turismo?

03/09/2024

Economia

Como a mídia inspira a jornada de compra no turismo?

Se aplicarmos a ideia do funil de vendas à jornada de compra no turismo, a fase de descoberta pode ser descrita como um período de inspiração ou sonho dos futuros viajantes. Ele dura 33 dias, em média, de acordo com uma pesquisa internacional do Expedia Group em parceria com a Luth Research.

A seguir, mostraremos o papel da mídia para influenciar os turistas. Quer ficar por dentro?

Entenda o que inspira a escolha do destino turístico:

O Negócios SC ainda traz mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

A fase da inspiração na jornada de compra no turismo

A pesquisa “A jornada de compra: descobrindo como viajantes planejam e reservam on-line” traz dados interessantes para as estratégias de marketing do turismo.

Em primeiro lugar, ela mostra que a fase de inspiração dura quase o mesmo tanto que as etapas de pesquisa, planejamento e reserva. Essas últimas levam 38 dias, em média.

Outro destaque é o forte consumo de conteúdo na jornada de compra do turismo. Nos 45 dias anteriores à reserva, os viajantes veem uma média de 141 páginas sobre destinos, acomodações, entre outros assuntos relacionados.

Também é importante notar que 59% dos entrevistados por Expedia Group e Luth Research não têm um destino específico em mente ao decidir viajar. Ou, ainda, consideram várias opções para a próxima viagem.

A fase da inspiração é importante para o marketing turístico porque esse é o momento certo de atrair o consumidor. Antes de ele decidir um lugar e fazer planos específicos, há um longo período em que está aberto a diferentes formas de influência. E uma das mais eficientes nesse sentido é o contato pela mídia.

Como os brasileiros decidem onde comprar no e-commerce?

A fase de inspiração é quase tão longa quanto o planejamento da viagem em si. (Foto via Freepik)

As redes sociais inspiram a escolha do destino turístico

A pesquisa sobre a jornada de compra no turismo aponta as redes sociais como uma fonte de inspiração para 77% dos viajantes. Outros levantamentos vão nessa mesma direção.

Dados da Skyscanner, por exemplo, revelam que uma em cada duas pessoas é influenciada na escolha do destino pelas redes sociais. Os mais jovens são ainda mais influenciáveis, segundo a GWI: 60% dos indivíduos da Geração Z baseiam a decisão pelo que veem nessas plataformas.

Os brasileiros, inclusive, tem um gosto especial por acompanhar esse tipo de conteúdo nas redes sociais. Para 50% dos entrevistados em um relatório do Opinion Box, viagem e turismo são os assuntos favoritos para ver no Instagram.

Economia dos criadores e a força das publis para sua marca.

A importância da mídia tradicional na jornada de compra dos viajantes

Na fase da inspiração, não podemos esquecer o papel da mídia tradicional, como a televisão, a rádio e os portais de notícias, enquanto influenciadores da decisão de compra.

A Pesquisa PiniOn Verão 2024 destaca um dado relevante nesse sentido. O levantamento diz o seguinte: 45% dos brasileiros concordam que ver a publicidade de empresas de viagens na TV eleva a motivação para viajar na estação mais quente do ano.

Além disso, um estudo do Negócios SC sobre o turismo em Santa Catarina mostra como os veículos da NSC falam com 93% do público-alvo no Estado em apenas 30 dias: Esses consumidores estão espalhados por diferentes meios e horários da programação:

Esse foi o segredo para o sucesso do Hotel Termas de Gravatal. O negócio conseguiu reverter um cenário de possível crise diante da queda de turistas gaúchos no inverno de 2024 depois das enchentes no Rio Grande do Sul em abril e maio. Mais ainda, a presença na Itapema FM e no NSC Total garantiu um crescimento de quase 10% na ocupação de leitos frente ao ano anterior.

Hotel Termas aumenta a ocupação de leitos com anúncios na NSC.

Por dentro da jornada de compra no turismo

Aqui estão os destaques do assunto para você compreender a importância da presença na mídia.

Por que é necessário investir no alcance da comunicação por meio da mídia?

De acordo com uma pesquisa de Expedia Group e Luth Research, as pessoas passam, em média, um período de 33 dias coletando inspirações para a próxima viagem. Essa inspiração pode vir de qualquer lugar, mas o conteúdo é um dos principais atalhos para se chegar a esse público.

Como as redes sociais podem impulsionar o turismo?

Viagens são um dos temas favoritos dos brasileiros para acompanhar no Instagram e, de um modo geral, os viajantes consideram as redes sociais muito importantes na hora de procurar inspirações turísticas.

Como ter sucesso com sua estratégia de marketing no turismo?

Para ampliar o alcance da comunicação, vá além das redes sociais. Meios como a televisão e a rádio impactam grandes audiências e têm a confiança do consumidor. Só a NSC fala com 93% do público de viagens em Santa Catarina.

Quer saber como atrair os turistas catarinenses com a NSC? Faça uma simulação gratuita de campanha com o maior ecossistema de comunicação do Estado.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui