Conheça o perfil dos donos de pequenos negócios no Brasil

15/10/2025

Conheça o perfil dos donos de pequenos negócios no Brasil

Os pequenos negócios são responsáveis por 26,5% do produto interno bruto (PIB) do Brasil, de acordo com o Sebrae. Mas quem são esses donos de micro e pequenas empresas que movem o País à frente? Quais são os principais desafios que eles têm enfrentado? É isso o que mostraremos a seguir, acompanhe!

O perfil dos donos de pequenos negócios no Brasil:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Quem são os microempreendedores individuais?

O Brasil somou 12,8 milhões de microempreendedores individuais, os MEIs, até o terceiro trimestre de 2025, de acordo com os painéis do Mapa de Empresas.

Entre eles, as principais atividades são:

  1. Cabeleireiros, manicure e pedicure: 778 mil
  2. Comércio varejista de moda: 666 mil
  3. Promoção de vendas: 597 mil
  4. Obras de alvenaria: 504 mil
  5. Preparação de documentos e apoio administrativo: 446 mil

A maioria desses microempreendedores não têm um estabelecimento próprio. Mais da metade deles, ou 54% do total, opera o negócio em casa ou no endereço dos clientes. Apenas 27% atuam em um estabelecimento comercial propriamente dito.

Muitos MEIs, inclusive, vieram da informalidade. Conforme o Atlas dos Pequenos Negócios 2025, elaborado pelo Sebrae, três em cada quatro microempreendedores individuais no Brasil atuaram como informais por cinco ou mais anos até se formalizarem.

Há, também, um aspecto de baixa escolaridade muito associado a esse perfil de donos de pequenos negócios. Como aponta o Sebrae, 67% deles têm até o ensino médio completo.

Isso possivelmente afeta o potencial de renda desses empreendedores, em um nível abaixo dos micro e pequenos empresários, que apresentam uma escolaridade maior. 

Empreender foi a forma de gerar renda que 56% deles encontraram pela falta de outras opções no mercado de trabalho. Entre os MEIs, a renda familiar média em 2024 foi de R$ 5.542 e 76% deles têm nisso a única fonte de rendimento, mas em dois terços dos casos há outras pessoas na família contribuindo com o domicílio.

Outros dados sobre o perfil dos microempreendedores individuais:

Taxa de mortalidade dos pequenos negócios em SC é de 41,5%.

Quem são os donos de pequenos negócios?

Ao todo, o Brasil tem quase 23 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte, segundo a base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Tirando os MEIs, há 10,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos (MPEs) no País.

Estas são as principais atividades realizadas por não MEIs:

  1. Comércio varejista de moda: 364 mil
  2. Serviços de escritório: 278 mil
  3. Comércio varejista de alimentos: 245 mil
  4. Restaurantes e similares: 216 mil
  5. Lanchonetes e afins: 196 mil

O perfil dos donos de pequenos negócios difere bastante dos MEIs. Podemos dizer que ele é menos democrático.

Existe, por exemplo, uma predominância muito maior dos empreendedores homens, que são 64% do total. Também há mais pessoas brancas, representando 58% dos MPEs. E 63% têm a escolaridade de nível superior.

Outra diferença considerável é que 51% empreenderam como uma oportunidade de negócio, e não como necessidade de sobrevivência. A renda familiar média, como era de se esperar, então é maior: de R$ 13.305,99 em 2024.

Para completar, o maior porte do negócio exige uma estrutura mais robusta. Com isso, 76% dos micro e pequenos empreendimentos no Brasil atuam em um estabelecimento comercial.

5 dicas para começar o marketing de pequenas empresas em SC.

Os principais desafios dos pequenos negócios em Santa Catarina

Aqui no Estado, o Sebrae SC ainda levantou quais são os principais desafios das micro e pequenas empresas. Os dados estão no “Panorama Setorial das MPEs em Santa Catarina”, do segundo trimestre de 2025.

Neste ano, os maiores obstáculos vivenciados pelos negócios são:

Mas há uma clara intenção de superar esses entraves, seja por meio de investimentos, que 46% das MPEs em Santa Catarina fizeram no segundo trimestre, seja por meio de capacitações. As áreas de maior interesse para se capacitar incluem a inteligência artificial (41,4%), a gestão tributária (28,9%) e a gestão financeira (20,4%).

Por sinal, este é um bom momento para você descobrir como a ferramenta de inteligência artificial da NSC ajuda os pequenos negócios na comunicação. Experimente o Simulador de Campanha e veja como vender mais e se conectar com o público catarinense.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui