Como as buscas com IA generativa afetam o tráfego do site?

15/03/2024

Tecnologia

Como as buscas com IA generativa afetam o tráfego do site?

As buscas com IA generativa estão aqui para ficar.

Sem desmerecer todo o debate em torno do assunto, como as questões sobre o impacto nos negócios e a veracidade das informações geradas, essa é uma realidade. Precisamos encará-la e lidar com ela para encontrar soluções possíveis.

Nesse sentido, uma pergunta muito importante a fazer é como a inteligência artificial nas buscas pode afetar o tráfego do site. Você tem uma visão positiva, neutra ou negativa dessa influência?

Antes de responder, veja o conteúdo que preparamos para você e entenda melhor esse tema.

O que são buscas com inteligência artificial (IA) generativa?

Em resumo, as buscas com IA generativa fornecem respostas prontas geradas a partir do conteúdo das páginas da internet, sem direcionar o usuário para a fonte da informação. Esse conteúdo é interpretado e reestruturado pela inteligência artificial, segundo a premissa de facilitar a experiência do usuário.

O uso da inteligência artificial nos resultados das buscas on-line não é algo novo. Há muito tempo, buscadores como o Google e tantos outros contam com algoritmos capazes de aprender o comportamento dos usuários para entregar as respostas de acordo.

No entanto, desde que o Google estreou os featured snippets, ou posição zero das buscas, ficou claro que a ferramenta de pesquisa mais utilizada do mundo deixaria de ser apenas um redirecionador de tráfego do site. O objetivo era chegar ao “zero clique”, ou seja, apresentar as respostas desejadas no próprio buscador. Um exemplo disso é quando você pergunta “qual é a população do Brasil?” e o número de habitantes aparece imediatamente acima dos demais resultados.

Em 2021, a SparkToro chegou a divulgar, com dados da SimilarWeb, que 64,82% das buscas no Google eram zero-click searches. Isto é, elas não geravam cliques em links, não direcionavam o usuário para outro site.

As buscas com inteligência artificial generativa são uma continuidade disso. Por IA generativa entenda-se uma ferramenta capaz de criar novos conteúdos, a partir de uma base de informações, conforme os comandos ou perguntas dos usuários. Aí entram o ChatGPT, O HugginChat, o Gemini e tantas outras tecnologias do gênero.

O próprio Google introduziu ainda a Search Generative Experience (SGE), ou Experiência de Busca Generativa, em tradução livre. O objetivo é responder às buscas de uma maneira mais conversacional, com a pesquisa concentrada no buscador, apresentando os resultados elaborados pela IA generativa no topo da página.

Essas buscas com IA generativa transformarão desde a experiência do usuário até a maneira como as marcas pensam sua estratégia de SEO. Mas, para muitos, tal mudança pode representar a perda no tráfego do site.

Leia também: Tendências de SEO para 2024: o que você precisa saber?

A inteligência artificial vai revolucionar também as buscas on-line. (Imagem via Freepik)

O impacto das buscas com IA generativa

Ferramentas como o ChatGPT, com cerca de 180,5 milhões de usuários atualmente, ajudaram a popularizar o conceito de inteligência artificial generativa.

De acordo com uma pesquisa publicada no portal Statista, o valor de mercado da IA generativa deve crescer 24,4% ao ano até 2030. O mesmo site diz que, até 2027, 90% dos adultos nos Estados Unidos recorrerão primeiramente às buscas com IA generativa ao pesquisar on-line. Ainda nesse assunto, as pesquisas com o auxílio da inteligência artificial são o tipo de produto ou serviço que mais desperta a atenção do público em relação à IA.

Além disso, a SGE do Google já foi testada em mais de 120 países, como informa o Search Engine Journal.

Ou seja, não há como negar ou frear o uso das buscas com IA generativa. A questão é: qual será o impacto disso para os negócios?

Em primeiro lugar, isso exigirá rever a estratégia de SEO. A produção de conteúdo terá de dialogar de uma forma muito mais próxima com a intenção de busca por trás de cada palavra-chave, agregar valor aos textos e tornar-se autoridade no assunto.

A HubSpot ainda destaca a necessidade de as equipes serem treinadas no uso da inteligência artificial no dia a dia.

Entretanto, a Gartner prevê que o tráfego do site vai cair 25% até 2026. Há uma relação direta entre as buscas com IA e essa queda no número de visitas. Daí a importância de os negócios adotarem medidas preventivas e diversificarem as fontes de tráfego para a marca.

Leia também: Quer aumentar o tráfego do site? Então anuncie na rádio

3 soluções da NSC para aumentar o tráfego do site

Entenda agora como ter melhores resultados no marketing digital da sua empresa com as soluções da NSC.

Branded content

O branded content, ou conteúdo da marca, é um ótimo recurso para melhorar seu posicionamento nas buscas e atrair tráfego para o site.

Nessa estratégia, em vez de publicar apenas nos canais da marca, você distribui conteúdo sobre o negócio em veículos como o NSC Total. O portal alcança milhões de leitores por mês, contextualizando a mensagem para uma audiência fiel e engajada.

Além do maior alcance e dos cliques, a marca pode ganhar mais autoridade na internet por ser mencionada por um portal de referência para o público.

Marketing de vídeo

Ter uma estratégia de marketing de vídeo também é essencial para aumentar o tráfego do site. Isso porque 86% dos profissionais de comunicação conseguiram aumentar o número de acessos ao investir na produção de vídeo, segundo os dados da Wyzowl em 2024.

Rádio

Para completar, um estudo de Cumulus Media | Westwood One Audio Active Group, em parceria com a LeadsRx, mostrou que a rádio ajuda no tráfego do site. O crescimento médio dos acessos nas páginas dos anunciantes foi de 14% ao longo das campanhas de rádio analisadas.

Quer ver mais soluções da NSC para aumentar o tráfego do site? Descubra todas as oportunidades de impulsionar a marca na internet com a empresa líder em comunicação em Santa Catarina!

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui