No ranking de popularidade dos aplicativos, o Instagram aparece na liderança entre o público brasileiro. Aqui no País, como revela o Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de Apps no Brasil, de dezembro de 2023, a rede social da Meta está presente em 91% dos smartphones.
Mais ainda, metade dos dispositivos tem o app na tela inicial. Isso porque, para 35% dos entrevistados, o Instagram é o aplicativo em que eles passam mais tempo por dia.
O relatório “Digital 2024: Brazil”, de We Are Social e Meltwater, vai mais longe e revela que os brasileiros passam 22 horas e 27 minutos por mês, em média, nessa rede social. São mais de 440 sessões mensais dentro dela!
Que o Instagram é importante para os brasileiros não resta dúvida. Mas como o público gosta de utilizá-lo e quais são os conteúdos favoritos para seguir? Veja os dados que o Negócios SC traz para você e descubra as respostas.
Conteúdos favoritos no Instagram pelos brasileiros
O relatório “Instagram no Brasil 2024”, do Opinion Box, oferece dados interessantes sobre o tema, começando pelo uso do Instagram no Brasil.
Para 64% dos brasileiros, essa é a rede social mais utilizada em 2024. Não à toa, 94% dos usuários no País afirmam usar o Instagram ao menos uma vez por dia. Mais de um quinto do público (22%) chega a manter o aplicativo aberto o tempo todo.
Além disso, o uso do Instagram segue em crescimento no Brasil. Metade dos entrevistados pelo Opinion Box garante que a frequência de acessos está maior agora do que era há 12 meses.
Então, o que tanto atrai os brasileiros? O relatório aponta uma lista com os dez tipos de conteúdo que os usuários no País mais gostam de ver no Instagram:
- Viagem e turismo: 50%
- Humor: 47%
- Gastronomia e receitas: 46%
- Saúde e fitness: 45%
- Música: 38%
- Finanças: 38%
- Saúde mental: 34%
- Tecnologia: 33%
- Educação: 32%
- Moda: 31%
Em seguida, mais de um quarto dos brasileiros que fazem uso do Instagram gostam de acompanhar contas relacionadas a televisão, cinema, cuidados com a casa e esportes.
O gosto pelo conteúdo é tanto que oito em cada dez pessoas têm o hábito de compartilhar o que veem com outros usuários.
Além disso, os brasileiros costumam acompanhar mais do que postar no Instagram, ainda de acordo com o Opinion Box.
Leia também: Uso de aplicativos no Brasil e os apps favoritos do público
Uso do Instagram na relação com as marcas
Considerando a importância do Instagram para o consumidor no País, é natural que esse seja um canal relevante para as marcas. No entanto, é preciso ter em mente algumas informações para melhorar o engajamento na rede social.
A primeira delas é prezar sempre pela humanização da marca. Isso porque 53% dos brasileiros preferem consumir o conteúdo de pessoas normais, em vez de celebridades ou empresas. Então, uma dica básica para fazer sucesso nas redes sociais é dar prioridade à socialização antes da venda.
Mas isso não quer dizer que as pessoas deixem de seguir marcas no Instagram. Pelo contrário, 82% dos entrevistados na pesquisa “Instagram no Brasil 2024” seguem algum negócio. Mais ainda, 68% já compraram algum produto ou serviço descoberto pela rede.
Outra dica que pode ajudar no engajamento virtual é prestar atenção aos horários em que os brasileiros mais acessam a plataforma. Experimente postar em diferentes momentos do dia para observar a visibilidade das suas publicações. Entretanto, à noite há mais acessos de modo geral.
Horários de maior uso do Instagram:
- Manhã cedo (até 9h): 12%
- Manhã tardia (9h às 12h): 15%
- Almoço (12h às 13h): 8%
- Tarde (13h às 18h): 15%
- Começo da noite (18h às 20h): 22%
- Noite (20h às 0h): 26%
- Madrugada (após 0h): 2%
Além disso, o Instagram é um meio vital para prestar suporte ao consumidor. Quase metade dos usuários (48%) já utilizaram a rede para esclarecer dúvidas ou fazer reclamações com empresas. Daí a necessidade de igualmente ouvir o público na plataforma e não apenas falar.
Leia também: Economia dos criadores e a força das publis para sua marca
Anúncios no Instagram e o impacto dos influenciadores
O alcance potencial dos anúncios no Instagram é de 134,6 milhões de brasileiros, segundo o “Digital 2024: Brazil”.
Nesse sentido, o Opinion Box informa que 51% dos usuários já compraram algo a partir de um anúncio na plataforma. Porém, a exibição dessa publicidade nem sempre é satisfatória para os consumidores. Quatro em cada dez até dizem que os anúncios não têm a ver com eles.
Isso pode ser resolvido, em primeiro lugar, com uma melhor segmentação de campanhas. Vale considerar os diferentes aspectos do seu público-alvo, como os dados sociodemográficos, perfis de interesse, intenção de compra, entre outros, para um melhor direcionamento da comunicação on-line.
Outro recurso útil é o marketing de influência, já que sete em cada dez usuários do Instagram no Brasil seguem influenciadores e criadores de conteúdo. Desses, 61% compraram algo indicado na rede social. A estratégia é interessante porque consegue contextualizar a mensagem da marca para um segmento específico de público.
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