Quando o assunto é o uso da inteligência artificial, os brasileiros estão mais confiantes no potencial da tecnologia que o resto do mundo. Uma pesquisa do Instituto Ipsos revela, por exemplo, que duas em cada três pessoas no Brasil (66%) estão animadas com a IA em produtos e serviços. Já a média global está em 54%.
No entanto, a relação dos brasileiros com a inteligência artificial é um pouco mais complexa que isso, como sugerem os dados do Opinion Box que analisaremos a seguir.
Entenda melhor o uso de IA no Brasil:
- 89% dos brasileiros conectados já a utilizaram alguma vez;
- mas apenas 37% das empresas trabalham com ferramentas de IA;
- 56% das pessoas acreditam que a tecnologia terá um impacto positivo;
- embora 23% fiquem apreensivas diante das novidades que ela traz.
Fique por dentro de como o público no País avalia e aproveita essa revolução tecnológica.
A difusão do uso da inteligência artificial no Brasil
O tema não é mais um mistério para os brasileiros. De acordo com o relatório “Inteligência Artificial 2024”, do Opinion Box, 91% dos entrevistados on-line têm algum conhecimento sobre o que é IA. Inclusive, mais de um terço do público nacional já utiliza a tecnologia no dia a dia.
Frequência de uso de produtos e serviços com IA:
- Diariamente: 37%
- Semanalmente: 19%
- Mensalmente: 11%
- Raramente: 22%
- Nunca usou: 11%
Aí estão incluídos assistentes virtuais, ferramentas de pesquisa e criação de texto, recomendações personalizadas, entre outras soluções.
É interessante notar que os brasileiros não veem o uso da inteligência artificial apenas como uma ferramenta de trabalho. Quando perguntados sobre as utilidades da IA, eles colocam as tarefas pessoais em primeiro lugar. Depois vem o aprendizado. E só em terceiro lugar são mencionadas as tarefas do serviço.
No geral, há um clima de otimismo em relação ao assunto. Enquanto 56% acreditam que a IA terá um impacto positivo ou muito positivo na sociedade, apenas 14% supõem um impacto negativo ou muito negativo. Outros 30% não souberam responder ou disseram que não impactará para bem ou para mal.
Os dados do Opinion Box estão em sintonia com os resultados do Ipsos, que apontam: 64% dos brasileiros percebem mais vantagens que desvantagens no uso da IA. Mas tal aceitação não é livre de receios, como veremos em seguida.
Leia também: 10 dicas de inteligência artificial grátis que cria textos

A tecnologia virou um assistente pessoal para muitos brasileiros. (Imagem via Freepik)
Preocupações em relação à inteligência artificial
Os brasileiros relatam, ao mesmo tempo, confiança e preocupação diante da inteligência artificial. Nem é para menos, considerando as rápidas e expressivas transformações de que essa tecnologia é capaz.
Ao Opinion Box, 50% dos indivíduos disseram que não é preciso ter medo da IA, enquanto 49% sentem algum receio de onde ela vai parar.
Ao ler notícias sobre os avanços na área, 35% dos brasileiros chegam a sentir um misto de animação e apreensão pelo que está por vir. Esse número é maior do que os totalmente animados (32%) ou completamente apreensivos (23%).
A maior preocupação do uso da inteligência artificial está relacionada à privacidade e proteção dos dados. Mas os impactos sociais e no mercado de trabalho também rondam a mente dos entrevistados.
Quais são as maiores preocupações no uso da IA?
- Privacidade e proteção de dados: 42%
- Riscos à segurança e cibersegurança: 36%
- Perda de empregos e impacto socioeconômico: 32%
- Riscos de plágio: 28%
Há, igualmente, o risco de informações enviesadas ou até mesmo erradas em ferramentas como o ChatGPT. Aplicações do tipo só ótimas para a criação de textos, mas como buscadores ainda deixam muito a desejar. Nesse sentido, 40% dos usuários do ChatGPT já perceberam a tendência de ele dar respostas tendenciosas.
Leia também: 7 ferramentas de inteligência artificial para marketing
O uso da IA no ambiente de trabalho
Apesar de os brasileiros utilizarem mais a IA como assistente pessoal, ela vem conquistando o ambiente de trabalho. Como prova disso, 74% dos entrevistados em uma pesquisa do LinkedIn acreditam que ela mudará ainda em 2024 a forma como trabalham.
A presença da IA nas empresas vem mexendo até com a preparação dos profissionais. Seis em cada dez que responderam ao levantamento do Opinion Box acreditam que ficará em desvantagem quem não dominar as novas ferramentas.
No entanto, são poucas organizações dispostas a pagar por tais soluções. Apenas 18% dos negócios têm um orçamento destinado à inteligência artificial, embora esteja presente em 37% deles.
Uma saída é aproveitar as ferramentas de IA gratuitas que existem no mercado. Por sinal, a área em que os brasileiros creem que terá o maior impacto da inteligência artificial é em comunicação e marketing, que tem ótimas opções grátis para aproveitar.
Leia também: Turbine sua publicidade com esta ferramenta de IA gratuita
Veja os principais dados sobre o assunto
Qual é o sentimento em relação à inteligência artificial no Brasil?
Enquanto 50% dos brasileiros dizem não ter medo, 49% mostram receio, segundo os dados do Opinion Box.
Como a IA está presente na vida dos brasileiros?
Nove em cada dez pessoas conectadas no País já usaram IA alguma vez. Dessas, 37% a usam diariamente.
E o uso nas empresas?
Ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido. Apenas 37% das organizações utilizam a inteligência virtual atualmente.
E você? Já faz uso da IA no dia a dia? Aproveite agora para conhecer uma solução gratuita da NSC para otimizar a publicidade da sua marca.