Como a TV conectada deve impactar a publicidade?

19/12/2022

Marketing

Como a TV conectada deve impactar a publicidade?

O consumo de conteúdo tem passando por diversas transformações nos últimos anos. Mas algo permanece constante: a televisão ainda é um centro de informação e entretenimento dentro dos lares.

A TV conectada (CTV ou smart TV) assume um importante papel nesse sentido. Para o público espectador, ela oferece ainda mais opções de conteúdo. Para os anunciantes no meio televisivo, ela une as vantagens da televisão com a internet.

Dados da ComTech, da Kantar, mostram que 65% dos lares já possuem TV conectada em países como França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha. Aqui no Brasil, esse percentual cresceu de 27% em 2017 para 57% em 2021. Ou seja, o número de lares com aparelhos conectados no País mais que dobrou em quatro anos.

Saiba, então, como isso impacta a publicidade daqui para a frente.

TV conectada permite criar campanhas mais estratégicas

Uma das principais tendências de mídia é a procura pela maior inteligência de dados nos negócios. De acordo com a Kantar IBOPE Media, 64% dos anunciantes acreditam que a qualidade dos dados será mais importante nos próximos anos.

Diante disso, é bem-vinda a integração entre a televisão e a internet. A conexão digital abastece as estratégias de marketing com ainda mais informações sobre a mídia líder em alcance de público. Como a própria Kantar IBOPE Media revela, 93% dos brasileiros veem TV linear ao longo de um mês normal.

Lois Wright, gerente de marketing de marca na Premier Inn, destacou a importância da televisão no evento Campaign TV Advertising Summit 2022:

— É a medição que ajuda a entregar esse contínuo investimento em TV. Sempre falamos sobre como a busca on-line e a TV estão relacionadas; quando você usa TV, percebe as conversões [de busca] crescerem e melhorarem.

Essa conversão deve ficar ainda mais significativa com a evolução da TV conectada.

Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

Quase 60% dos lares brasileiros contam com smart TVs. (Foto via Freepik)

Os impactos da TV conectada na publicidade

Segmentação e personalização

A televisão já oferece uma boa segmentação da audiência para grupos de pessoas. Ao escolher a região, os veículos e os horários mais adequados, é possível alcançar seu público-alvo com precisão.

Mas, no caso da TV conectada, estamos falando de uma segmentação individualizada, por IPs. Isso abre um leque ainda maior de possibilidades para as estratégias da marca, incluindo a personalização das campanhas na televisão.

Atribuição da TV conectada

Um dos grandes desafios das campanhas integradas entre on e off é a atribuição. Ou seja, “identificar um conjunto de ações de um usuário — entre telas e pontos de contato — que contribuem de alguma forma para o objetivo desejado, então se atribuindo valores para cada um desses eventos”, segundo a definição do Interactive Advertising Bureau (IAB).

Posto de outra forma, a atribuição da TV é o processo de mapear a jornada do consumidor desde que ele vê o anúncio até as ações que ele toma em direção à marca.

Com a TV conectada, isso fica mais fácil, pois o consumidor pode interagir com os anúncios e se conectar com as marcas pelo próprio aparelho televisor.

T-commerce

T-commerce é o comércio pela televisão. As novas tecnologias possibilitam essa interatividade direta entre o consumidor e o conteúdo exibido, inclusive nos anúncios.

Essa é uma ótima oportunidade também para os conteúdos patrocinados. Imagine que alguém esteja assistindo à novela ou ao Big Brother Brasil. Então, ela se interessa por algum produto visto em tela. Ao clicar em um botão, pode ver uma lista de itens que são usados pelos atores ou participantes do reality show e acessar o e-commerce das respectivas lojas por ali mesmo.

Os avanços da TV conectada prometem ser bastante animadores para os anunciantes, que terão nela mais um canal de vendas.

Leia também: Compras pela TV já são uma realidade com a Globo

O futuro da televisão será cada vez mais interativo

A TV conectada unirá duas grandes vantagens da televisão e da publicidade digital, respectivamente: um amplo alcance de público com a possibilidade de conversão direta.

Como revela uma pesquisa do Datafolha para a Globo, 85% dos brasileiros consomem TV aberta pelo menos uma vez por semana.

Imagine então um futuro em que os anúncios sejam acionáveis. O impacto para o marketing será considerável.

Mas saiba que, em Santa Catarina, a NSC TV já está trilhando esse caminho. A emissora líder de audiência em todas as regiões do Estado, 365 dias por ano de acordo com a Kantar IBOPE Media, tem contribuído para aproximar os anunciantes dos consumidores de diferentes formas.

As compras por QR Codes, por exemplo, são uma realidade na televisão. Isso porque os consumidores já têm o hábito de pesquisar na internet pelos produtos vistos na TV — os códigos em tela facilitam esse processo.

Além disso, a NSC TV tem apostado em novos formatos de conteúdo na televisão para destacar os anunciantes. Programetes especiais, breaks ao vivo na programação com transmissão do PDV e outras possibilidades agora estão à disposição das marcas.

Quer saber mais a respeito? Baixe o mídia kit da NSC TV e fique por dentro das oportunidades!

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