Conheça os conteúdos favoritos dos brasileiros no Instagram

01/03/2024

Diversidades

Conheça os conteúdos favoritos dos brasileiros no Instagram

No ranking de popularidade dos aplicativos, o Instagram aparece na liderança entre o público brasileiro. Aqui no País, como revela o Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de Apps no Brasil, de dezembro de 2023, a rede social da Meta está presente em 91% dos smartphones. 

Mais ainda, metade dos dispositivos tem o app na tela inicial. Isso porque, para 35% dos entrevistados, o Instagram é o aplicativo em que eles passam mais tempo por dia. 

O relatório “Digital 2024: Brazil”, de We Are Social e Meltwater, vai mais longe e revela que os brasileiros passam 22 horas e 27 minutos por mês, em média, nessa rede social. São mais de 440 sessões mensais dentro dela!

Que o Instagram é importante para os brasileiros não resta dúvida. Mas como o público gosta de utilizá-lo e quais são os conteúdos favoritos para seguir? Veja os dados que o Negócios SC traz para você e descubra as respostas.

Conteúdos favoritos no Instagram pelos brasileiros

O relatório “Instagram no Brasil 2024”, do Opinion Box, oferece dados interessantes sobre o tema, começando pelo uso do Instagram no Brasil.

Para 64% dos brasileiros, essa é a rede social mais utilizada em 2024. Não à toa, 94% dos usuários no País afirmam usar o Instagram ao menos uma vez por dia. Mais de um quinto do público (22%) chega a manter o aplicativo aberto o tempo todo.

Além disso, o uso do Instagram segue em crescimento no Brasil. Metade dos entrevistados pelo Opinion Box garante que a frequência de acessos está maior agora do que era há 12 meses.

Então, o que tanto atrai os brasileiros? O relatório aponta uma lista com os dez tipos de conteúdo que os usuários no País mais gostam de ver no Instagram:

  1. Viagem e turismo: 50%
  2. Humor: 47%
  3. Gastronomia e receitas: 46%
  4. Saúde e fitness: 45%
  5. Música: 38%
  6. Finanças: 38%
  7. Saúde mental: 34%
  8. Tecnologia: 33%
  9. Educação: 32%
  10. Moda: 31%

Em seguida, mais de um quarto dos brasileiros que fazem uso do Instagram gostam de acompanhar contas relacionadas a televisão, cinema, cuidados com a casa e esportes.

O gosto pelo conteúdo é tanto que oito em cada dez pessoas têm o hábito de compartilhar o que veem com outros usuários.

Além disso, os brasileiros costumam acompanhar mais do que postar no Instagram, ainda de acordo com o Opinion Box.

Leia também: Uso de aplicativos no Brasil e os apps favoritos do público

Viagem e turismo é o tipo de conteúdo favorito no Instagram pelos brasileiros. (Foto via Freepik)

Uso do Instagram na relação com as marcas

Considerando a importância do Instagram para o consumidor no País, é natural que esse seja um canal relevante para as marcas. No entanto, é preciso ter em mente algumas informações para melhorar o engajamento na rede social.

A primeira delas é prezar sempre pela humanização da marca. Isso porque 53% dos brasileiros preferem consumir o conteúdo de pessoas normais, em vez de celebridades ou empresas. Então, uma dica básica para fazer sucesso nas redes sociais é dar prioridade à socialização antes da venda.

Mas isso não quer dizer que as pessoas deixem de seguir marcas no Instagram. Pelo contrário, 82% dos entrevistados na pesquisa “Instagram no Brasil 2024” seguem algum negócio. Mais ainda, 68% já compraram algum produto ou serviço descoberto pela rede.

Outra dica que pode ajudar no engajamento virtual é prestar atenção aos horários em que os brasileiros mais acessam a plataforma. Experimente postar em diferentes momentos do dia para observar a visibilidade das suas publicações. Entretanto, à noite há mais acessos de modo geral.

Horários de maior uso do Instagram:

Além disso, o Instagram é um meio vital para prestar suporte ao consumidor. Quase metade dos usuários (48%) já utilizaram a rede para esclarecer dúvidas ou fazer reclamações com empresas. Daí a necessidade de igualmente ouvir o público na plataforma e não apenas falar.

Leia também: Economia dos criadores e a força das publis para sua marca

Anúncios no Instagram e o impacto dos influenciadores

O alcance potencial dos anúncios no Instagram é de 134,6 milhões de brasileiros, segundo o “Digital 2024: Brazil”.

Nesse sentido, o Opinion Box informa que 51% dos usuários já compraram algo a partir de um anúncio na plataforma. Porém, a exibição dessa publicidade nem sempre é satisfatória para os consumidores. Quatro em cada dez até dizem que os anúncios não têm a ver com eles.

Isso pode ser resolvido, em primeiro lugar, com uma melhor segmentação de campanhas. Vale considerar os diferentes aspectos do seu público-alvo, como os dados sociodemográficos, perfis de interesse, intenção de compra, entre outros, para um melhor direcionamento da comunicação on-line.

Outro recurso útil é o marketing de influência, já que sete em cada dez usuários do Instagram no Brasil seguem influenciadores e criadores de conteúdo. Desses, 61% compraram algo indicado na rede social. A estratégia é interessante porque consegue contextualizar a mensagem da marca para um segmento específico de público.

Quer ver agora como a NSC pode aumentar seu engajamento no Instagram? Baixe o guia One Stop Shop da NSC e descubra todas as soluções da maior empresa de comunicação de Santa Catarina para seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui