Como aproveitar o consumo de podcasts para destacar sua marca?

09/12/2025

Como aproveitar o consumo de podcasts para destacar sua marca?

Nove em cada dez brasileiros ouvem algum formato de áudio, como aponta a Kantar. Nesse sentido, o consumo de podcasts no Brasil se oferece como uma grande oportunidade para as marcas. Então, aproveite para entender melhor como os ouvintes no País se conectam com esse tipo de conteúdo e como seu negócio também pode se conectar por meio dele.

Destaques do consumo de podcasts no Brasil:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O consumo de podcasts no Brasil em dados

De acordo com os resultados da PodPesquisa 2024/2025, da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 32 milhões de ouvintes de podcasts. 

Enquanto isso, um levantamento da Nielsen para o Spotify ressalta que o consumo de podcasts aumentou recentemente para 48% do público no País.

Estamos falando de uma audiência já bastante fiel ao formato de áudio. Quase dois terços dos ouvintes consomem conteúdos do tipo com frequência diária, como informa a ABPod.

Frequência de consumo de podcasts no Brasil:

Esse é um meio que pode ser usado para alcançar os mais variados perfis de consumidores. Contudo, há uma predominância da faixa etária dos 25 aos 44 anos, que responde por 66,22% da audiência.

Entre os conteúdos favoritos do público, aparecem praticamente empatados as notícias (23,79%) e o entretenimento (23,07%). Mas há espaço para uma diversidade de outros temas, como tecnologia, empreendedorismo, saúde, esportes etc.

Publicidade em rádio e podcasts gera buscas e compras.

O impacto dos podcasts na intenção de compra

A PodPesquisa 2024/2025 também revela um perfil de ouvinte com elevado poder aquisitivo. Perto de metade da audiência (47,13%) afirma ter uma renda mensal acima dos R$ 5 mil.

Além disso, como nos diz a Nielsen, trata-se de um público bastante atento. Oito em cada dez ouvintes relatam uma profunda imersão no conteúdo dos podcasts. Inclusive, 48% prestam mais atenção aos anúncios na podosfera que em relação a outras mídias.

Isso gera uma conexão forte com as marcas presentes no meio. Segundo os dados da ABPod, dois em cada três brasileiros que ouvem podcasts afirmam ter alguma propensão a comprar os produtos anunciados.

Como o consumo de rádio influencia a decisão de compras?

Influenciadores em áudio têm um papel essencial

Talvez a maior força do podcast para a comunicação das marcas venha dos apresentadores. Pelo menos isso é o que sugere o estudo da Audacy “State of Audio: The Creator Effect”.

Os resultados provam que seis em cada dez ouvintes confiam nos anúncios apresentados pelos comunicadores. Mais ainda, 44% sentem uma conexão mais forte com a marca quando ela é endossada pelo comunicador favorito.

Não à toa, 76% do público declara já ter comprado algo após ser impactado pelo anúncio falado pelos influenciadores em áudio.

ROI da publicidade em áudio é até 32% maior que a média.

Dicas para incluir os podcasts na sua estratégia

Diante desses dados, está pensando em investir na publicidade em podcasts? A Globo traz algumas dicas a respeito no guia “A prosperidade dos podcasts no Brasil”.

O conselho mais importante é escolher um programa que faça sentido para o nicho da marca. Esse ponto é reforçado pela PodPesquisa 2024/2025, quando diz que 56,63% dos ouvintes valorizam a conexão dos anúncios com o conteúdo, mais até que a criatividade da propaganda ou a própria marca anunciada.

Portanto, o primeiro passo é escolher podcasts relevantes para o setor ou o nicho do negócio. Daí também a necessidade de levantar os dados demográficos, os interesses e os comportamentos do público ouvinte de cada programa, e não só apostar em números absolutos de audiência.

Outra dica é associar a marca a conteúdos que complementam os produtos ou serviços e vice-versa. Por exemplo, os episódios do podcast Negócios SC trazem especialistas representando diferentes empresas catarinenses, muitas vezes apresentando soluções proprietárias, mas sempre com uma abordagem ampla do mercado.

Para completar, a Globo recomenda anunciar sempre, como uma forma de patrocínio constante, a menos que a estratégia seja ter um episódio temático dedicado ao universo da marca.

Esta é a deixa para você conhecer as oportunidades de conteúdo patrocinado em áudio com a NSC. Baixe nosso catálogo de soluções ou tire suas dúvidas diretamente pelo WhatsApp.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui