Dados para você entender o uso de TV Conectada no Brasil

18/05/2023

Tecnologia

Dados para você entender o uso de TV Conectada no Brasil

Informações da Kantar IBOPE Media presentes no estudo Inside Video 2023 mostram que o uso de TV Conectada no Brasil quase dobrou em cinco anos. 

Em 2018, 34% dos lares brasileiros possuíam um aparelho do tipo. Então, em 2022, o percentual de televisores conectados aumentou para 59%.

Isso traz uma enorme repercussão ao consumo de mídia no Brasil. Para acompanhar esse movimento, a publicidade também precisa acostumar-se a este novo modo de falar com o consumidor.

No entanto, o IAB Brasil e a Xandr revelam que apenas 47% do mercado nacional está bem familiarizado com o tema de TV Conectada, ou CTV. Por sinal, como estão seus conhecimentos a respeito? A seguir, trazemos algumas informações úteis para seu negócio.

Como é o uso de TV Conectada no Brasil?

O conceito de TV Conectada (CTV) refere-se ao uso de aparelhos que conectam a televisão à internet. Para a Comscore, por exemplo, estão incluídos aí as smart TVs, os dispositivos de streaming como Amazon Fire TV Stick, Chromecast e Roku, os consoles de videogame, entre outros.

A própria Comscore traz um dado ainda mais preciso sobre o uso de TV Conectada no Brasil. Segundo a empresa de análise da internet, existem mais de 65 milhões de usuários de CTV no País. Isso significa que metade da população digital brasileira com idade superior aos 18 anos já conectou seus aparelhos de televisão.

Mas se engana quem pensa que o brasileiro usa a TV Conectada somente para assistir a plataformas de transmissão de vídeo, como Globoplay, Netflix ou até mesmo o YouTube. A Kantar IBOPE Media lembra que, apesar de cada assinante pagar por 2,5 serviços, em média, a TV linear ainda é a favorita do público. Ela representa 87% do tempo de consumo de vídeo no Brasil e alcança até 91% da população ao longo de um mês.

Leia também: TV linear é protagonista no consumo de vídeo no Brasil

Uso de CTV vai muito além do consumo de vídeo. (Foto via Freepik)

Diversas oportunidades para anunciar na TV Conectada

Além da TV linear, o mercado de vídeo sob demanda vem se destacando em dois modelos como fonte de conteúdo audiovisual:

Nesse sentido, uma pesquisa da Nielsen para a MetaX mostrou que 44% dos usuários já acompanham conteúdos AVOD. O preço das assinaturas no modelo SVOD acaba sendo um impeditivo para muitas pessoas.

No meio disso, ainda temos a opção de Transactional video on demand (conteúdos comprados individualmente) e serviços baseados em assinatura com planos econômicos que exibem anúncios. Ou seja, são diversas novas possibilidades para os anunciantes impactarem seus públicos-alvo.

Leia também: Como a TV conectada deve impactar a publicidade?

Os desafios do mercado publicitário na CTV

Só nos Estados Unidos, o investimento em CTV deve chegar aos US$ 27,5 bilhões por ano até 2025.

Aqui no Brasil, o IAB Brasil e a Xandr informam que 56% do mercado prevê um aumento no valor investido em TV Conectada nos próximos meses. Outros 30% pretendem começar a investir.

No entanto, ainda falta uma maior compreensão desse ecossistema de mídia. Os anunciantes sentem uma dificuldade mais expressiva em medir o retorno do investimento em CTV, o que implica uma menor percepção de eficiência do meio.

Outra questão importante é o fato de a TV Conectada ter um custo por mil impressões (CPM) maior que o da TV tradicional. Mas aqui vale considerar que a entrega dos anúncios pode ser mais bem direcionada, aumentando o valor — e não só o preço — de anunciar na CTV.

Leia também: Descubra como se mede a audiência de televisão no Brasil

Outras soluções para TV Conectada

Quando falamos da presença da marca na TV Conectada, é importante lembrar que isso vai além do vídeo.

A CTV também pode ser usada para acessar a internet, para usar aplicativos, para ouvir rádio, música e podcast, para jogos e até como assistente de voz. Por sinal, sua marca já tem uma estratégia de SEO para pesquisa por voz?

Em essência, uma TV Conectada oferece tantas oportunidades de mídia quanto um smartphone. As empresas que não estão presentes nesse meio estão perdendo uma grande oportunidade de marketing. Além disso, como ressalta o estudo de Nielsen e MetaX, o público brasileiro passa mais de três horas por dia com CTV.

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