Compra de mídia avulsa ou pacote de anúncios: qual é melhor?

20/03/2025

Compra de mídia avulsa ou pacote de anúncios: qual é melhor?

Ao fazer a compra de mídia para sua comunicação, pode surgir a dúvida: é melhor anunciar em mídia avulsa ou garantir logo um pacote de anúncios?

Por mídia avulsa, queremos dizer todo espaço individual para divulgar sua marca, sem estar atrelado a outras inserções, como seria um patrocínio mensal de um programa de televisão. Ainda no caso da TV, isso envolveria a veiculação do comercial uma única vez. Já o pacote de anúncios oferece um conjunto de inserções distribuídas ao longo do tempo, que podem abranger diferentes meios e formatos de publicidade.

Veja a explicação completa a seguir para saber mais.

O que levar em consideração na compra de mídia?

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Quando a compra de mídia avulsa é a melhor opção?

A verdade é que não existe uma resposta definitiva sobre investir em mídia avulsa ou pacotes de anúncios. Talvez as duas opções juntas sejam recomendadas para sua empresa. Tudo depende da estratégia, do momento e das condições de investimento.

No entanto, vale considerar a mídia avulsa diante dos seguintes fatores.

Orçamento limitado

Fazer uma divulgação pontual é melhor que cortar o investimento em anúncios de vez. Mesmo que a compra de um pacote de mídia custe menos por inserção, pois geralmente há um desconto nesse tipo de negociação, não deixe de realizar as propagandas avulsas se é o que pode alcançar no instante.

Uma pesquisa do Instituto Ehrenberg-Bass mostra que as vendas caem, em média, 16% após 12 meses sem divulgação da marca. Mas a queda é acelerada quando o negócio já vem de resultados negativos ou tem pequeno porte.

Flexibilidade

Sem dúvida, uma vantagem de comprar mídia avulsa é poder escolher o posicionamento do anúncio conforme o orçamento disponível. Mas algumas oportunidades podem ser destinadas ou estar ocupadas por anunciantes regulares e patrocinadores.

Reforço à mensagem

A mídia avulsa pode ser um ótimo complemento para sua campanha.

Digamos que sua marca esteja veiculando uma série de comerciais de 15 segundos ao longo da programação da TV. Então, em um programa de enorme audiência, como o Jornal Nacional ou o Big Brother Brasil, decide expandir a mensagem em uma propaganda de 60 segundos para aprofundar o conteúdo e alcançar um público maior. Essa seria a cereja do bolo da sua estratégia.

Oportunidade pontual

Há oportunidades que, de fato, não se repetem. Eventos midiáticos especiais, como a transmissão de uma final de campeonato ou um grande show, oferecem às marcas uma chance de criar algo único e bem contextualizado. Ainda podemos incluir aí as datas comemorativas ou momentos-chave para o negócio.

5 bons motivos para sua empresa anunciar na televisão.

Por que investir em um pacote de anúncios na publicidade?

Enquanto os anúncios avulsos têm um papel na estratégia de mídia — e até algumas vantagens, como vimos —, sempre recomendamos pensar no longo prazo. É olhando à frente que você pode aumentar o retorno do marketing. Nesse sentido, pacotes e patrocínios têm um maior potencial de sucesso.

Economia

Sua marca pode obter melhores negociações na compra de mídia em pacotes e até divulgar com mais constância em melhores posições do que conseguiria com anúncios individuais. A entrega, proporcionalmente ao investimento, é maior.

Há também a questão da otimização no marketing no longo prazo. Ao manter a marca em exposição por mais tempo e com maior frequência, sua empresa reduz o custo futuro para a aquisição de novos clientes, pois já se tornou conhecida.

Maior público impactado

Cada inserção na mídia impacta uma parcela do público total de um programa ou veículo. Então, quanto mais sua empresa distribui a publicidade ao longo de diferentes dias, mais próxima fica de alcançar toda a audiência possível.

Fortalecimento da memória

Outro argumento a favor da compra de mídia em pacotes é o fato de que os consumidores precisam de várias exposições à marca para se familiarizar com ela. São necessários repetidos contatos para influenciar a decisão de compra e isso fica mais difícil com anúncios avulsos por si só.

Melhores resultados

Um dos segredos para o sucesso na comunicação é a constância. Se a estratégia consegue aumentar a lembrança da marca, impactar mais consumidores e economizar no investimento, o retorno então é muito maior.

É por isso que sugerimos planejar sua comunicação para o longo prazo. A NSC ainda facilita esse planejamento com uma ferramenta exclusiva para otimizar sua compra de mídia. Simule sua próxima campanha com a ajuda da inteligência artificial e descubra as mídias mais indicadas para turbinar seus resultados.

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